Secretária de Saúde de Petrolina garante que negociações com médicos da rede municipal “estão tranquilas”

Em reposta a este Blog, a Secretaria de Saúde Petrolina ressaltou não ter sido ainda notificada quanto à decisão dos médicos da rede municipal em recusar o prazo de 3 de julho para receber a contraproposta referente à pauta da categoria, que reivindica melhores salários e condições de trabalho.

Em nota de sua assessoria de comunicação, a secretária Magnilde Albuquerque frisou que vai estudar a possibilidade de uma reagendamento assim que a notificação lhe for entregue. Mas assegurou que as negociações com a classe médica “estão tranquilas”. Os profissionais, no entanto, informaram a este Blog que pretendem realizar uma paralisação de advertência no próximo dia 13 de junho.

Polícia prende suspeito de depredar AME de Izacolândia

Policiais militares do 5º Batalhão prenderam um suspeito de ter praticado atos de vandalismo na unidade de Atendimento Multiprofissional Especializado (AME) de Izacolândia, zona rural de Petrolina, na manhã de hoje (21). (mais…)

Especialista alerta sobre novo tipo de câncer na região da boca relacionado com o HPV

Antes registrado com maior frequência em pessoas com idades mais avançadas e, na maioria das vezes, relacionado ao uso frequente do tabaco; o câncer de orofaringe (que compreende a amídala, base da língua, parte da faringe e palato mole) tem uma nova apresentação, crescendo de maneira preocupante entre pacientes jovens e relacionada ao HPV (Papiloma Vírus), espécie de vírus que infectam pele e mucosas. A transmissão pode ocorrer através do sexo oral, quando o HPV se aloja e, com o passar do tempo, promove mutações celulares que levarão ao desenvolvimento do câncer.

“Com a mudança de hábitos da população e uma diminuição importante do tabagismo, temos notado uma associação muito maior entre o câncer de orofaringe, principalmente amígdala e base de língua,  e o HPV, que no passado ficava na casa de 15%, e hoje chega ate  60%, estimando-se 15 mil novos casos em 2020 nos EUA”, explica o cirurgião de cabeça e pescoço, Fábio Oliveira.

O especialista alerta para alguns dos sintomas que podem ser indicativos de que alguma coisa não vai bem. “O principal alerta é quando a pessoa percebe uma massa no pescoço ou uma amigdalite, que não melhoram com as medicações habituais. Qualquer nódulo cervical que não regrida em 15 dias deve alertar para a necessidade de procurar um especialista”, enfatiza Oliveira.

As maneiras de contágio podem estar associadas a vários fatores como sexo oral, uso compartilhado de talheres e copos, contato com a saliva de alguém contaminado com o vírus HPV. “Sabemos que o principal meio de contágio é através do sexo oral, principalmente no cenário de múltiplos parceiros. Contudo, acredita-se que existam outras maneiras de transmissão, como através do beijo, uso de talheres ou qualquer meio que transmita a saliva de alguém com a doença, principalmente se houver lesões em atividade”, explica Fábio.

Tratamento

Descobrir precocemente o câncer de orofaringe possibilita ao paciente, maiores chances de cura. De acordo com o cirurgião, existem várias formas de tratamento – que vão desde a cirurgia, seguido de quimioterapia e radioterapia, ou quimioterapia e radioterapia isoladas. “É importante salientar que o câncer de orofaringe tem três tipos de apresentações: as pessoas que fumam e bebem e não têm HPV, as pessoas que fumam e bebem e têm HPV, e as pessoas não tabagistas e não etilistas que têm HPV, sendo este último subgrupo o de melhor resposta ao tratamento. Os esforços hoje se direcionam no sentido de desintensificar o tratamento, que é tentar fazer um procedimento com menos efeitos colaterais, produzindo o mesmo resultado”, diz.

Um importante passo no controle e prevenção dessa doença é a vacinação de crianças, de ambos os sexos, que visa a criar uma imunidade e prevenir a infecção pelos subtipos do HPV mais implicados na formação de tumores, que são o 16 e 18. Porém a forma mais eficaz de prevenir o contato com o vírus é o uso de preservativo durante a relação sexual, uma vez que a vacina não protege para todos os subtipos do vírus”, complementa Fábio. As informações são da assessoria. (foto/reprodução)

Utilidade pública: Familiares de garotinho com doença rara apelam para solidariedade

O pequeno Daniel é um guerreiro. Ele nasceu com uma doença rara – a Atrofia Muscular Espinhal (AME 1), em sua forma mais grave.

No entanto, ele luta pela vida e mobiliza seus familiares, que estão uma campanha pelas redes sociais para sensibilizar os corações solidários dos petrolinense e sanfranciscanos.

O medicamento que pode garantir o mínimo de independência do garoto foi recém-lançado nos Estados Unidos, mas custa caro.

Todos os detalhes de como ajudar Daniel e da doença que o atingiu está no cartaz da campanha ao lado.

Campanha de vacinação contra raiva é iniciada em Petrolina

A Secretaria Municipal de Saúde de Petrolina (SMS), por meio do Centro de Controle e Zoonoses (CCZ), iniciou nessa sexta-feira (19), na zona rural, a campanha de vacinação contra raiva em cães e gatos.

De acordo com o órgão municipal, a expectativa é de que sejam vacinados aproximadamente 80% da população canina, hoje estimada em 40.522 animais, e 100% dos felinos, com 6.586. Aqueles a partir dos três meses de idade já podem receber a dose.

O Dia ‘D’ será no próximo dia 27, na zona urbana, das 8h às 17h, e contará com pontos de vacinação nos Bairros Vila Eduardo, José e Maria, São Gonçalo, Cohab Massangano e Atrás da Banca, além do Centro.

MPPE realizará audiência pública em Petrolina para debater desafios da Rede PEBA

Com o objetivo de debater os desafios na implementação Rede Interestadual de Saúde do Vale Médio São Francisco, que abrange municípios dos Estados de Pernambuco e Bahia (Rede PEBA), o Ministério Público de Pernambuco (MPPE) realizará uma audiência pública no dia 13 de junho, às 8h, no auditório do Sesc de Petrolina.

A audiência será presidida pela 3ª promotora de Justiça de Defesa da Cidadania de Petrolina, na curadoria na Defesa da Saúde, Ana Rúbia Torres. Interessados em manifestar-se sobre o tema deverão se inscrever no dia da audiência até as 9h.

Com informações da Secretaria Estadual de Saúde de Pernambuco, a Rede PEBA reorganiza a assistência à saúde na região do Médio São Francisco, com o objetivo de eliminar as barreiras geográficas e garantir acessos aos serviços de saúde para os moradores locais. A divisão de responsabilidades possibilita focar na qualidade do atendimento, concentrando recursos físicos e humanos. Há também uma central de regulação de leitos, com profissionais de ambos os estados, que coordenam os demais complexos da rede, referenciando pacientes para leitos no Dom Malan (HDM)/Imip, Hospital Universitário (HU) e Regional de Juazeiro-BA (HRJ), além de unidades conveniadas ao SUS.

Iniciada em 2009, a Rede PEBA beneficia moradores de 55 municípios de ambos os estados. A iniciativa é pioneira no País, e só foi possível por meio do pacto firmado entre o Ministério da Saúde, secretarias de Saúde de Pernambuco e da Bahia e prefeituras da região.

Homenagem a enfermeiros na Casa Plínio Amorim reforça cobrança por cumprimento de jornada

 

Na sessão solene ocorrida nesta quinta-feira, 18, na Câmara de Vereadores de Petrolina em homenagem ao Dia do Enfermeiro (ocorrido dia 12), a principal fala dos representantes da categoria e dos próprios profissionais de enfermagem do município foi o cumprimento da jornada de 30 horas da categoria. A lei foi aprovada no ano passado, mas ainda não foi colocada em prática.

Segundo a presidente do Sindicato dos Enfermeiros do Estado de Pernambucano (SEEPE), Berenice Garcês, outra pauta que ela pretende discutir junto com o presidente Edson Freitas, da subsede da entidade em Petrolina, é uma resposta da Secretaria Municipal de Saúde sobre a proposta de reajuste dos enfermeiros do município, que estão sem aumento de salário há quase três anos. (mais…)

HDM abre vagas para contratação de obstetras e pediatras

O Hospital Dom Malan (HDM)/Imip em Petrolina abriu vagas para contratação imediata de 20 médicos obstetras e 20 pediatras. Os interessados devem entrar em contato com a superintendência ou diretoria médica do HDM pelos contatos telefônicos (87) 3202-7007/7001.

O Dom Malan é uma unidade materno/infantil de alta complexidade, administrada pelo Governo de Pernambuco por meio da gestão Imip Hospitalar.

Ao longo dos anos tornou-se referência para o ensino e pesquisa, e para o atendimento às gestantes de alto risco e crianças que necessitam de internação hospitalar.

 

 

HU atinge 718 atendimentos de urgência e emergência no primeiro semestre deste ano

Constante alvo de críticas por parte da população, o Hospital Universitário (HU) de Petrolina atingiu 718 atendimentos de urgência e emergência em maio. O número refere-se ao período entre os dias 7 e 13.

Já as consultas ambulatoriais, nesse mesmo período, chegaram a 555, e as cirurgias, 116.

Divulgada lista final de selecionados para enfermeiros do HRJ

A Associação de Proteção à Maternidade e à Infância de Castro Alves (APMI) divulgou nesta terça-feira (16) a lista da classificação final do processo seletivo para enfermeiros do Hospital Regional de Juazeiro (HRJ).

Os selecionados também devem observar com atenção os critérios exigidos pela instituição. A assessoria do HRJ reiterou ainda que a convocação obedecerá ordem classificatória e será feita mediante surgimento de vagas.

A lista completa dos aprovados no processo seletivo poderá ser acessada no seguinte link: Relação final de enfermeiro para 1° emprego.

(c) 2015 Blog do Carlos Britto | produzido por proximavenda.com.br