Santa Maria da Boa Vista: Valorização ao esporte amador começa a ser resgatada

Começando pelo futebol, a Prefeitura de Santa Maria da Boa Vista (PE), no Sertão do São Francisco, começa um processo de resgate ao esporte amador no município. O Estádio Edvanis Nascimento recebeu manutenção e ficou pronto pra receber, nesse fim de semana, atletas  e torcedores da cidade e de outras da região para o o Campeonato Regional de Veteranos 2017, neste sábado (21). A competição é organizada pela Liga Boavistana de Futebol, com apoio da gestão municipal.

O local, que estava estava abandonado e totalmente deteriorado, teve toda estrutura básica modificada por equipes das secretarias de Educação e Infraestrutura. Além disso, o gramado também recebeu melhorias com o apoio de funcionários da Secretaria de Agricultura e agora está pronto pra receber os atletas.

Todos os sábados, a partir deste fim de semana, sempre às 14h, equipes de Santa Maria da Boa Vista enfrentarão adversários de outras da região. O esporte amador ajuda a revelar novos talentos do futebol na região. (foto/divulgação)

Carcará vence mais uma e segue imbatível na primeira fase do Campeonato Pernambucano

O time do Salgueiro segue imbatível na primeira fase do Campeonato Pernambucano Série A1. A ‘vítima’ da vez foi o Flamengo de Arcoverde. Com gols de Rodolfo Potiguar cobrando pênalti, aos 25 minutos do primeiro tempo, e William Lira aos 40 do segundo, o Carcará derrotou o representante do Sertão do Moxotó, que marcou apenas uma vez com Alisson, aos sete da etapa complementar.

A partida aconteceu na tarde de ontem (15) no Estádio Cornélio de Barros, em Salgueiro, e foi válida pela 4ª rodada. O resultado manteve os 100% de aproveitamento do Carcará até agora, com três jogos e três vitórias. O time tem nove pontos no Grupo A – seis a mais que o Belo Jardim e o Atlético-PE. (ilustração/reprodução)

Orgulho: Mesatenista sertanejo representa Pernambuco em competição nacional

O mesatenista Leonardo Franklin Tenório Cordeiro, de apenas 12 anos, da cidade de Arcoverde (PE), no Sertão do Moxotó, foi um dos quatro pernambucanos a competirem na seletiva nacional da Confederação Brasileira de Tênis de Mesa (CBTM), na cidade de São Paulo (SP). E mais: ele foi o único sertanejo a brigar pela vaga. O evento esportivo aconteceu nos dias 9 e 10 de janeiro. O evento contou com a participação de apenas doze atletas do Brasil, os quais lutaram por duas vagas para representar o país em eventos internacionais. Leonardo disputou na categoria mirim. Ainda representaram Pernambuco Daniella Casado, do Clube Sanharoense de Tênis de Mesa; Maria Clara Vasconcelos, da Associação Caruaruense Ibra; e Gustavo dos Santos Carvalho, da Associação Atlética Unicap.

Até início de 2016, Arcoverde estava fora da lista de cidades berços de atletas em Tênis de Mesa. Mas recentemente a história mudou, graças a Leonardo e seu irmão Bernardo Franklin, com apenas 8 anos. Apesar de muito jovens, e apenas há dois anos que praticam a modalidade, os irmãos já são referência quando o assunto é o esporte. Bernardo foi campeão pernambucano na categoria pré-mirim no ano de 2016 e Leonardo é uma das grandes revelações no país.

Os resultados chegam depois de muito esforço e trabalho conjunto com orientador, o seu pai, Sérgio Franklin, que também é mesatenista desde 2006, com algumas medalhas conquistadas. “Não é fácil praticar um esporte quando sua cidade não possui clubes e campeonatos naquela categoria. É preciso muita determinação e paixão para seguir em frente”, destacou Sérgio.

Segundo ele, existe um ritmo de treinos e uma cobrança saudável para que Bernardo e Leonardo aprimorem suas habilidades. Os treinos acontecem em sua residência, em Arcoverde, e são feitos apenas entre os três atletas, com frequência de quatro vezes por semana, com duração de duas horas. Para melhorar a preparação e enfrentar outros bons mesatenistas, vez por outra os jovens viajam 126 km até o Clube Ibra de Caruaru, onde são filiados.

Ainda sem patrocinadores, os custos para as viagens e inscrições em campeonatos acontecem a partir de recursos de empresas da família. Cheio de orgulho, Sérgio está confiante de que num futuro muito próximo novos títulos possam ser somados às grandes conquistas alcançadas até aqui. Além de novas medalhas e troféus, há outros projetos que começam a nascer, como a criação do Instituto Irene Cordeiro, com a proposta de difundir não só o Tênis de Mesa, mas também outras modalidades esportivas.

Estímulo

A realidade de acesso ao esporte vivenciada por Leonardo e Bernardo deverá se estender às crianças e adolescentes de Arcoverde. O projeto nasce diante das próprias dificuldades encontradas para o estímulo às atividades. Os dois jovens, ao lado do pai, estarão entre os orientadores dos futuros atletas arcoverdenses. Iniciativa que prova que entre os muitos benefícios, o esporte estimula os sentimentos solidários e as atitudes cidadãs. (foto/divulgação)

Campeonato Pernambucano: Carcará recebe Flamengo de Arcorverde neste domingo pensando em se manter na liderança

Líder isolado do Grupo A com seis pontos, o time do Salgueiro terá o duelo que promete ser o mais equilibrado até agora, pela Série A1 do Campeonato Pernambucano. O Carcará enfrenta neste domingo (15) o Flamengo de Arcoverde, no Estádio Cornélio de Barros. A partida acontecerá às 16h (horário local) e é válida pela quarta rodada.

Caso vença, o Salgueiro abrirá uma boa margem diante dos outros dois times do grupo – o Belo Jardim e o Atlético, que só têm três pontos cada um.

Campeonato Pernambucano: Carcará vence a segunda e segue líder no seu grupo

Com 100% de aproveitamento até agora na primeira fase do Campeonato Pernambucano Série A1 deste ano, a equipe do Salgueiro passou fácil na tarde de ontem (11) pelo Afogados, no Estádio Vianão. Mesmo jogando fora de casa, o Carcará derrotou o anfitrião por 3×1 e lidera o Grupo A, com seis pontos.

Moreilândia abriu o placar para o Salgueiro aos 11 minutos do primeiro tempo; Willian Lira marcou os outros dois, aos 16, e no segundo tempo fez mais outro, aos 8 minutos. Jamesson fez o gol de honra para o Afogados, que trocou de treinador após a derrota.

O próximo compromisso do Carcará será em seus domínios, no Estádio Cornélio de Barros, em Salgueiro, contra o Flamengo de Arcoverde, pela 4ª rodada da competição. (foto: Ascom Afogados)

Juá Garden Shopping oferece atividades físicas de graça durante todo o mês de janeiro

O Juá Garden Shopping, em Juazeiro (BA), programou para este mês uma vasta programação de atividades esportivas para o público. E o melhor: tudo de graça. O local é o Espaço ‘Movimente-se’, que oferecerá práticas como o Muay Thai, Capoeira, Dança com Shows de Ritmos e Ginástica Funcional.

O objetivo é fazer com que os interessados tenham um contato com essas atividades e depois passem a adotá-las em suas rotinas. O Espaço Movimente-se funcionará de segunda a sexta-feira, das 19h às 21h, em parceria com duas academias da cidade, tendo o acompanhamento de professores e de instrutores de cada modalidade. O programa apresenta uma modalidade por dia. Não é necessário realizar inscrição. Basta colocar um roupa apropriada e fugir do sedentarismo.

Petrolina e seu futebol ‘bola murcha’

bola_murchaO ano de 2017 vai chegar e, com ele, as expectativas em relação ao futebol de Petrolina. A cidade já teve dois clubes que ajudaram a projetá-la no Estado de Pernambuco, o 1° de Maio e o Petrolina Social Futebol Clube. Mas ambos sucumbiram ao fracasso de suas gestões e amargam o ostracismo.

Aliás, futebol em Petrolina – quando acontece – está resumido a competições de bairros. Sequer um campeonato amador existe mais.

A tradução mais emblemática desse descaso pode ser vista no maior símbolo futebolístico a cidade, o Estádio Municipal Paulo de Souza Coelho, que está entregue às baratas, como este Blog mostrou recentemente.

Sem investimentos no esporte, fica difícil revelar novos talentos. E Petrolina, assim com em Juazeiro (BA) e Salgueiro (PE), também tem.

A diferença está apenas num detalhe: na vizinha baiana ou na cidade do Sertão pernambucano existe gente que leva futebol a sério. Aqui, por enquanto, ainda não.

Abandonado: Estádio Municipal Paulo de Souza Coelho pede socorro

estadio-paulo-coelho

O gramado do Estádio Paulo de Souza Coelho, quando ainda era chamado de Associação Rural de Petrolina, já foi considerado um dos melhores do país. Mas isso foi há muito tempo. Depois que o estádio passou às mãos do município, esse estatus foi se degradando pelo tempo. Atualmente, então, o local está muito mais para um campo de várzea. (mais…)

Filho de ex-vereador de Petrolina ajuda no atendimento a sobreviventes da tragédia da Chapecoense

filho-paulo-cavalcanti

O filho de um ex-vereador de Petrolina está entre a equipe médica que prestou atendimento aos sobreviventes do trágico voo da Chapecoense, que deixou 71 mortos na madrugada do último dia 29 de novembro, em Medellín, na Colômbia. (mais…)

1º Encontro de Skate e Patins já tem data e local para acontecer em Juazeiro

encontro-de-skate-e-patinsO  1º Encontro de Skate e Patins  já tem data e local para acontecer em Juazeiro (BA): 18 de dezembro, na Praça da Juventude do Bairro Argemiro. O evento será realizado pela Secretaria de Educação e Esportes (Seduc) e terá início às 17h, prometendo reunir os amantes dos dois esportes no local, onde foram construídas duas pistas de skate.

De acordo com o diretor da Seduc, Maxwel Oliveira, mais do que um esporte, o skate tornou-se um estilo de vida, e este ano a modalidade foi aprovada para a Olimpíada de Tóquio em 2020. Segundo ele, o objetivo do encontro é incentivar a prática das duas modalidades na cidade, que já tem muitos adeptos.

Mais do que um espaço físico para a prática de esportes, a Praça da Juventude de Juazeiro tornou-se uma área de convivência comunitária onde são realizadas atividades culturais, de esportes e lazer para a população do Argemiro e bairros do entorno.

(c) 2015 Blog do Carlos Britto | produzido por proximavenda.com.br