Santa Maria da Boa Vista: Polícia destrói plantação de maconha e recupera caminhão roubado

Policiais da 7ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM) destruíram uma plantação de maconha e recuperaram um caminhão com sinais de furto/roubo em Santa Maria da Boa Vista (PE), no Sertão do São Francisco. O fato aconteceu ontem (27), no Projeto Fulgêncio. A plantação estava sendo irrigado com água da Adutora do Oeste.

De acordo com a 7ª CIPM, 8 mil pés da droga foram destruídos no local. O veículo encontrado próximo à roça é um caminhão-baú, de marca Mercedes Benz, cor vermelha, placa QDT 1279, de Belém (PA). Uma amostra da erva foi encaminhada à Delegacia local, juntamente com o veículo, para as medidas cabíveis. Ninguém foi preso.(foto/divulgação)

Acidente deixa mulher morta e adolescente ferida entre os municípios de Serrita e Cedro

Uma mulher morreu nesta segunda-feira (27) em um acidente ocorrido entre os municípios de Serrita e Cedro (PE), no Sertão Central. Segundo informações, Mariuza Timóteo teria perdido o controle do carro que conduzia, vindo a capotar. Ela faleceu no local.

Ainda segundo informações, Mariuza estava acompanhada de sua mãe e uma sobrinha adolescente.  A jovem ficou ferida e foi socorrida para uma unidade de saúde, mas o estado de saúde dela não foi informado. Já a mãe da vítima não ficou ferida. (foto: Portal Serrita/reprodução)

Utilidade Pública: Família procura jovem com problemas mentais que desapareceu em Orocó

Uma adolescente de 18 anos está desaparecida em Orocó (PE), no Sertão do São Francisco. Dariana Silva de Novaes saiu de casa na madrugada de hoje (27) e seus familiares estão realizando uma campanha para encontrar a jovem, que tem problemas mentais e já desapareceu outras vezes, como este Blog já divulgou.

Segundo os parentes da garota, até o momento ninguém a viu e a angústia só aumenta. Quem tiver alguma informação sobre o paradeiro de Dariana, pode entrar em contato através dos telefones (87) 99945-4145 ou 99947-6230. (foto/divulgação)

Mulher é espancada até a morte em Santa Maria da Boa Vista

Um caso de violência contra a mulher marcou o domingo (26), segundo dia de Carnaval, em Santa Maria da Boa Vista (PE), Sertão do São Francisco. A agricultora Marizete Pereira da Silva foi espancada até a morte pelo companheiro, José Cícero da Silva. O crime aconteceu no assentamento Beni Santana.

Marizete ainda chegou a socorrida, mas não resistiu aos ferimentos. O suspeito do homicídio ainda está foragido.

Petrolina

Já em Petrolina, o corpo de um homem foi encontrado no assentamento Mansueto de Lavor, zona rural. Ainda não houve identificação da vítima.

Assaltante de bancos e carros-forte morre após confronto com a polícia em Cabrobó

Um dos maiores assaltantes de banco do Nordeste morreu após confronto com a Polícia Militar em Cabrobó (PE), no Sertão do São Francisco, na tarde de ontem (26). Nilo Moreira Moraes, que também era acusado de assaltar carros-fortes, possuía vários mandados de prisão e estava acompanhado de um bando.

Ele foi localizado pelo Batalhão Especializado de Policiamento do Interior (Bepi), no Sítio Santa Cruz, zona rural de Cabrobó, onde morava. Na ação, o chefe da quadrilha foi atingido, mas seus comparsas fugiram pela Caatinga. Com Nilo foi encontrada uma espingarda calibre 12.

Após o tiroteio, a polícia socorreu o assaltante até o hospital da cidade, mas ele não resistiu aos ferimentos. Nilo também era acusado de matar policiais em diferentes ocasiões. Entre as vítimas estão um PM, um cabo e um soldado de Terra Nova (PE), também no Sertão do São Francisco.

Após discussão, pai mata filho a facadas no Bairro Quati II

A noite de sábado (25) foi trágica para os familiares do jovem Denis Oliveira Silva, de 24 anos. Ele foi assassinado pelo próprio pai, Lino Florêncio da Silva. O crime aconteceu na Rua 29 do Bairro Quati II, zona norte de Petrolina.

Segundo informações do 5º Batalhão de Polícia Militar (BPM), os dois discutiram e entraram em luta corporal. Durante a ação, um vizinho conseguiu tomar a faca do acusado, mas logo depois ele teria pegado outra faca e desferido vários golpes contra o filho, que veio a óbito no local.

O corpo do jovem foi encaminhado para o Instituto Médico Legal (IML). Ainda segundo o 5º BPM, o pai fugiu após cometer o crime. A Polícia Civil deve investigar o caso.

Outro homicídio

Outro homicídio foi registrado em Petrolina no dia de ontem. O fato aconteceu na Avenida dos Tropeiros, Bairro Pedro Raimundo, zona oeste. Royano Porfírio da Silva, 37 anos, foi morto com vários disparos de arma de fogo. A polícia informou que ele era usuário de drogas e que os autores do crime estavam num carro branco. O corpo de Royano também foi encaminhado ao IML. (foto/reprodução WhatsApp)

Operação reforçará segurança durante Carnaval de Petrolina

O 5º Batalhão de Polícia Militar (BPM) e a Guarda Municipal de Petrolina montaram um esquema de segurança para o Carnaval. A operação começará  neste sábado (25) e prosseguirá até a próxima  terça-feira (28). Durante os quatro dias de carnaval, o batalhão irá atuar com 100 policiais por dia. O policiamento será feito a pé, motorizado e através de patrulhas. O trabalho do 5°BPM  será feito em conjunto com a Polícia Civil.

Já a Guarda Municipal irá atuar com efetivo diário de 35 guardas, em parceria com cinco fiscais de postura e 22 agentes do Grupamento de Segurança Patrimonial (Gasp). Além disso, o planejamento definiu a realização de patrulhas ostensivas a pé no interior e entorno dos Polos Orla e Praça 21 de Setembro, no Centro da cidade.

Esse serviço da Guarda Municipal vai contar ainda com o apoio de três guarnições ordinárias (viaturas) e do Grupo Tático Motorizado (GTM), formado por um trio com motos, além de um trailer que será colocado em ponto estratégico. Uma central de operações será montada no prédio da prefeitura. Enquanto isso, nos polos não oficiais e tradicionais, localizados nos Bairros Areia Branca e Cohab VI/Rio Corrente, quatro guardas a bordo de uma viatura vão fazer a segurança em cada ponto.

Além das Polícias Militar e Civil e da Guarda Municipal, o Carnaval de Petrolina também vai contar com a presença do 4°Grupamento do Corpo de Bombeiros, Autarquia Municipal de Mobilidade (AMMPLA), Samu, Agência Municipal de Vigilância Sanitária (AMVS) e agentes de proteção do Poder Judiciário. (foto/arquivo divulgação)

Fórum vai cobrar implantação do Conselho Municipal de Segurança Pública em Petrolina

Uma das principais pautas do Fórum Municipal de Segurança Pública e Cidadania, promovido pela Central Única de Bairros de Petrolina (Cubape), que acontecerá no próximo dia 10 de março, conforme divulgado pelo Blog, será a implantação do Conselho Municipal de Segurança Pública. Segundo o presidente da Cubape, Pedro Caldas, a implantação do conselho é uma das sugestões para que sociedade civil e o poder público constituído possam juntos buscar medidas para que Petrolina possa ser uma cidade mais tranquila e menos violenta.

“O primeiro passo estamos dando, que é a sociedade civil provocar as autoridades a discutir um tema recorrente e de urgência na nossa cidade e nosso Estado. Petrolina tem índices de violência preocupantes. Precisamos dispor de uma ferramenta para discutir essa violência exagerada. Já estamos provocando o prefeito Miguel Coelho, apresentamos para ele um projeto para ser encaminhado à Câmara de Vereadores para Petrolina conquistar esse conselho”, disse o presidente.

No fórum serão discutidos o pacto pelos municípios através do Ministério Público; a desigualdade social como contribuição para o aumento da violência, questão da violência contra a mulher e a crise da segurança e as drogas. “Após esse Fórum, iremos debater dentro dos comunidades esse temas para cobrar do governo do estado, a segurança que Petrolina tanto espera”, explicou.

Policiais civis aposentados voltarão a exercer funções administrativas em Pernambuco

O governador de Pernambuco, Paulo Câmara, assinou nesta quinta-feira (23) o decreto 44.146, autorizando que policiais civis aposentados voltem a exercer funções administrativas. Desta forma, os que estão na ativa reforçarão as atividades fins da Polícia Civil (PC), como as investigações criminais. De acordo com o governador, a medida ajudará no combate aos Crimes Violentos Letais Intencionais (CVLIs) e aos Crimes Violentos contra o Patrimônio (CVP).

O decreto prevê que os policiais civis aposentados possam desempenhar os cargos de comissário, agente e escrivão de polícia. Os servidores poderão atender ao público dentro das delegacias, lavrar boletins de ocorrência – entre outras atividades administrativas em geral. Até 800 servidores aposentados poderão ser chamados, após processo seletivo. O prazo para desempenhar as funções será de três anos, prorrogável por igual período. O decreto é regulamentado pela Lei Complementar no. 340, de 22 de dezembro de 2016. As informações são do Governo do Estado.

Dois ex-presidiários são assassinados em Petrolina

Dois homicídios foram registrados no dia de ontem (23) em Petrolina, aumentando os números da violência no início do ano na cidade. A primeira ocorrência aconteceu na área rural. Policiais do 5ºBPM localizaram na manhã de ontem o corpo de Wagner Pereira da Silva, de 26 anos. Ele estava numa estrada de terra entre o N-9 do Perímetro de Irrigação Senador Nilo Coelho e o Vivendas, conforme uma ligação telefônica recebida pelo batalhão. No corpo havia marcas de tiros na cabeça.

Após contato com os familiares da vítima, os policiais tomaram conhecimento que Wagner havia saído de sua residência, no Bairro Mandacaru, zona norte da cidade, por volta das 18h da última quarta (22), sem informar o destino. A vítima é ex-presidiário e já cumpriu pena na Penitenciária Dr.Edvaldo Gomes. Ele estava em regime semiaberto.

O outro homicídio também aconteceu na zona rural, na estrada de acesso ao Povoado de Uruás (canal do Pontal). A vítima foi identificada como sendo Everaldo da Silva Delmondes, 44. Quando os policiais chegaram ao local, já encontraram a vítima sem os sinais vitais. Everaldo, que também era ex-presidiário, teria sido assassinado a tiros – segundo familiares – por um indivíduo que não conseguiram identificar.

(c) 2015 Blog do Carlos Britto | produzido por proximavenda.com.br