TSE vai extinguir mais de 30 zonas eleitorais em Pernambuco

por Carlos Britto // 25 de maio de 2017 às 11:05

Uma portaria assinada pelo presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Gilmar Mendes, deve extinguir mais de 30 zonas eleitorais em Pernambuco. O documento, publicado no Diário da Justiça Eletrônico (DJE), estabelece que “os tribunais regionais eleitorais deverão extinguir as zonas eleitorais localizadas no interior dos Estados” que não atendam a critérios estabelecidos de acordo com cada região.

O objetivo do corte de zonas eleitorais em todo o País seria a necessidade de enxugar gastos. Para desembargadores dos Tribunais Regionais Eleitorais (TREs) em todo o país, se a economia esperada for “somente” a da diminuição de servidores, promotores e juízes eleitorais, ela “não se justifica”.

Curioso é que a medida vem na contramão de outras recentes. Há poucos dias o TRE-PE inaugurou em Afogados da Ingazeira o Fórum Eleitoral José Virgínio Nogueira, sede do Polo 18, onde passou a funcionar o Cartório da 66ª Zona Eleitoral. Com o entendimento do TSE, a inauguração pode transformar o prédio em ‘elefante branco’. A grande maioria das cidades do Pajeú, por exemplo, perderá seus cartórios com a medida. A contar do último dia 16, quando a decisão foi publicada, o TRE-PE teve prazo de 30 dias para fazer um estudo de zoneamento e apontar ao TSE quais poderão ser extintas. Ainda não há cálculo de quantos eleitores serão afetados e de quanto será a economia. (Com a colaboração de Anchieta Santos/para o Blog/foto reprodução)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários