Secretaria de Infraestrutura, Habitação e Mobilidade de Petrolina passa a atender em nova sede

A Secretaria de Infraestrutura, Habitação e Mobilidade de Petrolina (SEINFRAHM) está com uma nova sede. O prédio fica localizado na Avenida Guararapes, 2.228, em frente ao Colégio Maria Auxiliadora, no Centro da cidade.

O atendimento é realizado de segunda à sexta-feira, das 8h às 13h. No local os cidadãos podem buscar informações sobre assuntos relacionados à infraestrutura e à mobilidade da cidade, além das questões habitacionais como o programa federal ‘Minha Casa Minha Vida’.

Depois de obra embargada por prefeitura na Orla de Petrolina, bom senso parece prevalecer

Depois da prefeitura embargar a obra de um posto de combustíveis na Orla de Petrolina, área central da cidade, o proprietário parece ter mudado de ideia.

Moradores próximos à obra denunciaram que a mesma havia sido construída irregularmente, ferindo o Código de Postura do município, já que avançava sobre o espaço destinado a pedestres. Agora a parede foi derrubada, recuando do avanço irregular. E o bom senso, pelo visto, prevaleceu.

Setranvasf amplia em Petrolina postos de emissão de cartão pré-pago

Em Petrolina, o Sindicato das Empresas de Transporte Coletivo do Vale do São Francisco (Setranvasf) ampliou o número de postos de recarga e emissão de cartões pré-pagos (primeira via). São 50 postos de recarga espalhados pelos bairros da cidade. Destes, 20 vão poder comercializar os cartões pré-pagos, sem burocracia e com entrega imediata aos usuários gratuitamente.

O usuário poderá confeccionar o cartão nos mesmos pontos em que são feitas as recargas, tornando assim o processo mais cômodo e ágil. É só comparecer à uma das lojas BIP portando os originais de Carteira de Identidade (RG), CPF e comprovante de residência.

Ao receber a primeira via do BIP Pré-pago, o cliente deve efetuar uma recarga mínima correspondente ao valor de duas tarifas vigentes no transporte público coletivo de Petrolina. Vale lembrar que os portadores do cartão têm descontos na tarifa e a comodidade da integração nas linhas dentro da cidade. O dispositivo torna-se mais seguro ainda, já que em casos de perda ou roubo, o usuário pode fazer o bloqueio dos créditos e recuperá-los posteriormente.

 A lista completa dos postos pode ser conferida clicando aqui.

Vereador propõe PPP para construção de novos pontos de ônibus em Petrolina

Uma proposta do vereador Edilsão do Trânsito (PRTB) poderá garantir em Petrolina a implantação de novos pontos de ônibus na cidade, a partir de uma Parceria Público-Privada (PPP).

Pelo projeto de Edilsão, o empresário interessado poderia construir uma parada de ônibus onde achasse mais adequado, com toda a estrutura para os usuários do transporte coletivo. Em troca, ele divulgaria a marca de sua empresa no próprio equipamento.

“Esse empresário faria sua propaganda durante 24 meses, podendo prorrogar por mais 24 meses. Durante esse tempo apenas ele poderia divulgar sua marca, ninguém mais”, justificou. Segundo Edilsão, sua ideia nasceu pelo fato de a prefeitura não ter, muitas vezes, condições financeiras de arcar com a construção de pontos de ônibus pela cidade.

O vereador explica, ainda, que os pontos seriam todos padronizados, de acordo com a prefeitura. Os interessados, neste caso, iriam procurar a Autarquia Municipal de Mobilidade de Petrolina (AMMPLA) e fariam o contrato. Cada ponto, segundo Edilsão, custa entre R$ 3 mil e R$ 4,5 mil. “Isso vai ser bom para a população, para os empresários e também para a prefeitura”, ressaltou. Ele informou a este Blog já ter dado entrada com o projeto na Casa Plínio Amorim.

Encontro discute suspensão do direito de pessoas com deficiência no transporte coletivo de Petrolina

A suspensão do direito ao transporte coletivo de Petrolina de pessoas com deficiência foi tema de um encontro ocorrido na tarde de ontem (12), no plenário da Casa Plínio Amorim, entre representantes da prefeitura e do Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência. O debate levou um bom número de participantes ao plenário.

Representando a administração, a secretária executiva de Acessibilidade, Talita Andrade, ressaltou sobre a sensibilidade do atual prefeito Miguel Coelho em resolver a situação. Mas, segundo ela, o momento é de levantar dados e construir uma saída que assegure os direitos desse segmento.

Por parte da Procuradoria do município, o advogado Luzemberg Santos informou estar analisando a decisão do Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE), que suspendeu o direito ao Passe Livre dos portadores de necessidades especiais em 2016.  Ao final do debate foi formada uma comissão entre integrantes da prefeitura e do conselho para se reunir na Procuradoria e, em seguida, apresentar uma proposta a Miguel Coelho. O encontro também teve a participação de integrantes das Secretarias de Governo e da Mulher, além da AMMPLA.

 

Estudantes de Petrolina têm até hoje para regularizar cartão BIP

Estudantes que ainda não compareceram para o recadastramento por biometria terão até esta quinta-feira (13) para regularizar o seu Cartão BIP. O alerta é do Sindicato das Empresas de Transporte Coletivo do Vale do São Francisco (Setranvasf)

Para efetuar o recadastramento, que é gratuito, basta comparecer às lojas BIP, localizadas no Centro de Petrolina e no Expresso Cidadão (River Shopping). Os estudantes devem apresentar original de documento de identificação com foto, CPF, comprovante de residência (obrigatoriamente em nome do estudante ou de seus genitores) e declaração do curso emitida pela instituição de ensino ou comprovante de matrícula (contendo curso, duração, grade e horário, assinado e carimbado pela instituição).

O Centro de Petrolina e os obstáculos que desafiam a mobilidade

Não é de hoje que os obstáculos nas calçadas do Centro de Petrolina desafiam a mobilidade de quem tem limitações físicas.

Na Avenida Souza Filho, por exemplo, um pequeno vão localizado próximo a um conhecido hotel pode colocar em risco os cadeirantes, que são obrigados a fazer ‘malabarismo’ para se livrar desse obstáculo, ou pessoas cegas.

Mas até quem não nasceu com problemas físicos pode sofrer as consequências de um pequeno acidente, caso esteja desatento. Por enquanto, não tem outro jeito: é redobrar a atenção.

Cadeirante esbarra na falta de acessibilidade em novo prédio da Polícia Civil de Petrolina

A Polícia Civil em Petrolina foi contemplada no final de dezembro do ano passado com uma nova sede do Instituto de Criminalística, localizada na Avenida Cardoso de Sá, dentro do 5º Batalhão de Polícia Militar (BPM). Mas nem tudo são flores.

A acessibilidade continua sendo um grande obstáculo para quem não pode se deslocar, a exemplo da cidadã na foto acima. Cadeirante, ela se viu em dificuldades para entrar no órgão devido à falta de degraus.

Mas esse fato também pode ser um problema, por exemplo, para idosos e gestantes, que têm sua mobilidade restringida. E o que não falta em Petrolina são locais de difícil acesso. Um desafio das grandes cidades que precisa ser colocado, urgentemente, em primeiro plano.

Por falta de abrigos, usuários das barquinhas penam debaixo do sol

A falta de abrigos em Petrolina não deixa no prejuízo apenas os usuários dos ônibus urbanos. Quem depende das barquinhas para fazer a travessia até Juazeiro (BA), passa pelo mesmo suplício. (mais…)

Vídeo Blog: Entrevista exclusiva com o prefeito Miguel Coelho

(c) 2015 Blog do Carlos Britto | produzido por proximavenda.com.br