Valor de estátua em homenagem a João Gilberto gera polêmica na Câmara de Juazeiro

por Carlos Britto // 06 de outubro de 2015 às 19:18

novo plenário CMJVereadores oposicionistas e da base aliada do governo discutiram, na sessão desta terça-feira (6), sobre a instalação de uma estátua para homenagear o cantor juazeirense e um dos principais nomes da Música Popular Brasileira (MPB), João Gilberto. O foco do debate foi o valor que será pago pelo monumento.

De acordo com a vereadora Valdeci Alves, a Neguinha da Santa Casa (PV), “R$ 146 mil pagos em uma estátua? é muito alto o investimento. Há outras prioridades no município. A saúde está acabada, as pessoas procuram postos, farmácias e não têm nada. Vemos o poder público municipal gastar dinheiro à toa, enquanto a população padece. É preciso consultar a sociedade juazeirense para saber qual é a prioridade. Postos estão sucateados, o dinheiro público indo pelo ralo, os munícipes sofrendo, as muriçocas atacando a população e nada é feito. O prefeito não gosta do povo de Juazeiro, a população deve ficar atenta a isso”.

Já o vereador Bené Marques (PSDB) apontou caminhos para a aplicação desse dinheiro. “Nada contra a homenagem, mas há outras coisas importantes a serem feitas na cidade, pois esse valor daria para abastecer os postos de saúde por meses”.

Inauguração

Segundo a assessoria da prefeitura de Juazeiro, a estátua ficará exposta ao lado do Vaporzinho, na Orla II. A inauguração da escultura – cujo título é “Um banquinho, um violão” –, será no dia 24 de outubro, durante encerramento do Festival Edésio Santos da Canção (Fesc). O evento contará com show da cantora carioca Miúcha (irmã de Chico Buarque e ex-mulher de João Gilberto).

Ainda segundo a assessoria da prefeitura, a obra tem a assinatura do escultor mineiro Léo Santana, que também é autor da famosa escultura de Drummond, localizada na praia de Copacabana, no Rio de Janeiro. (foto: Joselito Tavares/divulgação)

Valor de estátua em homenagem a João Gilberto gera polêmica na Câmara de Juazeiro

  1. Gisa disse:

    Concordo com os vereadores que foram contra. A saúde pedindo socorro e pessoas sem noção fazendo estatua de uma pessoa que sabe-se lá quando esteve aqui.
    Alguém sabe me dizer quando ele esteve em Juazeiro?

  2. Dreda disse:

    Complicado isso. Não faz sentido homenageá-lo só porque nasceu em Juazeiro. O que já fez pela cidade? Quando esteve aqui pela última vez? Quando afirmou que sente orgulho de ser juazeirense? Sendo músico, já compôs algo ressaltando as qualidades de Juazeiro?

    Até onde eu sei, ele nunca teve orgulho daqui. É carioca, até que provem o contrário. Enquanto vereadores brigam sobre isso, não se ouve uma só palavra sobre o que ele pensa sobre essa homenagem.

    1. Lucas Torres disse:

      Ele saiu cedo daqui… mas ele é o responsável por levar o nome de juazeiro para o mundo todo! O cara criou a Bossa Nova aqui!! Faz questão de dizer que veio da Bahia em uma música com o nome Eu vim da Bahia, é idolatrado no Japão, a Europa ouve a Bossa Nova, NYC também… mas só aqui na cidade do cara que poucos dão valor! Teve que vir um cara de Belo Horizonte fazer essa belíssima obra de arte pq aqui na própria terra de João Gilberto poucos reconhecem o seu valor. É tanto que não promovem um sequer evento pro Bossa Nova na terra da Bossa Nova.

  3. Anisio disse:

    Quanto ao valor certamente embolsaram algum, mas estamos a falar de dois grandes artistas: O grande João Gilberto que as limitações intelectuais da grande maioria dos municípes não permita conhecer. Essas limitações claro se dar tbm por culpa do poder publico que não investem em educação. O que dizer de um vereador em Juazeiro, que ganha cinco vezes mais do que um professor? O qual grande parte dos mesmos poucos foram a escola. Talvez por suas ignorancias não saibam do quanto o grande João Gilberto é importante Juazeiro, Bahia e para o Brasil. João Gilberto, era admirado por figuras nada mais que por Frak Sinatra, B.B King dentre outros. Mas estes pobres ignorantes e os demais que talvez tenha desviado algum dinheiro sò conhecem lixos musicais meus pessames. Tbm devemos valorizar o artista que assina a obra.

    1. Lucas Torres disse:

      Muito bem! 👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻

  4. WELDO disse:

    podem falar o que quiser de João Gilberto, só saibam de uma coisa, se forem observar a maioria do povo de juazeiro falam mau de sua própria cidade e a maioria não zela de seus patrimônios não valoriza cultura, esporte e teatro. vai merecer homenagem, pois a maioria não lutam e nem falam bem de Juazeiro.
    sempre rebaixa a cidade a que vive. e tudo de novo que vem pra cidade é motivo de discussão.
    o shopping estar ai sendo finalizado e os deputados e vereadores lutando contra, o anel viário também é outra coisa que nenhum deles aceitam, fora as ruas e avenidas reformadas e Postos de saúde e Creches sendo construídas e reformadas e o Centro da Cidade que estar ficando de cara nova.
    em fim ele estar correndo atrás de recursos e meios para que possamos ter uma nova Juazeiro, simplesmente sabe o que é isso? é a oposição que estar vendo as obras sendo cumpridas e levando na cara e o prefeito mostrando que faz e estar fazendo muito por juazeiro.

    E não é só nós que estamos vendo, mais sim todo brasil !

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários