Depois de muitas expectativas, Prefeitura de Belém do São Francisco divulga atrações do Carnaval 2017

Depois de muitas expectativas, a Prefeitura de Belém do São Francisco (PE), no Sertão de Itaparica, finalmente divulgou a grade da programação do Carnaval 2017. O ‘caldeirão’ é eclético: vai desde a baiana Carla Visi ao pernambucano Patusko, passando por Calcinha preta e Amigos Sertanejos.

Uma novidade é que o casal Zé Pereira e Vitalina terão a companhia de novos bonecos em seu desfile – inclusive a homenageada da festa, “Maria de Tadeu”. Outra novidade desse ano é em relação ao Polo Orla, que vai começar sempre às 11h a partir do sábado (25). Mas a folia já começa nesta quinta feira (23).

Petrolina já tem Rei Momo e Rainha do Carnaval 2017

As majestades do Carnaval de Petrolina já foram escolhidas. Maninho é o Rei Momo e Ayla a Rainha da folia na cidade, que tem abertura oficial marcada para o próximo sábado, 25, e prossegue com muito frevo, samba, axé e alegria até a ‘terça-feira gorda’, 28. A dupla foi anunciada pelo prefeito Miguel Coelho (PSB) em suas redes sociais.

Maninho e Ayla já começaram a reinar antes mesmo da folia oficial começar. Os dois estiveram no sábado, 18, na sexta edição do Baile de Máscaras do Bloco ‘Os que Ficaram’, realizado no Clube 21 de Setembro. A dupla registrou a presença no baile junto com Miguel e a secretária de Cultura, Turismo e Esportes, Maria Elena Alencar, além do presidente do bloco, Domingos Souza, e da homenageada do Carnaval petrolinense, Déa Rachel.

As majestades foram abrilhantar uma das prévias mais movimentadas e animadas da capital do Sertão. Conforme o organizador, Domingos Souza, o evento mostrou que já é parte do calendário festivo da folia petrolinense. “Mais uma vez agradeço a todos que compareceram. O Baile de Máscaras aqueceu foliões de todas as idades. Agora, que venha o Carnaval”, avaliou.

Prefeito de Trindade cancela Carnaval para colocar salários de servidores em dia

O prefeito de Trindade (PE), no Sertão do Araripe, Dr.Everton Costa, anunciou nesta segunda-feira, 20, o cancelamento do Carnaval do município. O gestor argumentou estar seguindo a recomendação do Ministério Público de Pernambuco (MPPE), o qual orientou prefeitos que estão com pendências como o de pagamento de servidores neste início de governo a suspender os Festejos de Momo para colocar as contas em dia.

Por recomendação do MPPE, tomamos a decisão de cancelar o Carnaval deste ano para que os salários atrasados fossem pagos e ainda poder realizar ações que possam garantir a saúde e o bem estar das pessoas da nossa cidade”, frisou.

Dr. Everton afirmou que a decisão não foi fácil e não é bem vista, sobretudo pela população mais jovem. “No entanto, que eles também devem reconhecer que com os salários em dia dos servidores municipais o comércio será assistido, as contas serão pagas e assim todos ganham com a circulação de dinheiro na economia municipal“, ponderou. (Foto: Ascom)

Bloco ‘Quem disse que a gente não vinha?’ sairá pela 8ª vez na folia em Petrolina conscientizando sobre violência contra a mulher

O Carnaval de Petrolina também terá espaço para conscientização sobre o combate à violência contra a mulher. No próximo sábado (25), o bloco carnavalesco ‘Quem disse que a gente não vinha’ sai pelas ruas da cidade pelo oitavo ano consecutivo. A concentração será às 16h30 na Orla I de Petrolina, na Avenida Cardoso de Sá.

O bloco sairá em direção à Praça 21 de Setembro, Centro da cidade, levando junto a animação, alegria e conscientização contra a violência de gênero e misoginia. Durante a mobilização, será realizada uma panfletagem alertando os foliões e toda a sociedade petrolinense sobre a importância da denúncia no combate à violência contra a mulher.

O bloco é organizado pela Secretaria Executiva da Mulher e de Acessibilidade do município, em parceria com a Secretaria da Mulher de Pernambuco. A titular da pasta, secretária Talita Andrade, lembra que o objetivo é chamar a atenção sobre o tema e, principalmente, alertar sobre a importância de denunciar a violência.

“Queremos transformar este momento de festa num momento de conscientização e empoderamento das mulheres. É fundamental que as pessoas saibam que a violência precisa ser combatida e cada um faz a sua parte quando denuncia os casos”, enfatiza Talita.

Em Petrolina, os casos de violência contra a mulher podem ser denunciados através dos telefones da Delegacia da Mulher, (87) 3866-6625; Centro de Referência de Atendimento à Mulher (CRAM), (87) 3867-3516; ou ainda pelo 0800-2818-187 e o número 180.

Porque hoje é domingo…Jason Mraz – “I’m Yours”

Em prévia para Carnaval de Petrolina, tradicional encontro de blocos aquece foliões

A uma semana do Carnaval de Petrolina, os foliões começaram a se aquecer ontem (18), animados pelos Blocos ‘Baque Opará’ e ‘8 Furos’, que promoveram uma prévia pelas ruas da cidade. O ponto alto foi o encontro dos blocos na Praça 21 de Setembro, área central da cidade. (mais…)

Maria Elena contesta representante do Cortejo Afro sobre falta de apoio à agremiação para Carnaval 2017

A secretária de Cultura, Esportes e Turismo de Petrolina, Maria Elena Alencar, contestou o coordenador do Cortejo Afro, Antônio Matos (o ‘Toinho’), ao garantir que a prefeitura não se recusou a apoiar o desfile da agremiação, a qual tradicionalmente é parte da Festa de Momo na cidade.

“Não foi negado apoio ao Cortejo Afro. Nós apenas deixamos claro que iríamos apoiar a manifestação da mesmo forma que as outras atrações da festa, até porque não há tantos recursos e tivemos que direcionar da maneira que todos pudessem abrilhantar o nosso Carnaval. Mas não foi aceito e eles resolveram procurar vereadores da oposição antes de sentar com a gente“, atestou a secretária.

Para o coordenador do Cortejo Afro, a presença dos povos de terreiro em eventos como o Carnaval é um ato tradicional na cidade. Ele considerou “discriminatória” a forma como a atração foi tratada na montagem da grade de programação do evento, lançada na última quarta-feira, 15.

O Corteja Afro vem apenas somar e embelezar a festa. Vem com um conceito de desmitificar o preconceito contra essa manifestação. É uma manifestação sem fins lucrativos. Não manter o Cortejo é mais uma forma de reforçar essa discriminação. Se a lei da vereadora Cristina Costa não nos dá garantia de custos para a apresentação, a lei da atual secretária e vereadora Maria Elena nos dá. Queremos abrir o diálogo com o prefeito Miguel Coelho para mostrar esse reconhecimento e a importância da presença do Cortejo na programação do Carnaval”, disse o coordenador.

Antônio Matos ainda frisou que caso não haja o diálogo com a prefeitura, poderá buscar o Ministério Público para fazer valer as leis que garantem a presença das manifestações culturais como o Cortejo Afro em eventos com recursos públicos do município. Se não houver consenso, essa deverá ser em 10 anos de Cortejo que a apresentação deixará de ser atração no Carnaval da maior cidade do Sertão.

Lançado livro de concurso nacional que conta com poema de escritora juazeirense

Como este Blog mostrou no ano passado, a juazeirense Mara Angélica Cordeiro, que mora na Irlanda há mais de seis anos, foi a única nordestina a ter um poema classificado no ‘Concurso Nacional Novos Poetas’, Prêmio Poesia Livre 2016.

Já com três livros lançados, Mara enviou dois poemas, como mandava o regulamento. O escolhido foi “Branca Neve”. Ele agora faz parte do livro ‘Antologia Poética’, do autor Isaac Almeida Ramos, lançado recentemente pela editora Vivara. Para adquirir o livro, basta acessar aqui.

1ª Bienal do Livro do Vale do São Francisco acontecerá em Petrolina

Petrolina prepara-se para sediar a 1ª Bienal do Livro do Vale do São Francisco. Para discutir o formato e preparativos do evento, a secretária de Educação, Maéve Melo, esteve reunida nesta semana com a equipe da Pasta e o representante da Andelivros, Afonso Carvalho, no Centro de Convenções Senador Nilo Coelho. Na Bienal ocorrerão palestras, mostras e lançamento de livros, noite de autógrafos, shows culturais, participação de escritores de renome nacional, contadores de histórias, youtubers, editoras e várias homenagens aos escritores da região.

De acordo com Maéve, a Bienal será a culminância do projeto de incentivo à leitura que a Secretaria está implantando nas escolas da rede municipal. “Será uma grande festa do saber. Teremos um grande evento, pois estamos preparando os nossos alunos para ser grandes leitores. Nas escolas, vamos incentivar a leitura de um livro por semana por aluno, além de outras atividades. Com esse hábito, vamos chegar até a Bienal com muitos novos amantes da leitura que, com certeza, terá reflexos no ensino-aprendizagem e no nosso Ideb”, pontua.

Além dos alunos, os professores terão atenção especial da Secretaria. “Vamos oferecer um bônus para que cada professor possa adquirir livros na Bienal para colaborar em sua formação continuada”, assegurou a secretária, que vai apresentar a proposta em formato de lei ao prefeito Miguel Coelho.  A intenção é colocar o evento no calendário oficial do município.

Na reunião, que contou com a participação da secretária executiva, Professora Sônia Passos, e da equipe gestora-administrativa de formação e ensino, foi formalizada a comissão organizadora do evento, que tem como objetivo pensar a proposta pedagógica, a estrutura, divulgação e organização da Bienal. O grupo vai se reunir uma vez por semana para avaliar o andamento das ações e encaminhar as demandas. (foto/divulgação)

Música, jogos e eventos infantis marcarão agenda deste final de semana no Juá Garden Shopping

O Juá Garden Shopping, em Juazeiro (BA), divulgou sua agenda cultural deste final de semana. O que não vai faltar são opções para o público adulto e infantil. (mais…)

(c) 2015 Blog do Carlos Britto | produzido por proximavenda.com.br