Superintendente da Codevasf diz na Câmara que lei garante à Compesa operar sistemas de abastecimento em Petrolina

por Carlos Britto // 23 de maio de 2017 às 16:35

O superintendente da 3ª Regional da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) em Pernambuco, Aurivalter Cordeiro, esteve nesta terça-feira, 23, na Câmara de Vereadores, falando das ações voltadas para a área irrigada de Petrolina, acessibilidade à água e projetos atuais e futuros que irão beneficiar os 60 municípios de sua atuação no Estado. Aurivalter atendeu convite do presidente da Casa, vereador Osório Siqueira (PSB).

O superintendente pediu atenção, especialmente para os 32 sistemas de abastecimento d’água implantados pela Codevasf e que ainda não iniciaram sua operação. “São sistemas em que as prefeituras ainda não assumiram, pois esperam uma resposta da Compesa e da autorização das Câmaras. No caso específico de Petrolina, já existe uma lei aprovada em 1972, pela qual as pessoas pensam que a lei só se destina à sede, e não é. É uma legislação abrangente que diz que todos os sistemas do município passarão a ser da Compesa”, revelou o superintendente.

Os sistemas que não puderem ser administrados pela empresa que opera a concessão do sistema de abastecimento d’água do município, Aurivalter contou que tem feito audiência públicas para saber como serão administrados. “Vamos buscar outras formas para resolver os casos específicos onde a Compesa não pode atuar”, complementou.

Pontal

O superintendente também anunciou os encaminhamentos para a licitação projeto Pontal que deve sair ainda este ano. Conforme Aurivalter, está na fase técnica após os distrato do modelo antigo que seria operado em regime de concessão com uma empresa privada. O modelo será semelhante ao já adotado para a implantação dos perímetros Nilo Coelho e Maria Tereza, em Petrolina.

“Serão lotes para pequenos agricultores, mas haverá também licitação para áreas empresariais. Cada um irá concorrer em sua modalidade especifica. Acredito que até setembro esse processo esteja pronto para início das licitações”, explicou.

Para o autor da convocação do chefe da 3ª Superintendência da Codevasf, a visita do superintendente com toda a sua equipe técnica, veio esclarecer dúvidas dos vereadores e apresentar as ações que muitas vezes não chegam ao conhecimento público. “A Codevasf atua não só aqui, mas tem investimentos nos 69 municípios de sua atuação, seja com recursos do governo ou através de emendas parlamentares. Então essa vinda foi importante para as pessoas conhecerem o tamanho e a dimensão dos investimentos da Codevasf em nosso região e Estado”, avaliou Osório Siqueira.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários