Petrolina abre Semana do Bebê abordando vínculos familiares, cuidados e doação de leite materno

0

As atividades da Semana do Bebê 2019 em Petrolina foram iniciadas nesta segunda-feira (4). Com o tema “Cuidando com Amor”, a iniciativa promoverá, até esta sexta-feira (8), ações, projetos e programas voltados para a primeira infância (zero a 6 anos) e seus familiares. Durante as comemorações as Secretarias de Saúde, Educação e Social articulam-se para oferecer ações e serviços em favor da promoção e garantia dos direitos das crianças, em especial à primeira infância, estimulando a formação de vínculos e realizando campanha para doação de leite materno.

Nesta semana serão realizadas várias ações em creches e Unidades Básicas de Saúde (UBSs) do município, como palestras; oficinas; rodas de conversa; atividades recreativas; contação de histórias; apresentações de teatro de fantoches; vivências de brincadeiras, jogos populares, resgate de antigas cantigas de ninar; orientações de saúde e diversos serviços destinados às crianças, familiares e profissionais da prefeitura.

Neste primeiro dia, as atividades aconteceram no Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) Washington Barros, no Bairro Areia Branca. Entre as ações ofertadas, atendimento médico, orientação sobre saúde bucal e atualização de vacina e oficina de alimentação saudável, além de música, capoeira e oficina de brinquedos recicláveis.

De acordo com a secretária de Saúde, Magnilde Albuquerque, o tema foi escolhido para fortalecer a formação de vínculos entre familiares. “O contato familiar através de estímulos positivos e demonstrações de afeto é necessário para o desenvolvimento físico e emocional das crianças, além de ser fundamental para a construção de suas habilidades sociais, linguagem e de sua identidade“, frisou.

A programação continua nesta terça-feira (5) na CMEI Hildete Lustosa Cantarelli, no Pedra Linda, das 8h às 12h. Na quarta-feira (6), as ações serão realizadas na UBS Júlio Andrade, no Cacheado, das 14h às 17h. No mesmo dia, às 15h, as atividades da Semana do bebê acontecem no CMEI Nestor Cavalcanti, na Vila Eduardo. No dia seguinte, quinta-feira (7), a UBS Anália Batista, no Cosme e Damião, recebe as ações, das 8h às 12h. O encerramento acontecerá na sexta-feira (8) na CMEI Cardoso de Sá, no bairro José e Maria, das 8h às 12h.

Semana do Bebê

A Semana do Bebê é uma estratégia de Mobilização Social incentivada pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) e tem como objetivo tornar o direito à sobrevivência e ao desenvolvimento de crianças de zero a 6 anos de idade, prioridade na agenda dos municípios brasileiros.

DEIXE UMA RESPOSTA

Comentar
Seu nome