Univasf recebe proposta do Itep para implantação de pré-incubadoras de projetos

por Carlos Britto // 28 de fevereiro de 2015 às 14:30

reunião univasf - itepDirigentes da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) e do Instituto de Tecnologia de Pernambuco (Itep) se reuniram esta semana para discutir a abertura de núcleos de pré-incubação de empreendimentos na universidade. A proposta visa a estimular a prospecção de projetos em diversas áreas de conhecimento, voltados ao empreendedorismo, e foi analisada entre os representantes do Itep, Geraldo Eugênio de França; da Diretoria Técnica Científica (DTC/Itep) no Recife, Cátia Freitas; da Incubadora de Empresas de Base Tecnológica do Vale do São Francisco (Invasf) em Petrolina; e o vice-reitor da Univasf, Télio Nobre Leite.

De acordo com os representantes do Itep, o objetivo é ampliar a parceria com a Univasf, favorecendo a troca de experiências e o compartilhamento de ações e ambientes, a partir da implantação de núcleos pré-incubadores. Conforme Cátia Freitas, a Invasf – nucleada na Faculdade de Ciências Aplicadas e Sociais de Petrolina (Facape) – abriga atualmente oito projetos, e destes, sete são oriundos da Univasf.

Para Télio Leite, a ampliação da parceria também atende aos objetivos da universidade de contribuir com o desenvolvimento regional como instrumento para a aquisição e difusão de novas competências e de apoio a iniciativas empreendedoras. “A ideia é que a gente estabeleça um acordo de cooperação específica com a proposta de incubação de empresas, uma ação que tem a somar com toda a experiência do Itep em consultorias e capacitação. É também uma forma de estimular o empreendedorismo dentro da formação acadêmica”, enfatizou o vice-reitor.

Êxito

A proposta apresentada pelo Itep é que os projetos prospectados no ambiente acadêmico alcancem o mercado, constituindo-se como oportunidade de negócios para o desenvolvimento de empresas com maior potencial de êxito. De acordo com Geraldo de França, durante o período de incubação que dura, em média, dois anos, os projetos contam com assessorias técnicas, envolvendo planejamento, cursos de capacitação e consultorias específicas.

Geralmente vinculados a instituições de ensino, os núcleos de pré-incubação possibilitam o acompanhamento de projetos para respectivo desenvolvimento, auxiliando-os tecnicamente para seleção junto a diversos programas promovidos por entidades de fomento. (foto: Assessoria/divulgação)

Univasf recebe proposta do Itep para implantação de pré-incubadoras de projetos

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários