Senador FBC defende prioridade na discussão e votação da PEC do ‘foro privilegiado’

por Carlos Britto // 22 de março de 2017 às 12:02

O senador Fernando Bezerra Coelho (PSB-PE) defendeu ontem (21), no Plenário do Senado, que a Casa dê prioridade à análise aprofundada da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 10/2013, que acaba com o chamado “foro privilegiado” para todas as autoridades atualmente abrangidas pela prerrogativa. O líder do PSB no Senado também antecipou que apresentará emenda à PEC para que o julgamento das autoridades seja remetido à primeira instância da Justiça, mantendo-se a denúncia e a aceitação ou não dela sob a responsabilidade, respectivamente, da Procuradoria Geral da República (PGR) e do Supremo Tribunal Federal (STF).

Caso seja aberta a ação penal pelo STF, os parlamentares perderão o foro (privilegiado) e serão julgados na primeira instância, como qualquer cidadão. Este é, no meu entendimento, o caminho mais equilibrado para se preservar todas as instituições“, explicou Fernando Bezerra. Ao lembrar que a perda do foro atingirá autoridades dos três Poderes, o senador defendeu, ainda, que todas as instâncias abrangidas pela PEC 10/2013 sejam ouvidas pelo Congresso Nacional. De acordo com o presidente do Senado, Eunício Oliveira (PMDB-CE), a matéria foi incluída na pauta da Casa e, segundo o Regimento Interno, passará – a partir desta quarta-feira (22) – por cinco sessões de discussão antes da votação em primeiro turno e por três sessões para votação em segundo turno.

A emenda de Fernando Bezerra Coelho deverá ser apresentada até o final desta semana. “É importante que o Senado possa dar audiência ao Ministério Público Federal e ao Poder Judiciário para que possamos ter uma proposta final efetivamente equilibrada e que atenda ao clamor da sociedade brasileira“, ressaltou o líder. Uma das principais críticas à PEC 10/2013, observada na sessão plenária de hoje do Senado, é que autoridades – inclusive, o presidente da República e membros das Cortes superiores – poderão ficar vulneráveis à eventual “perseguição” por parte de promotores e juízes estaduais. (foto: Assessoria/divulgação)

Senador FBC defende prioridade na discussão e votação da PEC do ‘foro privilegiado’

  1. Bingo disse:

    Conversa mole Carlos. O Senador Fernando está engabelando o eleitor, ele não assinou a PEC e é contra a queda do foro.
    Veja o comentário do site Antagonista.
    Foro privilegiado: “Algum tipo de proteção”

    Brasil 22.03.17 13:09
    A turma que vai reagir ao avanço da tramitação da PEC do fim do foro privilegiado já tem um porta-voz: Fernando Bezerra Coelho. O senador já avisou que vai apresentar uma emenda ao projeto de Álvaro Dias sugerindo um “filtro” no STF nas denúncias apresentadas contra políticos.

    “No exercício do nosso mandato tem que haver algum tipo de proteção, sobretudo no caso da denúncia.”

    E mais:

    “Eu acho que deveríamos preservar que a denúncia para os parlamentares ficasse ainda a título da Procuradoria-Geral da República. O Supremo analisaria a procedência ou não da denúncia. Caso fosse aceita, nós iríamos ser julgados como qualquer cidadão brasileiro pela Justiça de primeira instância.”

    Ou seja, Fernando Bezerra não quer o fim do foro, embora inicie seus discursos dizendo que quer.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários