STF proíbe municípios de cobrarem taxa de incêndio e contribuintes poderão pedir ressarcimento do que já pagou

por Carlos Britto // 26 de maio de 2017 às 19:00

O Supremo Tribunal Federal (STF) proibiu, nesta quarta-feira (24), municípios de cobrarem taxas de combate a incêndios. Como tem repercussão geral, a decisão deverá ser seguida por todas as prefeituras do País. Segundo o ministro Marco Aurélio Mello, relator da ação, a partir da decisão do STF, contribuintes poderão inclusive pedir à Justiça o ressarcimento dos valores pagos, desde que limitados aos cinco anos anteriores à apresentação da ação.

No julgamento, os ministros analisaram recurso do município de São Paulo contra decisão do Tribunal de Justiça do Estado, que havia derrubado a cobrança do tributo. Por 6 votos a 4, a maioria dos ministros manteve a decisão, por entender que município não pode cobrar por serviço de segurança pública, atividade de responsabilidade do governo estadual.

Além disso, consideraram que taxas só podem ser cobradas por serviços “divisíveis” – isto é, que podem ser prestados individualmente aos cidadãos –, e não por universais, para atendimento geral, como o combate a incêndios. (De Agência)

 

 

STF proíbe municípios de cobrarem taxa de incêndio e contribuintes poderão pedir ressarcimento do que já pagou

  1. Francesco disse:

    Essa decisão é um norte para advogados questionarem a famigerada cobrança da taxa de prevenção de incêndio cobrada neste maldito Estado, tanto para quem tem casa, apartamento, como quem tem veículos automotores. Um absurdo residir em um Estado onde governantes insistem em meter a mão no bolso do cidadão na cara de pau.

  2. Edinaldo disse:

    Sempre paguei, sob protesto, por entender que era indevida, já que é obrigação do Estado
    . Agora volta a ordem à casa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários