Univasf promove sessão de observação do céu noturno nesta sexta-feira

por Carlos Britto // 24 de março de 2015 às 21:37

Céu 1A Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), por meio do Espaço de Arte, Ciência e Cultura (EACC), realizará nesta sexta-feira (27) uma sessão de observação do céu noturno com uso de telescópios e binóculos. A atividade irá acontecer no Espaço Plural, situado no bairro Malhada da Areia, em Juazeiro, a partir das 19h e terá duração de 1h30. A sessão é gratuita e aberta à comunidade em geral. As vagas são limitadas a 20 pessoas.

Para participar, é necessário retirar a senha previamente com Daniela Mikinis, na secretaria do Colegiado de Pós-Graduação em Ciência dos Materiais (CPGCM), no campus Juazeiro. As senhas já podem ser retiradas e estarão disponíveis até que sejam preenchidas todas as vagas.

Para o coordenador do EACC, o professor e astrônomo Militão Figueredo, a sessão de observação do céu noturno é uma ação diferente, que permitirá à população ter acesso a um novo tipo de atividade. “Além de uma opção de lazer cultural e científico, estaremos atraindo jovens para o estudo da ciência”, disse.

Segundo ele, os participantes poderão observar as crateras da lua e algumas nebulosas e contarão com explicações da equipe do EACC. No dia da atividade, os participantes devem usar calça comprida e sapato fechado. Figueredo informa que a ideia é tornar a sessão de observação celeste uma atividade mensal a ser realizada durante os períodos de lua quarto crescente. Como o evento depende das condições climáticas, caso o céu esteja coberto por nuvens, será marcada uma nova data.

A ação do EACC, que é vinculado à Pró-Reitoria de Extensão (Proex), será desenvolvida em parceria com o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano (IF Sertão–PE). Outras informações podem ser obtidas pelo telefone do CPGCM: (74) 2102-7645. (Fonte/foto: Ascom Univasf)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários