Situação do Velho Chico será retratada em documentário

por Carlos Britto // 02 de outubro de 2014 às 08:47

2014-SET expedicao vidas aridas_fotos Antonio Jackson_635x421Além de encaminharem um relatório aos gestores federais e estaduais sobre o quadro pelo qual se depararam do Rio São Francisco, cinco integrantes da expedição ‘Vidas Áridas’, que percorreram 12 municípios ribeirinhos da bacia localizados em Minas Gerais, prometem mais.

Para pressionarem as autoridades por medidas emergenciais para minimizar os problemas enfrentados pelo Velho Chico, o grupo pretende fazer um documentário de oito capítulos retratando a expedição que durou 14 dias, totalizando 600 km de barco e 2,8 km mil de carro. O Comitê da Bacia Hidrográfica do São Francisco (CBHSF) – uma das entidades que apoiaram o projeto – respalda a iniciativa.

De acordo com o representante do CBHSF, Antônio Jackson, “a situação é de total desolação“. Ele relatou que durante a viagem pôde vivenciar de perto os problemas da bacia. “O Rio São Francisco vive momentos tristes com a poluição, o assoreamento, a pesca predatória, queimadas, agrotóxicos, entre outros problemas“, listou. “Isso está acabando com o nosso querido rio”, lamentou. Ele destacou ainda que a foz do rio Abaeté, importante afluente do São Francisco, corre o risco de secar caso não chova nos próximos 20 dias. “O Rio São Francisco ficará interrompido em 38 quilômetros. Será um desastre. O percurso ficará totalmente seco entre a cidade de Três Marias e a foz do Abaeté“, contou. (Foto: Antônio Jackson/divulgação)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários