UPE Petrolina discute produção, conservação e melhor aproveitamento de alimentos na Semana Universitária

por Carlos Britto // 05 de setembro de 2013 às 18:30

UPE editadaSaúde, qualidade de vida, saber e conhecimento para o futuro é o foco da Semana Universitária UPE 2013, promovida pela Pró-Reitoria Setorial de Extensão e Cultura desta entidade de ensino em Petrolina, desta segunda (dia 09) à quinta (12). Nesta edição, que tem como tema “UPE Conectada”, a programação conta com ampla agenda com cerca de 30 atividades diferenciadas. De acordo com o diretor da unidade da UPE em Petrolina, Moisés Almeida, o programa busca fortalecer a interação da instituição com a sociedade e contribuir com a produção e disseminação do conhecimento para o desenvolvimento sustentável da região.

E dentro desta perspectiva será promovido, por exemplo, minicurso de métodos de conservação de alimento, na terça (dia 10), das 18h às 22h, com os professores Adália Maria M R Rocha, Jose Lincoln Pinheiro Araujo e Josélia Ribeiro do Nascimento, com foco no melhor aproveitamento e consumo de produtos. Neste mesmo dia, plantas da caatinga serão analisadas com foco em suas potencialidades fitoterápicas, no conhecimento do senso comum, com a Rosimary de Carvalho Gomes Moura e a bióloga Islane Andrade Nunes, das 18h às 22h. E na quarta (dia 11), será trabalhada a produção de mudas de umbuzeiro (Spondias tuberosa), chamada “árvore sagrada do Sertão” por Euclides da Cunha.

Esta árvore de pequeno porte (mede até seis metros de altura) de copa larga (até quinze metros de largura) traz fruto muito apreciado e consumido e que é rico em Vitamina C. E será discutida em mini-curso pelos professores Clarismar de Oliveira Campos, Adália Maria M R Rocha, Josélia Ribeiro do Nascimento e Jose Lincoln Pinheiro Araújo.

Mas, outros temas entram em destaque na Semana Universitária 2013 de Petrolina. Minicursos também trabalharão a questão de saúde e bem estar com discussão, na terça (dia 10), sobre sexualidade nas escolas: recursos pedagógicos para o educador, com a professora Sâmella dos Santos Vieira, das 8h às 18h, e sobre métodos de conservação de alimento, com Adália Maria M R Rocha, das 14h às 22h. Já na quarta (11), será trabalhado o aproveitamento integral dos alimentos: redução de desperdícios, da geração de resíduos e dos custos das preparações alimentares, com a professora Claudileide de Sá Silva, das 8h às 12h.

Em algumas atividades do evento, 50% das vagas ofertadas serão destinadas à comunidade externa. A decisão visa incentivar a participação da sociedade nos eventos da universidade. De acordo com Moisés Almeida, Petrolina terá mais oferta de atividades para as comunidades e o objetivo maior é realizar uma semana universitária com todas as atividades fora do campus, em 2014. E no momento estas e outras propostas da programação podem ser conferidas na página http://www.upe.br/petrolina/noticias/semana-universitaria-2/. (Com informações da Ascom)

UPE Petrolina discute produção, conservação e melhor aproveitamento de alimentos na Semana Universitária

  1. Silver Price disse:

    Para grande parte dos comentaristas bíblicos, edificar a casa sobre a rocha significa ser um discípulo que ouve e coloca em prática o que aprendeu, não que age com imprudência e superficialidade. A obediência é o sólido fundamento para que se possa resistir às tempestades da vida.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários