Secretaria da Cidade esclarece agressão a ambulante por fiscal da Ordem Pública

por Carlos Britto // 12 de setembro de 2014 às 08:37

centro petrolina Copa_640x360Em nota enviada a este Blog por meio da assessoria de comunicação, a Secretaria Municipal da Cidade atribuiu o episódio ocorrido com o ambulante Thiago Claudino, na semana passada, à fiscalização rigorosa realiza pelo Núcleo de Operações da Ordem Pública para coibir o comércio ilegal nas ruas de Petrolina. Thiago, que vende CDs e DVDs, disse ter sido agredido por um dos fiscais. A Secretaria, no entanto, fala em desacato do ambulante.

Confiram a nota, na íntegra:

Reconhecidamente pela sociedade petrolinense, o Núcleo de Operações da Ordem Pública, composto por fiscais (com um agente de código de posturas) e Guardas Municipais, realizam um trabalho voltado à fiscalização de irregularidades no uso de calçadas, comércio, sinalização visual, entre outras questões que estão inclusas na missão de ordenamento dos elementos da cidade.

Devido ao aumento do comércio ilegal nas principais ruas da cidade, oriundos inclusive de cidades circunvizinhas, o Núcleo de Operações da Ordem Pública – em parceria com a Guarda Municipal – intensificaram os trabalhos de fiscalização e apreensão.

O que geralmente acontece na rotina dessa atividade é que alguns cidadãos por não obedecerem às regras impostas pela lei municipal quanto ao comércio ilegal, acabam sendo punidos com suas mercadorias apreendidas, e é nesse momento onde ocorrem os maiores índices de desacato aos servidores públicos. Devido ao ato de desacato essas pessoas são conduzidas a unidade de polícia da cidade pelos agentes da guarda. No momento dessa ação, totalmente prevista e legal, alguns ambulantes reagem usando de mais desacato verbal e através da força física.

O Núcleo de Operações deixa claro que em nenhuma operação ocorre qualquer forma de agressão contra os ambulantes. Está atitude não condiz com a postura ética do trabalho da equipe. E que as únicas formas de agressões registradas partem dos ambulantes, principalmente nos momentos de apreensão.

Para mais informações, as pessoas podem entrar em contato com a Ordem Pública pelos telefones: (87)3864-9020/9019.

Secretaria Municipal da Cidade/Assessoria de Comunicação

Secretaria da Cidade esclarece agressão a ambulante por fiscal da Ordem Pública

  1. Leonardo de Souza disse:

    manda esses desocupados irem na Ruia Ana Nery verem o que uma louca fez na rua, mais precisamente em frente da casa dela…um descaso que essa “Desordem Pública”, que vejo passar constantemente em frente à referida, não tomem uma atitude… vai ser preciso ocorrer um acidente para que se tomem medidas?

  2. Fabiano de Sá Santos disse:

    Começando pelo gestor são todos funcionários despreparados é só o q tem nessa prefeitura, funcionários amadores, até quando os Petrolinenses vão aguentar isso? Esse bando de incompetente na prefeitura? E que mais uma vez pra variar a justiça brasileira passou a mão na cabeça de quem não presta.

  3. Marcos Antonio disse:

    Isso é oque mais acontece, principalmente com a policia militar se você fala demais ele dizem que você esta desacatando, e pergunta se você quer ser preso, não muito diferente com esses guardas, tem é que rever o jeito que eles trabalha, porque já é o segundo caso.

  4. Santos disse:

    Não quero julgar, mas nesses casos, sempre quem termina sendo a vítima é o praticante da ação.

    isso é um fato!

  5. vicente alves viana disse:

    sei da importância do trabalho da ordem publica , principalmente no que se diz respeito ao combate a pirataria ………….mas apreensão desses produtos . causa revolta ao cidadão , que tem esse tipo de comercio como meio para sobreviver. e a forma imposta pelas autoridades que deveria buscar uma forma para notificar e não a apreensão de seus produtos . e que me revolta vejo mais agente da ordem publica no centro da cidade , do que a presença da policia militar . ” precisamos desses poderes a observar , que somos assaltado em plena luz do dia no centro da cidade. ” a ordem publica deveria observar o abuso de flanelinhas no estacionamento, além das cobranças da prefeitura no estacionamento.”

  6. vea disse:

    não se resolve questões de remoção de ambulantes clandestinos com violência. nesses casos eles tem que pedir apoio da policia judiciaria (policia civil) por questões de desacato para tomar as medidas adequadas e não agredir porque é lesão corporal isso se configura em crime.

  7. Petrolinense disse:

    O brasileiro precisa aprender a seguir as regras e a Lei. Chega de ser conivente com o ilegal.

  8. wil disse:

    Depois que colocaram poder de arma em guarda municipal, não querem mais nada , só intimar a população, mas olhar patrimônio público ninguém quer, a nossa policia está na rua para tentar coibir diversas situações de risco, não precisa de guarda municipal batendo em ninguém ,

  9. tiago disse:

    tudo que fala sobre a orde so fala a mesma coisa com essa carta que ele apresenta

  10. Adeilson Amaro disse:

    Esses fiscais da ordem publica na maioria das vezes abusam de poder maltratando o cidadão e o tratando como um marginal pessoas que estão apenas estão tentando ganhar seu sustento, concordo com a fiscalização mas não da maneira que eta sendo feita, sem nenhum respeito com as pessoas.

  11. ICARO BORGES disse:

    Ordem publica?? oque se ve é um bando pau mandado agredindo a populaçao menos favorecida!! fiscalizando oque ???a cidade esta uma bandalheira as praças sendo ocupadas com todo tipo de negocio !! resumindo estamos na mao de uma corja !!!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários