Simples requerimento vira nova polêmica religiosa de mais de uma hora de discussão na Casa Plínio Amorim

por Carlos Britto // 31 de outubro de 2017 às 17:28

Mais um tema de conteúdo religioso transformou-se no foco de nova polêmica na Casa Plínio Amorim durante sessão plenária desta terça-feira (31), e chegou a tirar do sério o presidente da Mesa Diretora, vereador Osório Siqueira (PSB). O motivo desta vez foi um requerimento da vereadora de oposição Cristina Costa (PT), a qual apresentou uma moção de aplausos ao babalorixá Alcides Manoel dos Reis (conhecido como Pai Cido de Osun).

Considerado um ícone no candomblé de São Paulo, Pai Cido lançou na semana passada em Petrolina seu novo DVD sobre festa de terreiros. Na ocasião, Cristina justificou verbalmente a moção de aplausos no plenário da Casa, e viu seu requerimento ser aprovado pela maioria dos colegas. Apenas o vereador Elias Jardim (PHS), da ala evangélica, se retirou do plenário para não votar.

Até aí, tudo normal. Mas a autora do requerimento se disse surpresa nesta terça, depois que o líder da bancada governista Ruy Wanderley (PSC), outro representante dos evangélicos, pediu destaque da ata da sessão de quinta (26), para que constasse seu voto contrário à moção de aplausos. A partir disso o que se viu foi um debate de mais de uma hora em plenário, por um assunto que demandava bem menos tempo.

Ele (Ruy) poderia ter votado contra na sessão passada, porque o processo é democrático. Não sei por que ele não fez”, afirmou Cristina, que não gostou do comentário de outro vereador da ala evangélica, Osinaldo Souza (PTB), o qual afirmou que sua colega teria feito “uma pegadinha” para aprovar a moção.

Não houve pegadinha. O pai de santo Alcides Manoel recebeu uma moção de aplausos da Câmara de Vereadores de São Paulo. Estava lançando mais um DVD, e daqui seguiria para Natal (RN). Não tenho intolerância religiosa. Eu ando nas igrejas evangélicas, como vou aos terreiros assistir às apresentações dos orixás e também vou à minha igreja defender o Deus que eu acredito”, justificou a vereadora (que é católica).

Cristina, que disse já ter votado em títulos de cidadania para pastores evangélicos de Petrolina (embora tenha se abstido de votar no título do pastor e atual vereador Alex de Jesus, “por não conhecer o seu trabalho”), criticou Osinaldo. “Não aceito o posicionamento do vereador Osinaldo querer dizer o que deve o que não se dever ser colocado em pauta. Acho que cada um é livre de votar como quer, e argumentar”, ponderou.

Portaria

Segundo a justificativa de Osinaldo, a Casa aprovou uma portaria determinando que apenas requerimentos de “urgência urgentíssima” deveriam ser votados verbalmente – o que não seria o caso da moção de aplausos ao babalorixá. “O requerimento foi votado de forma verbal, mas ninguém sabia que ele tinha sido votado. Todos os vereadores achavam que ela simplesmente tinha se pronunciado sobre a intenção de entrar com requerimento. É tanto que hoje ele está na pauta”, explicou o vereador, deixando a entender um equívoco por parte da Mesa Diretora.

Osinaldo reconheceu que o tempo gasto para discutir uma matéria aparentemente simples foi exagerado. Ele alegou ainda que, se votou no requerimento de Cristina na semana passada, não sabia que a matéria já estava na pauta, justamente pela portaria aprovada. Sobre a moção de aplausos, Osinaldo disse não ter nada contra, mas não votaria a favor de algo que desconhecia. “O DVD fala em rituais. Eu não sei se são rituais macabros ou de qualquer outra espécie”, declarou. Sobre isso, Cristina foi categoria: “Bastava ele ter me perguntado”. No final do debate, o requerimento acabou aprovado por 13 votos a três. Os votos contrários foram de Osinaldo, Ruy Wanderley e Elias Jardim.

Simples requerimento vira nova polêmica religiosa de mais de uma hora de discussão na Casa Plínio Amorim

  1. Daniel cardoso disse:

    Queria saber do blogueiro porque só a foto de Osinaldo na matéria.sera que os outros evangélicos não dão ibope?o que o vereador Osinaldo lhe fez de mau Carlos brito?

  2. gilvan disse:

    deixe a vereadora se aparecer com esse projeto um dos mais importante da carreira parlamentar (para lamentar) tanta coisas importantes pra serem discutidas essas pessoas só se ´preocupa em fazer moção de puxa saco .leva o pai de santo pra bater um tambÔ na casa da vereadora.

  3. Marcos disse:

    Muita futilidade desta Camara.
    Cada povo tem a representaçao que merece.

  4. Juracy Marques (Prof. da UNEB) disse:

    Eu como Educador e Pesquisador das Religiões de Matriz Africana no Vale do São Francisco só tenho uma palavra para resumir a postura do vereador: VERGONHA! Nós estamos recebendo na região uma Pessoa como o Pai Cido (CIDO DE OSUN EYIN), Babalorixá mundialmente conhecido e respeitado, que esteve aqui e lançou um material fantástico sobre O RITUAL DE SASÁNYÌN, dentre suas inúmeras obras (Acaçá, Okutá, Candomblé – A Panela do Segredo…) que hoje são referências em diversas universidades do Brasil e do mundo e, esse vereador, que deveria dar exemplo de respeito às diferenças, se comporta desse jeito diante de uma homenagem feita a um pesquisador com a envergadura de Pai Cida na nossa região. Não é de se estranhar porque o referido vereador já esteve envolvido com diversas polêmicas tratando de forma desrespeitosa os povos de terreiros da região. Ao tempo que lamento essa postura que estimula a intolerância religiosa, parabenizo a Vereador Cristina pelo gesto carinhoso como recebeu Pai Cido na nossa região e a todos os outros vereadores que endossaram a homenagem!

    1. Luís disse:

      Nunca ouvi falar, eu teria obrigação de saber quem é?

  5. Justino disse:

    O Estado brasileiro é laico e “A religião pura e imaculada para com Deus, o Pai, é esta: visitar os órfãos e as viúvas em suas tribulações e guardar-se da corrupção do mundo.” (Tiago 1.27). Será que esta bancada evangélica faz isto? Ainda bem que os céus e a terra não dependem desta suposta bancada evangélica. Dou graças a Deus por nos ter garantido com o Espírito Santo. Que Deus bom, glorioso, misericordioso e provedor de cada um de nós. Louvado seja Deus.

  6. Nilson Carlos Pereira disse:

    Muito bom, defender seus interesses e esquecer que Cristo pregou e ensinou seus apóstolos pregar o evangelho não julgou a ninguém, cada um é livre para seguir e escolher qualquer caminho. Então senhores vereadores evangélicos de Petrolina sigam o lindo exemplo de Cristo e seus apóstolos, respeitem as diferenças e as religiosidades que é necessário para a democracia.

  7. Luís disse:

    Nunca ouvi falar, eu teria obrigação de saber quem é?

  8. TEREZA SILVA disse:

    BOA NOITE! FICO TRISTE QUANDO PRESENCEIO PESSOAS QUE INCITAM O PRECONCEITO E A INTOLERÂNCIA, SEJA RELIGIOSA, RACIAL, DE GÊNERO, SEXO E ETENIA . O QUE MAIS PRESENCIAMOS HOJE, SÃO LÍDERES DE OUTROS CREDOS RELIGIOSOS CRITICANDO E INCITANDO SEUS FIÉIS A CRITICAREM AS RELIGIÕES DE MATRIZES AFRICANA. O BRASIL E LAICO, ONDE OS DIVERSOS CREDOS RELIGIOSOS PODEM MANIFESTAREM SUA FÉ. MAS O QUE MAIS SE PRESENCEIA NO BRASIL SÃO OS INSULTOS AS RELIGIÕES DE MATRIZES AFRICANA. POIS ESSES PESSOAS NÃO PROCURAM CONHECER A RELIGIÃO E CRITICAM BASEADOS EM SUPOSIÇÕES, CRENDICES POPULARES, E ALUSÕES FEITAS E DIRECIONADAS AS RELIGIÕES DE MATRIZES AFRICANA. JA PENSARAM; SE TODOS OS ADÉBTOS DA RELIGIÃO EVANGÉLICA FOSSEM JULGADOS PELAS ATITUDES DE PASTORES QUE PRATICAM ESTRUPOS A CRIANÇAS, TRÁFICO DE DROGAS, VIOLÊNCIA DOMÉSTICA E TANTOS OUTROS CRIMES. POR ISSO A ESSES RELIGIOSOS PRECONCEITUOSOS EU DEIXO O MEU QUESTIONAMENTO; ESTUDEM SE INFORMEM SOBRE O DESCONHECIDO, PARA TEREM RESPALDO PARA SEUS JULGAMENTOS. NÃO SE BASEIEM EM; DEPOIMENTOS DE ÉS ADÉBTOS DO CANDOMBLÉ NEM TÃO POUCO EM SUPOSIÇÕES, POIS QUEM SAI DO TERREIRO FALANDO QUE LA PRATICAVA ATOS DE BRUXARIAS É MENTIRA! POIS ESSA PESSOA NÃO ENTENDEU OS ENSINAMENTOS DE AMOR E CARIDADE ENSINADOS DENTRO SOS TERREIROS, DA MESMA FORMA ELE SAIRÁ DA SUA IGREJA FALANDO MAL, PROCLAMADO O QUE OS CULTOS NÃO PRESTAVAM, POIS DA MESMA FORMA ELE NÃO TERÁ ENTENDIDO O AMOR E A CARIDADE PREGADO DENTRO DA SUA IGREIJA. SOU PARTICIPANTE DAS SEÇÕES DA CAMARA DE VEREADORES E TANTAS MENÇÕES DE APLAUSOS KA FORAM DIRECIONADAS AS PESSOAS DE DIVERSOS CREDOS RELIGIOSOS E PESSOAS DA SOCIEDADE POR SEUS SERVIÇOS PRESTADOS A SOCIEDADE, E A VEREADORA CRISTINA COSTA NÃO CRITICOU NEM TÃO POUCO CRIOU TUMULTO.POR ISSO MAS CUIDADO QUANDO SE DIRIGIREM A UM ADÉBTO DO CANDOMBLÉ OU AS RELIGIÕES DE MATRIZES AFRICANA,TERMOS PERJORATIVOS É CRIME! E O RESPEITO AO NOSSO SEMELHANTE INDICA O CARÁTER CONSTITUÍDO NO ÂMBITO FAMILIAR.
    AS RELIGIÕES DE MATRIZES AFRICANA PRATICAM O AMOR E A CARIDADE AO PRÓXIMO SIM! COMO TODAS AS OUTRAS! O MAL QUE POR VENTURA SE PERPETUA DENTRO DOS DIVERSOS SEGUIMENTOS RELIGIOSOS NÃO É ORIUNDO DA ESSÊNCIA RELIGIOSA, MAS SIM DO MAL QUE ESTÁ CONTIDO NOS SENTIMENTOS HUMANO. “NÃO É O QUE ENTRA PELA BOCA DO HOMEM QUE FAZ MAL, MAS O QUE SAI DA BOCA DO HOMEM, POIS O QUE SAI DA BOCA DO HOMEM ESTÁ CHEIO O SEU CORAÇÃO.? MATAR NÃO E SÓ PEGAR UMA ARMAR E FERIR O SEU PRÓXIMO, O PRECONCEITO E A INTOLERÂNCIA SÃO OS CAUSADORES DAS GUERRAS ONDE EXTERMINA MILHÕES DE VIDAS. PENSEM NISSO!

  9. roberto mendes disse:

    temos que tirar esses vereadores que so comem nosso dinheiro e nao fazem porra nenhuma pra populaçao. nao veja nenhuma projeto adeguado pra populacao. tem tanto coisa pra fazer. em 2020 vamos renovar 100 porcento.

  10. Eugênio Fábio disse:

    Temos que respeitar a todos,pois é por causa de religiões, que estão matando em outros países. Os vereadores evangélicos tem que respeitar a todos independente de religião,porque religião é união.Principalmente um sacerdote de Candomblé como homenageado (Pai Cido de Oxum). Vamos ser mais humildes e respeitador com outras religiões!!!!!!Todos somos filho de Deus!!!!!Isso é uma vergonha para comentários pobres sobre o tal assunto.

  11. José Cícero da Silva disse:

    Infelizmente, baseado nos conhecimentos, experiências e as andanças da vida, ignorando a religião e a escolaridade, até, os nossos representantes legislativos, alguns, deveriam era “escovar urubu até ficar branco”, assim teriam uma coisa útil a fazer.

  12. Suzan kelly disse:

    Deixo meu simples comentário nunca falem do k não sabem ou não conhecem quando falamos k somos do candomblé isso não é uma seita é sim uma religião igual ao evangélicos, e católicos esse veriadore k votaram contra não sabem o k é respeito aos diversos e deixo um recado e ao msm tempo uma explicação candomblé é uma religião e orixá é vida, luz, amor, carinho, prosperidade, solidariedade, é td de bom então pra esses vereadores k não sabem de nada e abrem a boca só pra dizer k estão salvos pode ser k estejam mais na boca de um leão pq já k entendem tanto da palavra e não lembram k uma dos mandamentos é não jugar seu próximo então aos demais nos k somos da família afro exigimos respeito tanto quanto respeitamos as demais religiões esse é o ponto de vista dessa yalorixa vos fala queremos respeito e atenção perante tds axé ooo

  13. Rapadura disse:

    Quando um nobre edil começa com a historinha de moção de apoio, nome de rua, título de cidadão e outras amenidades é um claro sinal de falta do que fazer ou/e estar pagando algum favorzinho pessoal! VEREADOR É PARA LEGISLAR E FISCALIZAR O PODER MUNICIPAL !
    Quando levam discussões religiosas, para um lugar que não é apropriado, mostram a inutilidade de possuírem os cargos e o desrespeito com o eleitor !
    Quando levam discussões religiosas para um lugar não apropriado e tornam essa situação algo pessoal e agressivo mostram falta de civilidade e infantilidade!
    Parafraseando Titãs não seria mais “Puliça para que puliça ?/ Puliça, quem precisa de puliça ? ” e sim “Pulítico para que pulítico ? Pulítico quem precisa de pulitico ? “

  14. Marcius disse:

    Pense em um dinheiro mal pago é o que gasto com o salário desses vereadores. Circo de horrores qualquer seção dessa câmara. É impressionante o que se perde de tempo com discussões que não levam a nada. Como disse alguém acima, cada povo tem o político que merece. Como boa parte da população resolveu reeleger quase que todos, não pode reclamar.

  15. Leonardo disse:

    Que falta do que fazer nessa casa viu. Nosso dinheiro sendo jogado fora com coisas fúteis. Senhores vereadores façam projetos que beneficiem a população!!

  16. Pilatos Gomes disse:

    Lamento o quanto a falta de conhecimento e o fanatismo religioso se propaga no meio político.
    Sou do candomblé e perdidamente apaixonado por Orixá que na minha humilde ideologia tem um papel primordial na cultura candomblecista de religarmos a DEUS.
    O babalorixá citado na matéria tem um histórico espiritual/social extremamente plausível não custa para os senhores da bancada “evangélica” destrinchar tal comportamento e perceber o quanto benefícios esse senhor já propagou não só em seu estado(SP), mais em todo território nacional,pois dar assistência a uma comunidade de candomblé sozinho com certeza não é tarefa fácil é um trabalho árduo (sei bem disso).
    Longe de mim querer propagar o ódio na sociedade mas preconceito é coisa de gente alienada e extremamente ignorante,convido os senhores que foram contra a postura da vereadora Cristina Costa,que deixem por um momento o preconceito e convido a desmiuçar com riqueza de detalhe o papel de um verdadeiro babalorixá/yalorixa e percebam o quanto de benfeitorias esses senhores e senhoras proporciona para sociedade,de uma maneira bem sucinta posso afirmar que o acolhimento vai desde a uma refeição,passando por auxilio financeiro (em alguns casos)até apoio psicológico e moral.
    Quanto a querida vereadora Cristina Costa agradeço por exercer seu papel de política e cidadã com perfeição, sem duvida o seu exemplo vai servi de inspiração para eu executar minha fé,afinal de contas na matéria afirma que é católica mas que não ver problema algum prestigiar as benfeitorias dos irmãos de outros seguimentos espirituais, PARABÉNS.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários