Sobradinho: Primeira etapa de programa paisagístico será lançada nesta sexta-feira

por Carlos Britto // 19 de setembro de 2019 às 16:05

Tornar a cidade mais verde, saudável e arborizada. Esse é o objetivo do Programa ‘Florescer Sobradinho’, que terá sua primeira etapa lançada pela prefeitura do norte baiano nesta sexta-feira (20), às 8h, na avenida principal da Vila Santana.

O programa de arborização foi idealizado pela primeira-dama do município, Fernanda de Cássia, através da Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social, e consiste no plantio de mudas de ipês rosas, que irão embelezar as praças e espaços da cidade.

Além da função paisagística, a arborização proporciona à população mais qualidade de vida, protege contra ventos, diminui a poluição sonora, absorve parte dos raios solares, promove o sombreamento e atrai pássaros, absorvendo também a poluição atmosférica e neutralizando seus efeitos.

Sobradinho, que já possui belas e estruturadas praças, ganhará um reforço em sua paisagem com o plantio de ipês rosas, de crescimento rápido e que podem atingir até 35 m. Eles florescem abundantemente de junho a agosto, preferem climas mais quentes, solos férteis e bem drenados. A espécie é largamente empregada no paisagismo por apresentar belíssimas inflorescências de cor rosa e também recomendada para recuperação de ecossistemas degradados.

Agrovale

Nesta primeira etapa do programa, serão plantadas 500 mudas de ipês rosas na Vila Santana e na quadra 1 da São Francisco, adquiridas através de uma doação da empresa Agrovale. Para a realização do manejo das mudas de ipês rosas, a gestão enviou técnicos da Secretaria de Infraestrutura e Serviços Públicos (SIESP) para uma capacitação, garantindo podas de forma adequada, com plantas nativas que serão cultivadas.

Uma cidade arborizada em uma região como a nossa, torna-se diferenciada e mais aprazível para se viver, além de contribuir com a estética, deixando nossa cidade ainda mais bonita. Sobradinho está crescendo, por isso precisamos ampliar e melhorar as áreas verdes. O programa foi planejado tecnicamente, com vistas no futuro de uma Sobradinho mais sustentável e com qualidade de vida para os seus moradores. Estamos passando por uma estruturação física importante e necessária. Agora, somando com este programa paisagístico, teremos uma cidade atrativa para os turistas e muito melhor para se viver”, afirmou a primeira-dama.

Ela aproveitou para destacar o apoio das Secretarias de Educação, Infraestrutura e Serviços Públicos e de Agricultura e Meio Ambiente, que de forma direta estão contribuindo com a implantação desse programa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários

  1. Tem que desapropriar o imóvel onde ficava a casa da criança, atrás do regente, para fazer um terminal de ônibus.