Vegetação no Rio São Francisco provoca entupimento em equipamentos da Compesa e interrompe abastecimento em Petrolina

por Carlos Britto // 19 de janeiro de 2017 às 13:02

A Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa) informou, no início da tarde de hoje (19), que o  sistema de abastecimento d’água de bairros da área central de  Petrolina  já voltou  a funcionar, após uma paralisação emergencial para  realização dos serviços de limpeza das tubulações  conectadas ao sistema de bombeamento, afetadas com a grande quantidade de vegetação que está sendo arrastada no Rio São Francisco, provocando o entupimento das bombas e, com isso, o processo de tratamento e distribuição de água. Segundo a companhia, esta foi a terceira vez, apenas nesta semana, que captações da Compesa foram paralisadas em decorrência da mesma situação.

A captação mais prejudicada hoje atende a Estação de Tratamento de Água do Centro, responsável pelo abastecimento de 60% da cidade. “Assim que tomou conhecimento da situação, a Compesa desencadeou o processo de limpeza, às 5h da manhã, tendo finalizado às 10h. Apesar do sistema já estar funcionando de forma plena, a regularização do abastecimento só será normalizado durante o dia de hoje (19), exceto os bairros Terras do Sul, Dom Avelar, Henrique Leite, Santa Luzia São Jorge e São Joaquim. A previsão é normalizar o abastecimento dessas áreas amanhã, dia 20, por serem  bairros  localizadas em final de rede de distribuição”, explicou a Compesa, em nota.

Segundo o gerente da Compesa em Petrolina, João Raphael de Queiroz, uma obra – já em curso – com previsão para conclusão em fevereiro visa à melhoria da distribuição de água desses bairros. O investimento é de R$ 150 mil.

Os locais afetados com essa paralisação são os seguintes:

Centro, Vila Eduardo, Loteamento Recife, Vila dos Ingás, Vila Marcela, Loteamento Nossa Senhora Rainha dos Anjos, Vila Débora, Loteamento Padre Cícero, Alto Cheiroso, Jardim Amazonas, Alto do Cocar, Henrique Leite, São José, Pedro Raimundo, Quati, Novo Horizonte, Jardim São Paulo, Jatobá, Carneiros, Cidade Universitária, Condomínio Água Viva, Condomínio Portal das Águas, Vila das Imbiras e Vila Mocó, Gercino Coelho, Km 2, Loteamento Arco-íris, Vila Eulália, Areia Branca, Dom Malan, Caminho do Sol, Maria Auxiliadora, José e Maria, Mandacaru, Terras do Sul, Santa Luzia, São Jorge, Vila Carolina, Dom Avelar, São Joaquim, Jardim Maravilha, Ouro Preto, Alto Grande, Antonio Cassimiro, Vale do Grande Rio, Pedra Linda,Vale Dourado, Vila Esperança, Condomínio Mais Viver e Residenciais Monsenhor Bernardino, Vivendas I e II, Condomínio Buona Vita e Loteamento Santa Bárbara. (foto/divulgação)

Vegetação no Rio São Francisco provoca entupimento em equipamentos da Compesa e interrompe abastecimento em Petrolina

  1. mabio disse:

    Haja gasto com publicidade para limpar a imagem da Compesa. Agem com desfaçatez para justificar o injustificável: gostaríamos de transparência apenas. Tergiversam quando são cobrados pela falta de compromisso com o povo de Petrolina e saem distribuindo culpas. Estamos fartos da Compesa, cadê o prefeito?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários