Serra Talhada: Projeto ‘Passeando pela História’ encerra atividades nesta quarta-feira

por Carlos Britto // 22 de outubro de 2018 às 21:46

Foto: Divulgação

Em Serra Talhada (PE), Sertão do Pajeú, estudantes da escola da rede municipal Enock Ignácio de Santa Rita, na zona rural, participarão nesta quarta-feira (24), das 14h às 17h, do encerramento do projeto “Passeando pela História”. Eles vão poder reviver a história do Cangaço e vivenciar lugares que foram palco de acontecimentos históricos de Lampião e seu bando.

O ponto de partida da aventura será na Praça Agamenon Magalhães, que originou o município e que ainda mantém os casarios construídos nos séculos XVIII e XIX. Depois o grupo seguirá para a Igreja de Nossa Senhora do Rosário dos Pretos, construída pelos escravos no século XVII, que conta com muitas histórias e lendas que permeiam o imaginário popular e a Casa da Cultura de Serra, onde os jovens terão contato com o acervo cultural e histórico da localidade.

O grupo também vai visitar o Museu do Cangaço, o maior do gênero do Brasil, que funciona na antiga estação ferroviária e que tem relíquias do personagem sertanejo Lampião, como utensílios domésticos, armas usadas, fotografias, livros, filmes e documentários sobre os cangaceiros, a ‘volante’ (como era chamada a polícia que perseguia Lampião) e outros personagens que foram parte forte da história do cangaço. Os visitantes serão recebidos por monitores que contarão a vida de Lampião e ainda irão acompanhar uma palestra do pesquisador e escritor do Cangaço, Anildomá Willians de Souza, que é especialista no assunto e tem cinco livros publicados sobre o tema.

O projeto recebeu, em média, cerca de 900 alunos das escolas públicas de Serra Talhada. “Os participantes do projeto puderam conhecer os bens culturais de Serra Talhada para que os jovens valorizem a história do sertão pernambucano e vivenciem toda a riqueza cultural da nossa terra”, declarou Karl Marx, coordenador técnico do evento. O projeto conta com o incentivo cultural do Funcultura, Fundarpe, Governo de Pernambuco e ainda com a parceria da prefeitura, Fundação Cultural de Serra e Secretarias Municipais de Educação e de Cultura.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários