Técnicos da 6ª SR Codevasf conhecem produção de abacaxi no norte baiano

por Carlos Britto // 02 de outubro de 2012 às 10:05

Atendendo a um convite da Cooperativa Agrícola Mista do Estado da Bahia (Cooperbahia), técnicos da 6ª superintendência Regional (SR) da Codevasf, em Juazeiro, visitaram algumas pequenas propriedades agrícolas no interior do município de Umburanas (BA), no norte do estado.

Os profissionais, que fazem parte da Unidade de Desenvolvimento Territorial da Gerência Regional de Revitalização, foram conhecer de perto uma experiência que deu certo naquela região, com a implantação da cultura do abacaxi.

Atualmente existem por lá cerca de 1,6 mil hectares cultivados com abacaxi da variedade pérola. Só no ano passado foram produzidos aproximadamente 19 milhões de frutos, segundo o presidente da Cooperbahia, Cícero Gomes da Silva.

A implantação da cultura em área de sequeiro começou na década de 90, quando o agricultor João Ferreira de Oliveira (foto), plantou 100 mudas da cultura, e começou a difundir a ideia para outros pequenos agricultores umburanenses.

Hoje, aos 83 anos, o agricultor continua a ser um entusiasta e incentivador da atividade no município. Durante a visita dos técnicos da Codevasf, o presidente da cooperativa baiana solicitou o apoio da Companhia para o desenvolvimento agrícola daquele município, devido à importância econômica que a atividade tem para os agricultores. Em 2011, segundo Cícero Gomes, foi gerada uma receita bruta de quase R$ 15 milhões.

O presidente da cooperativa solicitou ainda, por meio de ofício à Codevasf, com ênfase à certificação orgânica, à implantação de uma agroindústria para beneficiamento de frutas e estudos para estimular a apicultura na região. (Fonte/foto: Ascom Codevasf)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários

  1. Tem que desapropriar o imóvel onde ficava a casa da criança, atrás do regente, para fazer um terminal de ônibus.

  2. Deu lugar ao mercado turístico? Por que deram esse nome? Bom, acho que já mudou, mas era melhor ser chamado…