Distritos de Rajada e Izacolândia recebem intervenções de saneamento básico

Dando continuidade ao trabalho em conjunto, a Secretaria de Infraestrutura, Habitação e Mobilidade de Petrolina (SEINFRAHM) e a Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa) estão nesta quinta-feira (25) no Distrito de Rajada, zona rural da cidade. As equipes realizarão ações de manutenção no sistema de saneamento básico da comunidade.

Na programação estão duas principais atividades: a primeira será a limpeza e desobstrução do emissário, tubo responsável por receber o esgoto da rede coletora, e levá-lo até à estação elevatória; a segunda consiste na manutenção e limpeza da estação. O objetivo dos reparos é evitar que o sistema de saneamento da comunidade apresente problemas, causando transtornos à população.

Compesa e prefeitura também fazem um trabalho de manutenção da rede de saneamento em Izacolândia, também na zona rural. As equipes trabalham em diversas ruas do distrito para substituir parte da rede coletora, desobstruir tubulações e recuperar Poços de Visita (PVs). As informações são da assessoria. (Foto: Ascom PMP/divulgação)

Executivo envia projeto de gratificação de difícil acesso para secretário escolar da rede de ensino de Petrolina

Entrou na pauta da Câmara de Petrolina na sessão desta quinta (25) o projeto de lei de autoria do Executivo que institui gratificação para a função de secretário escolar da rede municipal de ensino. Segundo o líder do governo na Casa Plínio Amorim, vereador Ruy Wanderley (PSC), o prefeito Miguel Coelho (PSB) concede esse benefício para o cargo que foi criado este ano, com a reforma administrativa do novo governo.

A gratificação vai incidir em cima do número de hora que cada servidor exercer, se 100 ou 200 horas. O presidente do Sindicato dos Servidores Públicos de Petrolina (Sindsemp), Walber Lins, alegou que o percentual está abaixo do que as categorias da rede já recebem como professores e diretores. Ele diz que poderá pedir a inconstitucionalidade da lei, caso o projeto de lei seja aprovado.

‘Amor Sem Violência’: Presidente da Associação dos Surdos de Petrolina reclama de dificuldades em registrar casos de agressão na delegacia

A presidente da Associação de Surdos de Petrolina, Maria Helena Soares, revelou um dado preocupante quanto à violência de gênero. Por meio de um intérprete, ela afirmou a este Blog,  após o lançamento da Campanha ‘Amor sem Violência’, ontem (24) no Sest/Senat, que as mulheres com necessidades especiais “sofrem duas vezes”.

Primeiro, quando são vítimas de agressão doméstica; depois, quando vão à Delegacia da Mulher prestar queixa, já que não há um profissional especializado em Linguagem Brasileira de Sinais (Libras) para entendê-las e registrar a ocorrência.

O Blog deixa o espaço reservado a algum representante da Delegacia da Mulher, caso haja interesse em explicar esse fato.

Campanha de vacinação contra a gripe termina nesta sexta-feira em Petrolina e Juazeiro

Quem faz parte do grupo prioritário e ainda não se vacinou contra a gripe, tem até esta sexta-feira (26) para ir a um posto e garantir a sua proteção em Petrolina (PE) e Juazeiro (BA). O público-alvo da campanha no País é de 54,2 milhões de pessoas e, desse total, 58,2% foram vacinadas, segundo o Ministério da Saúde.

Podem receber a vacina gratuitamente crianças de 6 meses a menos de 5 anos, gestantes, mulheres no período de até 45 dias pós parto, idosos, trabalhadores da área de saúde, povos indígenas, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medidas socioeducativas, além de pessoas portadoras de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais independe da idade.

Segundo a Secretaria de Saúde (Sesau) de Juazeiro, após o fim da campanha, as doses serão administradas apenas para o reforço das crianças que tem entre 6 meses e 5 anos incompletos. As pessoas que estão no público-alvo, devem ir a Unidade Básica de Saúde mais próxima de sua casa, das 8h às 14h.

Em Petrolina, os postos de saúde da sede funcionam das 8h às 17h. Na zona rural, das 8h às 13h. A Secretaria de Saúde disse que a vacina está disponível em todas as unidades do município. Depois que a campanha terminar, somente se houver disponibilidade.

TSE vai extinguir mais de 30 zonas eleitorais em Pernambuco

Uma portaria assinada pelo presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Gilmar Mendes, deve extinguir mais de 30 zonas eleitorais em Pernambuco. O documento, publicado no Diário da Justiça Eletrônico (DJE), estabelece que “os tribunais regionais eleitorais deverão extinguir as zonas eleitorais localizadas no interior dos Estados” que não atendam a critérios estabelecidos de acordo com cada região.

O objetivo do corte de zonas eleitorais em todo o País seria a necessidade de enxugar gastos. Para desembargadores dos Tribunais Regionais Eleitorais (TREs) em todo o país, se a economia esperada for “somente” a da diminuição de servidores, promotores e juízes eleitorais, ela “não se justifica”.

Curioso é que a medida vem na contramão de outras recentes. Há poucos dias o TRE-PE inaugurou em Afogados da Ingazeira o Fórum Eleitoral José Virgínio Nogueira, sede do Polo 18, onde passou a funcionar o Cartório da 66ª Zona Eleitoral. Com o entendimento do TSE, a inauguração pode transformar o prédio em ‘elefante branco’. A grande maioria das cidades do Pajeú, por exemplo, perderá seus cartórios com a medida. A contar do último dia 16, quando a decisão foi publicada, o TRE-PE teve prazo de 30 dias para fazer um estudo de zoneamento e apontar ao TSE quais poderão ser extintas. Ainda não há cálculo de quantos eleitores serão afetados e de quanto será a economia. (Com a colaboração de Anchieta Santos/para o Blog/foto reprodução)

Gonzaga evita comentários sobre apoio de Fernando Filho e FBC ao Governo Temer

Um dos que respaldam a decisão da Executiva Nacional do PSB em se afastar do Governo Temer, o deputado federal Gonzaga Patriota tem se mantido discreto em relação a outros dois socialistas: Fernando Filho e Fernando Bezerra Coelho. Ambos defendem o presidente Michel Temer (PMDB), denunciado na delação premiada do empresário Joesley Batista, proprietário do frigorífico JBS.

Fernando Filho decidiu permanecer à frente do Ministério das Minas e Energia, contrariando a decisão da legenda. Ele e o pai, senador FBC, defendem as reformas propostas por Temer, as quais os socialistas não apoiam. Diante desse clima de mal-estar dentro do partido, Gonzaga, com toda sua experiência, acha que o momento é de não piorar ainda mais a situação e prefere não comentar o assunto.

Parnamirim: Prefeitura emite alerta sobre casal que aplica golpes na cidade

Os moradores de Parnamirim (PE), no Sertão Central, devem ficar atentos para não cair em golpes aplicados por estelionatários. Após alguns casos registrados, a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social emitiu um alerta, informando que a gestão municipal não tem equipe coletando dados em residências, pois não existe programa ou projeto sendo realizado pela atual administração. Um casal estaria aplicando os golpes no município.

Acompanhe:

A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social vem informar a toda a população, que até o atual momento não existe nenhum programa ou projeto realizado pela equipe da Secretaria, realizando visitas nas residências para coletar documentos e/ou cartão do seu benefício.

Já existem alguns casos de estelionato no nosso município, onde um casal se identifica como funcionário desta Secretaria, com a intenção de enganar e tirar destas pessoas o benefício.

Pedimos a todos que, caso você receba qualquer visita, não forneça nenhum documento ou cartão do banco ou do SUS, procure a Secretaria de Desenvolvimento Social para quaisquer informações.

Ascom/PMP

Problemas técnicos inviabilizam testes para reduzir vazão do Rio São Francisco

Os testes que deveriam ser realizados a partir desta semana, para reduzir a vazão do Rio São Francisco, nos reservatórios de Sobradinho, no norte da Bahia, e de Xingó, entre os estados de Alagoas e Sergipe, foram suspensos, por dificuldades técnicas. A informação é da Agência Nacional de Águas (ANA). Com isso, a defluência atual, de 700 metros cúbicos por segundo (m³/s), continua sendo praticada, enquanto o novo patamar, de 650 m³/s não começa a vigorar.

O pacote de medidas proposto pela ANA para redução das vazões até o limite de 540 m³/s, que deveria ser discutido na videoconferência, acabou não acontecendo. O motivo está nas dúvidas existentes nos aspectos da operação e a falta de consenso quanto às formas operacionais. Do ponto de vista prático, a adoção das reduções cria problemas técnicos que não podem ser resolvidos imediatamente. Além disso, a maioria dos estados que participam da videoconferência limitou-se a admitir as medidas, sem maiores considerações.

A dificuldade técnica para início dos testes deverá se agravar ainda mais, pois já existem problemas nas turbinas geradoras de energia e o período de testes deverá ser ainda mais alongado. O pacote de medidas proposto pela ANA também foi apresentado na semana passada, durante a 32ª Plenária Ordinária do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco (CBHSF), no Recife (PE). Apesar de ser um dos estados interessados na questão, a representação do governo de Alagoas não participou das discussões. Na próxima semana acontecerá nova reunião de avaliação das condições hidrológicas da bacia do São Francisco.

Ex-vereador Alvorlande Cruz admite retorno ao grupo do senador FBC

O prefeito de Petrolina, Miguel Coelho (PSB), deverá aumentar, em breve, seu leque de aliados. Um velho conhecido caminha para retornar ao grupo político do senador Fernando Bezerra Coelho (PSB).

Trata-se do vereador Alvorlande Cruz, que na gestão passada havia ido de mala e cuia para a base do então prefeito Julio Lossio (PMDB).

Ontem (24), durante o lançamento da campanha de combate à violência contra a mulher, idealizada por este Blog, Alvorlande (de óculos escuros) teve uma conversa com Miguel, após o evento no Sest/Senat. Juntamente com os vereadores Osinaldo Souza (PTB) e Elias Jardim (PHS), o ‘filho pródigo’ era todo sorrisos ao lado do prefeito. E Alvorlande já mandou avisar que está mesmo voltando ao seu antigo grupo. Detalhe: ele é irmão do atual vereador Aero Cruz (PSB), aliado de primeira hora do senador.

Polícia Militar tem novo comandante regional em Juazeiro

O Comando de Policiamento Regional Norte (CPRN), localizado em Juazeiro (BA), terá um novo titular. O coronel PM Anselmo Moreira Bispo (foto) assumirá o cargo no lugar de outro coronel, Alfredo Nascimento, que tinha assumido o cargo no final de 2015. A informação foi publicada no Diário Oficial do Estado (DOE).  O Coronel Anselmo Bispo, que é juazeirense, estava na Academia de Polícia Militar, da estrutura da Secretaria de Segurança Pública (SSP).

Segundo consta no Diário Oficial, Alfredo Nascimento foi nomeado para o cargo de Comandante de Policiamento Regional da Capital, da estrutura da SSP.

Também foi exonerado do cargo o comandante da 76ª Companhia Independente de Polícia Militar, em Juazeiro, Major Manuel de Araújo Perdiz Filho. Quem assumirá o comando é o Major Luiz Henrique Vieira de Souza.

Ainda em Juazeiro, o Major Iulo Lins também foi exonerado do comando da 73ª CIPM. Quem assumirá o comando da Companhia será o Major Eduardo Almeida Cunha. Ainda não foi informado quando os comandantes serão empossados. (foto/arquivo divulgação)

(c) 2015 Blog do Carlos Britto | produzido por proximavenda.com.br