3ª SR Codevasf pretende entregar este mês barragem recuperada em Santa Filomena

por Carlos Britto // 07 de maio de 2009 às 18:54

barragem_da_ribeiraA 3ª Superintendência Regional da Codevasf planeja ainda para este mês entregar a recuperação da Barragem da Ribeira, localizada no sítio de mesmo nome, em Santa Filomena, sertão do Araripe.

Construída no final dos anos 50 pelo Governo do Estado, a barragem sofreu uma reforma em 1976, quando se rompeu. De lá para cá, mais nada foi feito de melhoria.

De acordo com o gerente regional de Infraestrutura da 3ª SR Codevasf, José Wilson Plutarco, a nova intervenção permitiu que a barragem ganhasse um sangradouro com 70 metros de comprimento para represar a água. A Companhia investiu nas obras cerca de R$ 350 mil.

As obras na Barragem da Ribeira envolvem a construção de 15 metros de altura e 300 metros para o barramento, que incluiu 70 metros do sangradouro.

É considerada de médio porte, tem cinco quilômetros de represa e capacidade para armazenar nove milhões de metros cúbicos de água. Pelo menos 600 famílias da região serão beneficiadas após a conclusão das obras.

 A água da barragem servirá basicamente  para o consumo humano e do rebanho (dessedentação) e também para a  pequena irrigação. 

 Com informações e foto da Ascom/Codevasf 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários