Sistema Flutuante pode ser a solução imediata para evitar a seca nos perímetros irrigados

por Carlos Britto // 26 de março de 2015 às 07:00

Fernando Filho reuniãoDeputados e produtores rurais do Vale do São Francisco saíram animados de um encontro com o ministro da Integração Nacional, Gilberto Occhi, em Brasília. Juntos, eles discutiram as possíveis soluções para os problemas enfrentados pelo setor produtivo com a estiagem. Uma das medidas que poderá contornar os transtornos é a instalação de um sistema flutuante.

A seca e o baixo nível do Lago de Sobradinho, que hoje opera com apenas 19% da sua capacidade, podem reduzir as atividades da fruticultura irrigada, gerando perdas para o segmento e desemprego. O sistema flutuante proposto pelos produtores é capaz de buscar a água em mais profundidade e levar até as propriedades rurais.

O deputado federal Fernando Filho (PSB), que participou do encontro, mostrou-se preocupado com a situação, ao mesmo tempo em que comemorou a abertura do diálogo.

“Se não chover, teremos um colapso até setembro. Então esta obra deve ser célere, para evitar que um setor tão importante para a economia de todo o Nordeste seja penalizado. O ministro está aberto ao diálogo e a Codevasf assumiu o compromisso de, em uma semana, apresentar um projeto para a região”, afirmou Fernando Filho. No dia 10 de abril, atendendo à demanda do senador Fernando Bezerra Coelho (PSB), a comissão de Agricultura do Senado Federal irá realizar audiência pública em Petrolina para debater o problema.  (Foto: divulgação)

Sistema Flutuante pode ser a solução imediata para evitar a seca nos perímetros irrigados

  1. Maria do Socorro disse:

    Meus amigos, isso os técnicos da Codevasf já sabem. Falta Dilma abrir o cofre e repassar 30 milhões para comprar esses flutuantes, o que esse governo falido pela corrupção não tem.
    Bem feito para os produtores que votaram nela.

  2. Josival Amorim, Presidente do Conselho de Administração do PISNC disse:

    Pelo contrário, nós os produtores saímos desanimados do encontro com o Ministro da Integração. Pela manhã nos reunimos com o pessoal técnico da CODEVASF. Desta reunião saímos animados, porque conseguimos um alinhamento com eles. Em Seguida estivemos com o Senador Armando Monteiro. Com ele também sentimos uma disposição muito boa em nos ajudar. As 15:30h tivemos uma reunião com o Ministro da Integração. Primeiro o grupo do Nilo Coelho para em seguir ele atenderia outro grupo de Juazeiro. Muitas posições, argumentações pra lá e pra cá. Esbarramos numa tendência daquele Ministério em tramitar uma proposta a ser entregue pela CODEVASF dentro de uma semana, mas que certamente, pelo que sentimos, não será rápida a decisão de se conseguir recursos financeiros. Houve assessor dele que sugere esperar por chuvas. O Deputado Odacy Amorim nos acompanhou em todos os passos e teve uma participação muito boa em nossa caminhada aqui em Brasília, discutindo, sugerindo e inclusive conseguindo uma audiência com o Ministro Dr. Armando Monteiro. O Deputado Fernando Filho esteve conosco na reunião com o Ministro da Integração e com o Senador Fernando Bezerra. Na reunião com o Ministro ele teve uma participação muito importante, inclusive apresentando alternativa que nos despertou para uma luz no fim do túnel e que se reanimava com a visita ao Senador Fernando Bezerra. Lá estiveram compondo o grupo, Eu, Paulo Sales (gerente executivo do DINC), Graco Farias (Agrivale), Silvio Medeiros (Agrobras), Sergio Lima ( Timbauba), Odacy Amorim) e o Deputado Gonzaga Patriota.Na sala do Senador Um ambiente bem íntimo para os Petrolinenses. A Bandeira de Petrolina ao lado da de Pernambuco e do Brasil nos recebe sinalizando um clima de família Petrolinense e Pernambucana.
    O Senador ao tomar conhecimento das dificuldades que nos preocupavam com uma possível demanda de tempo maior do que a necessária, tratou de levantar alternativas mais animadoras. Ligou para a Casa Civil do Governo de Pernambuco para que se providencie logo os elementos que certamente justifiquem a decretação do estado de emergência para que as demais providências possam se tornar mais rápidas. Hoje estamos protocolando mais uma correspondência para o Ministro da Integração, objetivando mais ainda o entendimento da urgência que o caso merece. Ninguém se engane, a situação é gravíssima. Os nossos produtores do Nilo Coelho precisam se convencer desta realidade e começar a administrar melhor ainda o uso da água. Estamos tomando todas às providencias possíveis, mas entendemos que somente Deus, mandando muita chuva à montante de Sobradinho, pode evitar os prejuízos com fortíssimo reflexo econômico-social na região.

  3. Josival Amorim- Presidente do Conselho de Administração do Nilo Coelho disse:

    Em tempo, devo registrar que esteve na reunião com o Ministro o Prefeito de Petrolina, Dr. Júlio Lossio. O produtor Nilton da COANA, cuja ajuda também tem sido importante participou da reunião da CODEVASF e do Ministério da Integração. A participação do Prefeito Lóssio no movimento será mais importante quando decretar estado de emergência no município. Esta medida se somará a outra a ser tomada pelo Governo Estado, Município de Afrânio e Dormentes, já que também serão atingidos pela falta d’água no Nilo Coelho.
    O município de Juazeiro também se fez presente no Ministério da Integração. O prefeito Ezaque, alguns secretários e assessores, o Dep. Zó e outros. Era tanta gente, que o Ministro teve que fazer reuniões em separado, até mesmo porque a sala de reunião não comportava os dois grupos.
    De qualquer maneira os dois grupos buscam soluções para o problema tanto de um como do outro lado do rio. Ninguém pretende uma solução que prejudique o outro lado. O Perímetro Nilo Coelho, como é do conhecimento de todos, abrangei áreas do Estado de Pernambuco e da Bahia. O Nilo Coelho precisa de instalar um flutuante, porque esta é a única solução para nós e não implica em limitar a liberação da água para quem está à jusante de Sobradinho.

    z

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários