Usuários reclamam de ônibus sem cobradores em Petrolina, mas gestora justifica: “Mais segurança”

por Carlos Britto // 06 de julho de 2016 às 11:32

(Foto: Arquivo Reprodução)

ônibus

A retirada dos cobradores de ônibus de algumas linhas que circulam em Petrolina vem gerando insatisfação entre muitos passageiros, que reclamam das mudanças. O motivo do descontentamento é que as viagens teriam ficado ainda mais longas, uma vez que os motoristas precisam se revezar entre o volante e o recebimento das passagens.

E para quem depende do transporte coletivo para ir ao trabalho todos os dias, o atraso só traz dor de cabeça. Moradora do bairro Cohab VI, na zona oeste de Petrolina, a vendedora Camila da Silva desaprova a mudança e garante que o serviço piorou após a retirada dos cobradores.

Ainda segundo ela, a viagem do bairro até o centro – que antes era feita em cerca de meia hora – quase dobrou de tempo depois que os cobradores foram retirados da linha.

Eu entro no trabalho de oito horas e sempre peguei este ônibus, e dava tempo de chegar tranquilamente. Ainda ficava esperando a loja abrir, mas depois que tiraram os cobradores a coisa está ruim. Todo dia estou chegando atrasada porque agora é quase uma hora do bairro até o Centro. E patrão não quer saber disso, não. Quando a gente diz que atrasou por causa do ônibus, todo mundo olha de lado, mas fazer o quê, se a gente não tem culpa?”, dispara.

A ausência da figura do cobrador também deixou insatisfeita a moradora do  bairro São Gonçalo, Rafaela de Rezende. “Faço uso do ônibus da Cohab VI e do Jardim Guararapes e ultimamente o motorista está fazendo duas funções, de motorista e cobrador. Ele precisar ficar atento a quem desce e quem sobe, pegando dinheiro, passando troco e liberando a catraca. Tudo isso está atrasando as viagens e prejudicando os passageiros“, reclamou.

Setransvasf

Medida de segurança

A gestora do Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros do Vale do São Francisco (Setranvasf), Josiclea Rodrigues, explica que a retirada dos cobradores faz parte de um teste que está sendo feito em sete linhas com menor fluxo na cidade – a exemplo dos grandes centros urbanos.

Ainda segundo ela, a medida oferece mais segurança aos passageiros, já que a maioria dos usuários já faz uso do Bilhete Integrado de Petrolina (cartão BIP), o que diminui a entrada de dinheiro nos ônibus e, consequentemente, o  risco de assaltos aos coletivos.

O grande benefício é justamente retirar o dinheiro de dentro dos ônibus e isso vai dar mais segurança porque vai diminuir o risco de assaltos. No início as pessoas reclamam um pouco e isso é normal. Ações estão sendo tomadas para diminuir o dinheiro embarcado, e o passageiro que tem o cartão BIP é mais rápido e mais seguro e grátis”, informa a gestora.

O cartão BIP pode ser confeccionado no Expresso Cidadão do River Shopping ou no centro da cidade, na Avenida Barão de Rio Branco, 719. Outras informações podem ser obtidas através do telefone (87) 3862-1911.

Usuários reclamam de ônibus sem cobradores em Petrolina, mas gestora justifica: “Mais segurança”

  1. José Hubaldo Amorim disse:

    MINHA NOSSA!!!!!, ONDE O DINHEIRO FICA FORA DO ÔNIBUS? O DINHEIRO CONTINUA DENTRO DO ÔNIBUS MOÇA, APENAS FICA AO LADO DO MOTORISTA, NÃO TEM NENHUMA MUDANÇA QUANTO A SEGURANÇA DOS PASSAGEIROS, O GRANDE X DA QUESTÃO É, COM O MOTORISTA SENDO TAMBÉM COBRADOR, ALÉM DE SER ACUMULO DE FUNÇÃO (ILEGAL), A EMPRESA AINDA ECONOMIZA COM O DINHEIRO PAGO PELO SALÁRIOS E ENCARGOS DOS COBRADORES QUE DEIXARAM DE EXISTIR, PARA AS EMPRESAS É SÓ MARAVILHAS ESTA SITUAÇÃO, RESTA SABER DO SINDICATO DA CLASSE DOS MOTORISTAS A LEGALIDADE DESSA SITUAÇÃO, O MOTORISTA PERDE A CONCENTRAÇÃO, A TRANQUILIDADE QUE DEVE TER NO TRÂNSITO, PORQUE DESENVOLVE DUPLA FUNÇÃO, PARA OS PASSAGEIROS TUDO É AINDA PIOR, OS ATRASOS SÃO INEVITÁVEIS,
    É MUITO IMPORTANTE O SINDICATO DOS MOTORISTAS SE POSICIONAR QUANTO A SITUAÇÃO, OS MOTORISTAS DEVEM ESTAR ACEITANDO ISSO SÓ PARA MANTER SEUS EMPREGOS.
    VAMOS SOCORRER OS MOTORISTAS JUSTIÇA.

  2. Mirelle disse:

    isso é uma vergonha senhora gestora,a senhora fala isso por que nao depende de onibus coletivo.na verdade esta tirando é onda com a cara da população.Alem de ficar mais lento o processo ai é um desgaste para os motorista que tem q se virar.na vdd isso pode ocasionar ate acidentes por que por inúmeras vezes presenciei motoristas dirigindo e ao mesmo tempo passando troco.então depois que acontecer o pior nao queiram cobrar dos motorista caso aconteça acidentes.espero q vossa senhoria faça uma nova analise sobre esse caso e tome as medidas corretas.Antes de tirar os cobradores por que nao aconselhou que toda a população retirasse o cartão de passagem so assim deveria colocar em pratica essa ideia maluca.

  3. Marcelo disse:

    Como pode isso acontecer porquê essa conversa de segurança e que diferenca faz . só sei que mães e pais de família vão perder seu emprego isso é um desrespeito pois a insegurança vai continuar e fora o risco de acidentes e sabemos que o função do motorista não é de cobrar passagem.sou usuário e sei o que pode acontecer.

  4. USUÁRIO DESTAS LATAS QUE CHAMAM DE ÔNIBUS disse:

    E APOIS, A GESTORA DO SINDICATO DAS EMPRESAS DE ONIBUS, É CLARO, VAI DEFENDER AS EMPRESAS DE ONIBUS, QUE QUEREM FERRAR MOTORISTAS E PASSAGEIROS. SEGURANÇA É CONVERSA FIADA, É UMA DESCULPA SEM FUNDAMENTO. MAS, E OS PASSAGEIROS? QUE VAI NOS DEFENDER? CHAPOLIN COLORADO? DEVE SER, PORQUE QUEM DEVERIA FISCALIZAR NÃO FISCALIZA, QUEM DEVERIA DEFENDER OS USUÁRIOS DE ONIBUS, NÃO DEFENDE. MAS ELES TEM ATÉ SINDICATO, E FORTE, PARA DEFENDÊ-LOS. AGORA QUERO VER VER SE O SINDICATO DOS MOTORISTAS VAI FICAR OMISSO TAMBÉM.

  5. IZABEL disse:

    Essa gestora não sabe o perigo q a população ta passando no momento q o motorista ta passando tronco em movimento isso as autoridades só vai se manifesta quando ocorre um grave acidentes

  6. Lourdes disse:

    Concordo com você Mirella e ainda completo :E o ônibus andando e o motorista passano troco. Pondo a vida das pessoas em risco.Minha filha vc não tem competência para exercer esse cargo! Mas infelizmente está ai por apadrinhamento do Sr. leãozinho.

  7. José Hubaldo Amorim disse:

    JÁ QUE É PARA COPIAR O EXEMPLO DOS GRANDES CENTROS/CAPITAIS, COPIEM NA INTEGRA, OS GRANDES CENTROS EXIGEM QUE TODOS PASSAGEIROS POSSUAM BILHETES, RECARREGUEM SEUS BILHETES, DETERMINEM PRAZOS PARA QUE TODOS POSSAM SE AJUSTAR A NOVA NORMA E SÓ ASSIM,RETIREM OS COBRADORES, AGORA DEIXO UMA RESSALVA, FAÇAM MANUTENÇÃO PERIÓDICA NESSAS CATRACAS QUE NUNCA FUNCIONAM AS DIGITAIS, JÁ QUE VOCÊS NÃO SABEM O QUE HIGIENE DOS ÔNIBUS, CIGARRAS DE ALERTA, CUIDEM PELO MENOS DAS CATRACAS, PORQUE O MOTORISTA NÃO VAI FICAR ESPERANDO ELA FUNCIONAR PASSAGEIRO SIM, DEZ NÃO, PARA QUE POSSA SAIR DO PONTO.

  8. revoltado com a lei desta cidade disse:

    Eu penso ao contrario de Josiclea, na minha opniao a violencia so vai e aumentar e muito, sem a presença do cobrador os vagabundos irao fazer a festa, essa Jociclea e uma imbecil ela so pensa no caixa da empresa e os passageiros? sera que os passageiros nao vao andar com dinheiro no bolso, com celulares, brincos, joias, etc. sem o cobrador os vagabundos terao livre acesso aos passageiros sabe como vou dizer; normalmente em cada ponto e normal os motoristas parar o onibus e abrir as duas portas dianteira e traseira para o embarque e desembarque de passageiros e vai ser nessa hora que os maus elementos vao agir,
    o coitado do motorista nem vai perceber enquanto o motorista esta ali distraido cobrando a passagem pela porta dianteira a porta de traz ta aberta para os passageiros descerem e vai ser nessa hora que os marginais irao aproveita-se para entrar no onibus. e ai meu amigo quem tiver celular dinheiro, relogio, joias pode dar adeus,
    Eu penso que com o cobrador o onibus fica mais seguro, e claro que o cobrador nao vai evitar um assalto mais so a presença do cobrador ali sentado observando tudo que acontece dentro do onibus de certa maneira ja intimida um pouco os maginais. eu sou contra a saida dos cobradores, com a saida dos cobradores alem de deixar o motorista sobrecarregado vai aumentar o desemprego nesse pais cade as leis desse pais cade as leis dessa cidade para proibir essa idiotice da setranvasf e das empresas de onibus.

  9. cesar disse:

    vece dona josicleia deveria ter e vergonha de pronuciar que a populacçao reclama mas naõ tem inportancia mas na realidade e que vc não ta nem ai para população que juntos vamos tambem retirar a srª dessa cadeira

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários