Abandono de incapaz tem sido ocorrência frequente, revela Conselho Tutelar de Juazeiro

4
Foto: Reprodução

De acordo com o Conselho Tutelar de Juazeiro (BA), uma das ocorrências mais frequentes que o órgão recebe no município é o de abandono de incapaz. Outra ocorrência que também pode aumentar devido ao isolamento causado pela pandemia de Covid-19 é a de abuso sexual, alertam os conselheiros.

Infelizmente há muitos casos em que a casa se torna um ambiente de violação dos direitos da criança, tais como abuso sexual e maus-tratos, por isso a importância de denunciarmos essas violências”, explicou o conselheiro Sidinei Honorato.

A população pode acionar o Conselho ao identificar situações que configurem violação aos direitos da criança e do adolescente, a exemplo de negligência, abandono, conflitos familiares e o convívio com pessoas que abusam do álcool e outras drogas. Sidinei Honorato destacou a importância das denúncias.

Denúncia

Os contatos do Conselho Tutelar de Juazeiro são o (74) 3612-6425 e o telefone do plantão, (74) 9 9198-1304. O atendimento na sede do órgão municipal, localizado na Rua Canadá, Nº 200, bairro Maria Gorete, é das 8h às 14h. O plantão por meio do contato telefônico funciona a partir das 14h.

4 COMENTÁRIOS

  1. Babacão, não sabe para que serve o Conselho Tutelar, vai ler o Eca no artigo 136.
    Até os alunos das escolas sabem mais do Conselho Tuelar do que esse cara, esse cara calado é um poeta.

  2. O Conselho Tutelar, esse nome Conselho não é de aconselhar, mas de conjunto de pessoas, exemplo: conselho do stf, conselho do stj, conselho de urbanismo etc.
    Esse rapaz não pode falar sem autorização do colegiado, ele não é o Conselho, é apenas um Conselheiro que não tem poder nenhum sozinho.
    Acabou de envergonhar todos os seus amigos de trabalho.

  3. Olha a foto que foi colocada, como que uma criança ou um adolescente vai se sentir a vontade em ir em uma órgão que parece ser uma delegacia, ou um Órgão de repreensão.

    *O CONSELHO TUTELAR FAZ BEM AS CRIANÇAS E ADOLESCENTES, ELE PEDE PARA CUMPRIR O QUE É DIREITO DO ADOLESCENTE”

    Esse cara ta viajando na maionese, até porque é como o Davi falou, ele não tem autonomia nenhum para falar pelo conselho(colegiado) sozinho, e fora que hoje os amigos dele de trabalho devem esta sentindo uma vergonha danada.

  4. extremamente necessário que a população compreenda o papel do Conselho Tutelar porque ele não foi criado para tirar responsabilidade dos pais mas sim cobrar que esses pais sejam responsáveis.

    e quando se fala de abandono de incapaz nós não podemos pensar que não haverá um risco a integridade da criança ou até do Adolescente por ele estar somente um minuto sozinho o risco existe estando um minuto ou 10 minutos sozinho.

DEIXE UMA RESPOSTA

Comentar
Seu nome