Sessão da Casa Plínio Amorim acaba em troca de farpas entre Ronaldo Silva e Cristina Costa

por Carlos Britto // 16 de fevereiro de 2017 às 15:00

A vereadora oposicionista Cristina Costa (PT) e seu colega de Legislativo, Ronaldo Silva (PSDB), que integra a base do governo na Casa Plínio Amorim, protagonizaram, no final da sessão plenária desta quinta-feira (16), um duro bate-boca, com farpas de ambos os lados. O clima já estava se acirrando entre os dois a pelo menos duas sessões atrás, quando a petista usou o termo “golpe” para se referir ao governo do presidente Michel Temer. E voltou a repetir o termo novamente na sessão de hoje.

Aborrecido, Ronaldo Silva usou a tribuna para desabafar. Mesmo ressaltando que não iria citar nomes para não dar direito de resposta, acabou mencionando o Partido dos Trabalhadores (PT), do qual Cristina e o vereador Professor Gilmar Santos fazem parte.

Ronaldo afirmou que o maior golpe foi dado nos trabalhadores, pelo próprio PT, cuja herança de 12 milhões de desempregados foi deixada para o atual governo. “Aqui nos nossos gabinetes, a gente sente essa realidade do golpe que tanto eles falam. Todos os dias a gente se depara com homens e mulheres atrás de oportunidades, por causa do governo que passou e roubou a confiança dos trabalhadores que tanto esse partido defende. Será que o povo todo que foi para as ruas é tudo golpista?”, disparou.

O vereador disse ainda que a população “se cansou da quadrilha que se instalou” no país. “Basta ver, pelos meios de comunicação, o tanto de ladrão desse partido que está na cadeia”, completou. Mas a gota d’água foi quando Ronaldo citou a nova delação do executivo da Odebrecht, o qual afirmou ter destinado R$ 8 milhões ao ex-presidente Lula, tachado por Ronaldo como “chefe da quadrilha”.

Contestação

Como o tucano acabou citando o PT, Cristina pediu a palavra para rebater as críticas. Neste momento, no entanto, o primeiro-secretário da Mesa Diretora, Manoel da Acosap (PTB), que ocupava a presidência, decidiu encerrar a sessão, sob a justificativa de estar cumprindo o Regimento Interno. O argumento foi rebatido pela vereadora. Primeiro porque o partido dela havia sido citado. Além disso, Cristina disse que o Regimento é tolerante quando o debate é de interesse da população. A vereadora também contestou o fato de que Major Enfermeiro, como vice-presidente, era quem deveria dar a sessão por encerrada.

Antes de ter o microfone cortado, no entanto, Cristina chegou a rebater o colega. Disse que as cobranças dos adversários de Dilma Rousseff foram apenas para tirar a então presidente do poder, enquanto o país “só afundou” depois disso. Cristina afirmou ainda que Lula já foi inocentando em 47 depoimentos na Operação Lava-Jato e que os movimentos sociais não estão nas ruas porque “o atual governo golpista” não deixa. A vereadora completou afirmando que os verdadeiros ladrões estão na cúpula do governo que o PSDB de Ronaldo apoia. Ela lembrou ainda que enquanto Lula lidera as intenções de voto para presidente em 2018, com 30%, o senador tucano Aécio Neves está perdendo até para Jair Bolsonaro (PSC-RJ), segundo pesquisas.

Um cidadão que estava no plenário chegou a se dirigir à vereadora, e aos gritos pediu para o PT “deixar de choro”, mas foi ignorado por Cristina, que continuou o bate-boca com Ronaldo por alguns minutos. Com dedos em riste, os dois continuaram as ofensas, mas foram separados por colegas de Legislativo.

Sessão da Casa Plínio Amorim acaba em troca de farpas entre Ronaldo Silva e Cristina Costa

  1. andrei disse:

    NÃO DAR DIREITO DE RESPOSTA ESTAO DE BRINCADEIRA CADE A DEMOCRACIA DESSA CASA, CADA DIA QUE PASSA ESSES REPRESENTANTES DO POVO SE SUPERAM… CADA UM TEM O DIREITO DE FALAR. ESSA CASA TA UMA BAGUNÇA.

  2. ASSUSTADO disse:

    DEPLORÁVEL ISSO! O PIOR DE TD É QUE ALÉM DESSES DELENQUENTES Ñ TEREM PROJETOS PARA SEREM VOTADOS, NEM LEIS A SEREM CRIADAS, AINDA A IMPRENSA DÁ MANCHETES PARA ESSES DELENQUENTES, NA DIGNISSIMA CASA DO POVO!

  3. Maria disse:

    Só quero saber uma coisa: Em quê o Brasil está melhorando ou melhorou com esse debate se partido A é mais ladrão que outro? Que Lula é chefe de quadrilha ou não? Se o FHC foi o maior ladrão da história da República?
    Vamos amadurecer e tornarmos cidadãos compromissados com a verdade, com a ética e fazer mudanças vigorosas na política brasileira, mudar esse sistema de política podre que só beneficia os verdadeiros ladrões que estão lá travestidos de deputados, senadores, empresários. O povo tem que fazer acontecer uma verdadeira reforma política, mas antes tem que fazer uma autoreforma em seus valores que andam tão deturpados e é o próprio povo a causa da corrupção. Ora, se vota em benefício próprio atrás de alguma vantagem para si, está fazendo o quê?

  4. Sempre Atento disse:

    Este vereador ,mete a madeira na vereadora depois fica se beijando nos corredores,só gosta de aparecer,e a impressa ainda divulga isto,manda ele colocar uma cueca vermelha e uma melancia na cabeça e andar na rua chama muito mais a atenção.Eita dinheiro público gasto atoa,por isso digo nas próximas eleições não votem mais em vereador.

  5. Luiz Amora de Menezes disse:

    Os culpados desse quadro na Câmara de Veredores, são os próprios eleitores, os quais não sabem escolher seus representantes, e votam por favores, por amizade, por propinas, por esmolas e ainda, por não serem politizados. Não pensam no futuro de suas comunidades, na sua cidade. Votam por impulso, por emoção!!!

  6. O bem observado disse:

    a velha camara de vereadores de sempre, nada mudou, toda eleição voces caem na conversa de campanha desse povo que só quer ganhar bem, ser chamada de autoridade e “trabalhar” duas vezes na semana. agora voces se virem!

  7. O bem observado disse:

    e como diz o sempre atento, a imprensa perde é tempo dando espaço pra esses factoides ai, voces jornalistas deveriam é ir atrás dos problemas da cidade, picuinha de camara não serve pra nada

  8. Wallace disse:

    Vereadores, vamos aumentar o nível das discussões na CASA. Vamos colocar em pauta projetos para a melhoria da qualidade de vida da nossa querida população. Esse é o melhor debate! É isso!

  9. Cidadão disse:

    E a gente paga 15 mil a eles, dinheiro oriundo de impostos que pagamos. Lamentável

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários