Secretaria da Educação da Bahia abrirá novo processo seletivo para professores

A Secretaria da Educação do Estado lançou da Bahiaeditais para o Processo Seletivo Simplificado visando à contratação por meio do Regime Especial de Direito Administrativo (Reda), para 2.483 professores da Educação Básica, Educação Básica no Campo e mais 215 vagas para professor indígena. O processo seletivo também envolve 961 vagas para a função de técnico de nível médio/mediador para o Ensino Médio com Intermediação Tecnológica (Emitec). As inscrições serão realizadas de 1º a 13 de março, exclusivamente via Internet, no endereço eletrônico www.ibrae.com.br. Mais informações estão disponíveis no Portal da Educação.

A seleção acontecerá em uma única etapa, com a prova objetiva, de caráter eliminatório e classificatório, aplicada para as funções de professor. A abrangência da seleção englobará 415 municípios componentes dos Núcleos Territoriais de Educação (NTE). A aplicação da prova objetiva acontecerá em Salvador, Alagoinhas, Amargosa, Barreiras, Bom Jesus da Lapa, Caetité, Eunápolis, Feira de Santana, Ipirá, Irecê, Itaberaba, Itabuna, Itapetinga, Jacobina, Jequié, Juazeiro, Macaúbas, Paulo Afonso, Ribeira do Pombal, Santa Maria da Vitória, Santo Antônio de Jesus, Seabra, Senhor do Bonfim, Serrinha, Teixeira de Freitas, Valença e Vitoria da Conquista.

No caso do técnico de nível médio/mediador para o Emitec, a seleção englobará 109 municípios e as provas serão aplicadas em Salvador e Alagoinhas, Amargosa, Barreiras, Bom Jesus da Lapa, Caetité, Eunápolis, Feira de Santana, Ibotirama, Ilhéus, Ipirá, Irecê, Itaberaba, Itabuna, Itapetinga, Jacobina, Jequié, Juazeiro, Macaúbas, Paulo Afonso, Porto Seguro, Ribeira do Pombal, Santa Maria da Vitoria, Santo Antônio de Jesus, Seabra, Senhor do Bonfim, Serrinha, Teixeira de Freitas, Valença e Vitoria da Conquista.

Outras inscrições

Também acontecem, até o dia 3 de março, as inscrições para 519 vagas destinadas a professores da Educação Profissional e Tecnológica e 211 vagas iniciais para professor substituto da Educação Básica, conforme editais publicados no dia 11 de fevereiro. A seleção engloba, ainda, 157 vagas para preceptor de estágio de Enfermagem das unidades da Educação Profissional e Tecnológica da rede estadual, e mais 655 vagas da Educação Especial, destinadas a técnicos de Atendimento Educacional Especializado, tradutor/intérprete de Libras, cuidador educacional, braillista e instrutor de Libras.

IF Sertão-PE homologa concurso público para técnico-administrativos

Os concurseiros de plantão devem ficar atentos para uma nova oportunidade. É que o  Instituto Federal do Sertão Pernambucano (IF Sertão-PE) divulgou, na sexta-feira (24), o edital de homologação nº 11, de 23 de fevereiro de 2017. O documento é referente à realização do concurso público para provimento de cargos efetivos de técnico-administrativos em Educação, regido pelo edital nº 36/2016.

O edital foi divulgado no Diário Oficial da União (DOU) na última quinta-feira (23). O edital e outras informações referentes ao concurso público podem ser conferidos acessando aqui.

Secretaria de Educação de Juazeiro divulga lista final do processo seletivo simplificado

Depois de divulgado o resultado final do concurso da Secretaria de Saúde de Juazeiro, a Secretaria de Educação e Juventude (Seduc) também divulgou os classificados no Processo Seletivo Simplificado. De acordo com o edital nº 04/2016 e alterações, a lista é destinada a cadastro reserva nos cargos de nível fundamental, médio e superior, em setores e serviços da Seduc.

Além do resultado final, a Seduc divulgou também o resultado do julgamento dos recursos interpostos em face do resultado preliminar do processo.

A convocação será feita de acordo com as necessidades da instituição. O processo foi realizado mediante avaliação curricular de títulos dos candidatos e experiência profissional dos mesmos. Os salários variam de R$ 888,00 a R$ 2.122,64. O resultado está disponível no site da Prefeitura de Juazeiro, e também pode ser conferido abaixo:

aqui a lista Resultado Final.

aqui a lista Resultado do Julgamento dos Recursos.

Cedro: Prefeitura garante não ter perdido convênio com MEC referente ao PNAIC

Em nota, a Prefeitura de Cedro (PE), no Sertão Central, afirma que o município não perdeu bolsas de estudo, tampouco material didático referente ao Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC) edição 2016/2017.

Sobre a ausência dos coordenadores inscritos para participarem do seminário para integrantes do PNAIC, ocorrido nos dias 15, 16 e 17 de fevereiro, na Faculdade de Filosofia de Caruaru (Fafica), a prefeitura justificou que “foi oferecido transporte gratuito para os membros da equipe, porém os integrantes não aceitaram a ajuda alegando que necessitavam de diárias para indenizar os custos. Naquele momento, a prefeitura estava enfrentando dificuldades de ordem técnica nos sistemas de gestão contábil, o que impossibilitou a liberação imediata de recursos. Na ocasião, foi dito aos professores que, ao retorno do seminário, todos os custos referentes a gastos com alimentação e hospedagem seriam indenizados pela prefeitura municipal”, explica a nota.

A prefeitura ainda diz que a ausência da equipe de coordenadores no seminário acontecido em Caruaru em nada prejudicou o município. “O município do Cedro continua com o convênio com o Ministério da Educação (MEC) referente ao PNAIC. Sendo assim, está garantido a todos os professores abrangidos pelo pacto todo o material a ser utilizado nas atividades do programa, bem como as bolsas de estudo, que irão ser normalmente ofertadas aos profissionais da educação”, ressalta.

A nota da prefeitura ainda afirma que o município recebeu todo o material do PNAIC. “Deixamos claro, e enviamos foto em anexo para ratificar, que o Cedro recebeu normalmente os cadernos de formação. Todo o material foi entregue à Secretaria de Educação na tarde dessa quarta-feira (22).” A administração ainda ressalta que estará sempre à disposição para quaisquer esclarecimentos e que esse tipo de informação é “fruto de um ataque político.” (foto/divulgação)

Comissão de Educação da Câmara de Petrolina visitará CMEIs e unidades do ‘Nova Semente’ após o Carnaval

A presidente da Comissão de Educação da Câmara Municipal de Petrolina, vereadora Cristina Costa (PT), revelou que após o Carnaval, o colegiado colocará em prática a programação de visita aos Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs) e nas unidades do programa ‘Nova Semente’, que continuaram funcionando após a reestruturação promovida pela atual administração.

“Após o Carnaval iremos visitar as novas creches. Estamos observando como vem funcionando as unidades do Nova Semente nas primeiras semanas, mas já comuniquei ao vereador Gaturiano, relator da comissão e aliado do prefeito, para fazermos essas visitas. Vamos saber quais são as demandas, os problemas e apresentar propostas que temos enquanto Comissão de Educação para o programa Nova Semente”, disse Cristina.

A vereadora registrou que a comissão tem recebido muitas denúncias sobre o funcionamento do programa. Ela está documentando tudo para elaborar um relatório com todas as informações, o qual será enviado ao prefeito Miguel Coelho e à secretária Maéve Melo (Educação).

“Me comprometi com o prefeito em levantar essas informações e levar  para ele, e também para a secretária. Temos escutado aqui na Casa que os erros que venham a aparecer no programa não são uma orientação do prefeito. Então, precisamos saber de quem vem sendo, para buscar uma solução”, pontuou a vereadora.

UFBA abre inscrições na região para pós-graduação à distância

A Universidade Federal da Bahia (UFBA) abriu inscrições para nove cursos de pós-graduação a distância. Destes, três estão destinados ao polo de apoio em Juazeiro (BA): Especialização em Gestão de Pessoas com ênfase em gestão por competências no setor público, Especialização em Ensino de Sociologia no Ensino Médio e Especialização em Produção de Mídias para Educação Online.

O período de inscrição, que se encerraria no último dia 22 de fevereiro, foi prorrogado até 3 de março. Os cursos de Pós-Graduação Lato Sensu em nível de especialização terão programação curricular desenvolvida em, no mínimo, 360 horas – não estando computado o tempo reservado à elaboração individual de monografia ou Trabalho de Conclusão de Curso (TCC).

O processo de seleção será realizado a partir da análise do Curriculum Vitae e da Carta de Intenção, sendo aprovados os candidatos que obtiverem maior pontuação, na soma total dos pontos das duas análises.

Para mais informações, é só acessar www.sead.ufba.br e conferir o edital com todos os detalhes da inscrição.

Vereador denuncia demissão de irmão por “perseguição política” em Petrolina; Seduc diz que funcionário demitido não foi aprovado em seleção

O vereador Domingos de Cristália (PMDB) revelou na sessão plenária da Câmara Municipal de Petrolina desta quinta, 23, que teve seu irmão, o motorista João Coelho Filho, demitido e que a explicação recebida foi a de que ele não iria mais trabalhar no transporte escolar na área de Cristália e Simpatia, zona rural da cidade, “por ser irmão de um vereador de oposição ao governo”.

Domingos lamentou e justificou que estaria agindo da mesma forma, mesmo se não fosse com seu irmão. (mais…)

Pais questionam novo horário de funcionamento de unidades do Nova Semente e CMEIs, mas Prefeitura de Petrolina esclarece

O horário de funcionamento das unidades do Nova Semente e dos Centros Municipais de Educação infantil (CMEIs) foi alterado pela Secretaria de Educação de Petrolina e gerou questionamentos de pais de alunos. Eles criticam o novo horário de entrada, bem como o horário de saída das crianças.

Sobre as reclamações, a Secretaria Municipal de Educação esclareceu, em nota, que cumpre as normas do parecer 17/12 do Conselho Nacional de Educação (CNE), no qual preconiza que a criança não deve permanecer em ambiente institucional e coletivo por jornada excessiva, “sob o risco de não ter atendidas suas necessidades de recolhimento, intimidade e convivência familiar”.

Nesta perspectiva, ainda segundo a nota, o que havia na gestão passada era um excesso de horas, “desrespeitando um dos direitos fundamentais da criança, que é o da convivência com a família”, frisa.  A alteração no horário – que agora é de 7h30 às 17h -, além de ter base legal e seguir as orientações do parecer do CNE, “atende às metas do Plano Nacional de Educação, garantindo atendimento a todas às crianças em idade escolar no município”, finaliza a nota. (foto/divulgação)

Univasf divulga 1ª Convocação da lista de espera do Sisu 2017 e alerta candidatos

Foi divulgada a 1ª Convocação da lista de espera do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) 2017 para os cursos de graduação da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf). De acordo com a Comissão Gestora do Processo Seletivo para Ingresso nos Cursos de Graduação (PS-ICG) 2017, serão preenchidas 705 vagas remanescentes nos 28 cursos de graduação presenciais da instituição, com entradas nos dois semestres letivos do ano. Os candidatos deverão confirmar seu interesse em permanecer na lista de espera da Univasf, nos próximos dias 13 e 14 de março.

Com este objetivo, a instituição está chamando nesse primeiro momento um número 15 vezes maior que a quantidade de vagas remanescentes de cada curso, por modalidade de concorrência. Os candidatos deverão comparecer, pessoalmente ou por meio de procurador, à Confirmação da Permanência na Lista de Espera (CPLE) da Univasf, nos dias 13 e 14 de março, das 8h às 11h e das 14h às 17h, conforme sua opção de curso/campus/modalidade como disposto no Anexo 1 da Portaria Nº2/2017.

Esta confirmação é obrigatória para que o candidato continue concorrendo às vagas remanescentes. Aqueles que mesmo sendo convocados não comparecerem à CPLE perderão o direito de continuar na lista, concorrendo a uma vaga. Os candidatos que registrarem presença na CPLE serão classificados por ordem decrescente de nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2016. Os candidatos que forem classificados dentro do número de vagas disponíveis realizarão a matrícula nos dias 15 e 16 de março.

Candidatos convocados nas vagas reservadas para os Grupos L1 e L2 (renda per capita de até 1,5 salário mínimo) devem preencher o questionário socioeconômico, através do endereço eletrônico do Sistema de Avaliação Socioeconômica (Sase) e postar os documentos comprobatórios até as 16h do dia 16 de março. O procedimento pode ser consultado em Nota da SRCA sobre o procedimento.

Matrículas

As matrículas serão realizadas nos dias 15 e 16 de março nos campi onde o curso selecionado pelo candidato é ofertado, exceto os convocados para os cursos ofertados nos campi de Petrolina e Juazeiro (BA), cujas matrículas serão concentradas no Campus Juazeiro. Os documentos necessários para a matrícula estão disponíveis no edital n°1 do PS-ICG 2017. Os candidatos que participaram da CPLE, mas não foram classificados dentro do número de vagas, irão integrar a lista de remanejamento e poderão ser convocados para matrícula posteriormente, caso haja desistências. Todas as informações referentes ao PS-ICG 2017 estão disponíveis no Portal do Processo Seletivo. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone da Secretaria de Registro e Controle Acadêmico (SRCA) – (87) 2101-6764 – e pelo e-mail srca@univasf.edu.br.

Belém do São Francisco: Centro de Educação Superior abre ano letivo com Aula Magna

A Autarquia Belemita de Cultura, Desportos e Educação (ABCDE) -. mantenedora do Centro de Ensino Superior do Vale do São Francisco (Cesvasf) -, deu início ontem (21) ao ano letivo de 2017 com uma grande Aula Magna, a qual contou com a participação de todo corpo docente e discente da instituição.

O Cesvasf é uma referência no Sertão de Pernambuco, norte da Bahia e até mesmo no Estado de Alagoas na formação de professores em áreas de licenciaturas como Ciências Biológicas, Matemática, Física, Pedagogia, História, Geografia e Letras e inicia sua nova fase na oferta de cursos de bacharelado em Administração e Farmácia.

Em sua fala, a presidente Ana Gleide de Souza Leal Sa destacou que ainda neste período o Cevas prepara-se para ofertar os cursos de Pós-graduação em Gestão Ambiental, Língua Portuguesa e literatura, História do Brasil, Matemática e Psicopedagogia. Também está prevista a abertura de mais dois novos cursos de Bacharelado: Educação Física e Servico Social.

(c) 2015 Blog do Carlos Britto | produzido por proximavenda.com.br