Sem sombra: Poda de árvores continua sendo alvo de críticas em Petrolina

por Carlos Britto // 23 de agosto de 2013 às 21:04

Podas árvore Polícia MilitarPoda árvoresA poda de árvores localizadas em vias públicas de Petrolina tem sido alvo de várias críticas por parte da população. Desta vez, o leitor Luiz Cláudio nos enviou um e-mail chamando a atenção para a poda de uma árvore na Avenida Cardoso de Sá, em frente ao 5º Batalhão da Polícia Militar (BPM). De acordo com ele, a Celpe/Neoenergia seria a responsável pelo serviço.

O leitor critica a justificativa da Companhia, de que os galhos das árvores estariam muito próximos dos fios. Para Luiz Cláudio, que ainda cobra um posicionamento da Agência Municipal de Meio Ambiente (AMMA), é preciso punir as instituições que vêm fazendo esse tipo de poda na cidade.

Vejam:

Perceba o respeito que a Celpe, a concessionária de energia elétrica em Pernambuco, tem pelo ambiente alheio quando faz a “poda” de uma árvore.

Essa fica em frente ao Batalhão da Polícia Militar em Petrolina. Aqui tinha uma sombra que abrigava os alunos do Colégio Militar, enquanto eles aguardavam o ônibus coletivo ou os pais.

É lamentável que uma empresa paga pelo povo faça isso e não tenha nenhuma punição. A justificativa “de ficar próxima aos fios” é desculpa esfarrapada e antiga, que não cola mais. Já está na hora de certas empresas e instituições respeitarem o meio ambiente, dando exemplos práticos de conservação. Respeitar a natureza é respeitar a vida.

Diante da situação, vale o questionamento: Cadê a AMMA e os órgãos de fiscalização?

Luiz Cláudio/Leitor

Sem sombra: Poda de árvores continua sendo alvo de críticas em Petrolina

  1. kjy7n disse:

    MAIS CADÊ MESMO, QUÉM SABE A ONDE ANDA LALINHA°

  2. Diego disse:

    Depois que morrer um a celpe será resposabilizada, vai ter quer constuir redes curvas para desviar de arvores, Na foto uma algaroba arvore invasora no bioma caatinga, se fosse um juazeiro ou umbuzeiro por exemplo seria um crime e um erro gravissimo, se esta faltando sombra é dever da prefeitura instalar pontos de ônibus, Está medida da Celpe é ruim sei mas, muito mais importante é a segurança de quem ali esta.

    1. cacia disse:

      Diego, o Prefeito deve fazer sim coberturas de ponto de onibus, mas jamais a sombra de uma cobertura vai substituir a sombra de uma árvore que é infinitivamente melhor, o meio ambiente agradece.

  3. cacia disse:

    É isso mesmo Luís Claudio, desculpa esfarrapada, vejo em outras cidades, como Recife, João Pessoa, etc…. as arvores são enormes os fios de elétricidades passam por dentro delas e não têm problema nenhum agora aqui cometem esse crime em toda a cidade, com as árvores que ficam em frente o INSS, em frente ao parque Josefa Coêho, ao redor do Colégio Auxiliadora etc. Depenaram geral as arvores, e olha que as que ficam do lado do Colégio nem fios têm, acho que aqui não têm orgão fiscalizador do meio ambiente, esse absurdo vêm sendo causa de espantos para a população de Petrolina, e mais ainda para os visitantes que não são acostumados a ver esse despautero em outras cidades.

  4. Tadeu Plinio disse:

    são pouca as arvores plantadas, o tipo, sendo podada com retirada de todas as folhas e galhos fica um esqueleto, AMMA deveria cadastrar os podadores para orientar com fazer, se não vai ser esse espetáculo q mostrar as fotos. CRITICA: enquanto não tiver um planejamento territorial de arvores teremos um vazio. a punição de ser na AMMA pela falta de planejamento e não nos podadores q fazem isso para ganhar seu pão.

  5. Maria disse:

    Porquê não colocar os fios subterrâneos? Não seria mais seguro?

  6. Leonardo disse:

    Uma cidade que verdadeiramente não gosta de árvores é Petrolina. Seu fidalgos olham calmos é tranquilos para os desmatamentos e queimadas no perímetro urbano como isso fosse obra do acaso, da natureza e do progresso. Uma cidade sem sombras, cálida e desconfortável para seus habitantes, que pagam impostos, votam e sustentam pessoas que não passa as férias em Petrolina, não frequentam seus parques públicos, não viajam a pé ou de bicicleta pelas calçadas e ciclovias da cidade, não pegam transportes públicos como ônibus, táxis ou mototáxi. Talvez se saíssem de seus veículos com arcondicionado, item obrigatório, notariam em praças, parques, matas ciliares, canteiros, terrenos e reservas maus cuidados ou abandonos através da ganancia de espertos, desrespeitos, ignorâncias de desajeitados ou falta de recursos. Os representantes do povo desta cidade parecem que vivem em outra mundo distante da realidade local. Só me resta a indignação e o desapontamento, assim não sou representado.

  7. Pedro Souza disse:

    Parabéns ao Blog! Flagrante de imagens.
    Quanto ao serviço da prefeitura… esqueçam! Lóssio está em outra $$$.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários