Leitor chama atenção para aspectos que atrapalham desenvolvimento do Bairro Gercino Coelho

Preocupado com alguns aspectos que estariam atrapalhando o desenvolvimento do Bairro Gercino Coelho, zona norte de Petrolina, o leitor Edson Andrade destacou ao Blog os principais desafios que acredita que o bairro enfrenta.

Confiram:

Prezado Carlos Britto,

Moro no Bairro Gercino Coelho desde os anos 80, e vejo com preocupação certos aspectos que atrapalham o nosso desenvolvimento. Conforme a imagem do Google Earth, podemos notar a imensa faixa de terreno sem uso algum, e que se fosse urbanizada, aumentaria a área comercial do Centro da cidade, além de provocar uma maior integração entre bairro/Centro.

Não sei a quem pertence, se é público ou privado. Sendo público, já deveria ter um projeto que beneficiasse aquele espaço.

Se privado, a prefeitura poderia se comunicar com os donos e orientá-los no sentido de que haja uma intervenção ou até mesmo a venda de terrenos para comerciantes, que com certeza construiriam diversos formatos de lojas. Sem contar que é uma área muita perigosa durante o período noturno.  

Outro problema que aflige o Gercino Coelho é a questão da segurança em torno da Rodoviária, limpeza e recuperação dos pavimentos das ruas, retomada das obras de reforma da Praça na Rua Maurício de Nassau, entre outras intervenções.

Outra sugestão que o prefeito poderia analisar seria a interdição de parte da Avenida da Integração aos domingos, para que a população pudesse usar para lazer, como visto em São Paulo, por exemplo, no trecho do Minhocão. Apesar de imenso e com uma população maior que muitas cidades pequenas, o bairro possui muito pouco espaço para atividades esportivas e culturais. 

Atenciosamente

Edson Andrade/Leitor

Empresa responsável pela Zona Azul pode ser obrigada a cobrir danos e furtos a veículos em Petrolina

O vereador Edilsão do Trânsito (PRTB) apresentou três Projetos de Lei  (PLs) na Casa Plínio Amorim nesta semana. As proposições estão tramitando nas comissões responsáveis e, caso sejam aprovadas, ampliarão os direitos dos cidadãos.

O PL nº 010/2017 responsabiliza a empresa responsável por operar a Zona Azul a cobrir furtos, roubos e quaisquer tipos de danos materiais sofridos pelo veículo estacionado dentro desse sistema pago. No entendimento do vereador, se há cobrança por um serviço, há direito para o cidadão.

Alguns municípios já entendem que o estacionamento de Zona Azul deve sim gerar cobertura para furtos, roubos e danos no veículo e em Petrolina temos observado que também se faz necessário essa responsabilização para a empresa operante” comenta Edilsão.

Já o PL nº 009/2017 torna responsabilidade do município a implantação de lombadas nas vias públicas. Hoje, a Autarquia Municipal de Mobilidade de Petrolina (AMMPLA) se responsabiliza apenas pelo estudo, e cabe aos cidadãos a colocação desse tipo de sinalização.

Pontos de ônibus

A terceira proposta diz respeito aos pontos de ônibus da cidade. O PL nº 008/2017 cria o Programa Municipal ‘Adote um Ponto de Ônibus’, cujo objetivo é estimular empresas privadas a adotar pontos de ônibus existentes ou implantar novos, realizar a manutenção e conservação e, como contrapartida, utilizar o espaço para publicidade, ficando a AMMPLA responsável pela aplicação dessa Lei.

Ministro assegura início de obras do segundo trecho da Travessia Urbana em Juazeiro

O ministro dos Transportes, Maurício Quintela, assegurou o início das obras do segundo trecho da Travessia Urbana da BR-407, que vai do Mercado do Produtor de Juazeiro (BA) até o contorno da São Luiz. A confirmação foi dada durante encontro do prefeito Paulo Bomfim (PCdoB) com o ministro, ontem (22), em Brasília (DF). O deputado federal Daniel Almeida (PCdoB) mediou a reunião.

Durante o encontro, Bomfim, também acompanhado do ex-prefeito Isaac Carvalho (PCdoB), lembrou ao ministro que a obra da Travessia já tem 2 km de pista duplicada. No segundo trecho serão alargados 4 km, num intervalo que vai do Mercado do Produtor, passando pela Avenida da Estação, até o contorno da São Luiz. Maurício Quintela se comprometeu a ir a Juazeiro dar a ordem de serviço das obras.

Também participaram da audiência o secretário de Gestão de Programas de Transportes do ministério, Luciano de Castro, o diretor de Infraestrutura Rodoviária do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), Luiz Antônio Garcia, e o diretor do Departamento de Programas de Transportes do Ministério, Paulo Sérgio Souza. (foto/divulgação)

Setranvasf realiza em Juazeiro cadastramento biométrico de estudantes e idosos

O Sindicato das Empresas de Transporte Coletivo do Vale do São Francisco (Setranvasf) iniciou em Juazeiro (BA) o recadastramento dos estudantes e o cadastramento biométrico de idosos que têm direito à gratuidade na passagem de ônibus. Até o dia 31 de março, idosos que têm a partir de 65 anos deverão se dirigir à sede do Sindicato, na Praça Pedro Pereira Primo, nº6 (Centro) para realizar o serviço e receber um cartão específico. Todo o processo é gratuito.

O idoso deverá levar os documentos originais da carteira de identidade (RG) e do CPF, além de comprovante de residência. Já os estudantes precisam apresentar original de documento de identificação com foto, CPF, comprovante de residência (obrigatoriamente em nome do estudante ou de seus genitores) e declaração do curso emitida pela instituição de ensino ou comprovante de matrícula (contendo curso, duração, grade e horário, assinado e carimbado pela instituição). Quem tiver dúvidas pode se informar pelos telefones (74) 3613-229/3611-7714.

Viva Petrolina esclarece sobre movimento de ex-funcionários e ônibus voltam a circular

A empresa de transporte coletivo Viva Petrolina emitiu nota esclarecendo o motivo do atraso nos ônibus na manhã de hoje (16). De acordo com a empresa, não foi deflagrada greve de motoristas, e sim um movimento de ex-funcionários na entrada da empresa. Em nota, a Viva Petrolina classificou o protesto como um “ato irresponsável com toda a população”.

Os ex-funcionários alegam falta de pagamento. A empresa ainda informou estar “em processo de recuperação judicial por conta da forte crise que acomete o País e, especialmente, todo o setor de transporte. Todos os prazos legais vêm sendo cumpridos religiosamente”.

A Viva realizou nesta manhã uma reunião com os ex-funcionários e se colocou à disposição para dirimir todas as dúvidas.  “De qualquer maneira, lamenta e repudia que, por conta de problemas individuais, toda a população seja prejudicada. A frota de ônibus já está funcionando na sua totalidade”, ressaltou.

Representantes do Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência e diretor da CSTT de Juazeiro discutem ajustes e parcerias

Uma reunião na manhã de hoje (14), na Casa dos Conselhos de Juazeiro (BA), entre representantes do Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência (CMPD) e o diretor da Companhia de Trânsito e Transporte (CSTT), Damião Medrado, propôs ajustes e parcerias entre as instituições.

Demandas encaminhadas à CSTT, como acessibilidade, passe livre e cobertura na parada de ônibus do Residencial São Francisco, foram reconhecidas como necessárias. Mas as providências, segundo Medrado, estão sendo tomadas. A renovação do Passe Livre já deve acontecer na primeira semana de março, bem como a cobertura para o Residencial São Francisco.

Segundo Emanuela Mariano, presidente do CMPD, dos 32 ônibus da frota apenas 14 são adaptados para cadeirantes, e há bairros servidos com apenas três carros, sendo somente um para cadeirantes. Mesmo assim, quando quebra, ela conta que o bairro fica desassistido. Ainda com relação à acessibilidade, Emanuela disse que os motoristas e cobradores devem receber treinamento para facilitar o acesso do cadeirante.

Damião Medrado disse que está em fase de conclusão um convênio entre Sesc/Senac para capacitação e treinamento de todos os motoristas de transporte coletivo, taxistas, mototaxistas e o certificado do curso será exigido na renovação do alvará. Os agentes de trânsito foram os primeiros a receber esse treinamento. Sobre transporte, o diretor da CSTT declarou que a partir do dia 1º de março será instalado um sistema de monitoramento (GPS) em todos os ônibus, desde a saída dos bairros até o Centro da cidade, com investimento do munícipio nas vias de acesso. Também participaram da reunião a vice-presidente da entidade, Maria Quitéria Lima Araújo; o representante do Conselho Estadual da Pessoa com Deficiência, Zewilson Batista da Silva; e a equipe da Casa dos Conselhos. (Fonte/foto: Ascom PMJ)

Prefeitura esclarece sobre volta da gratuidade no transporte coletivo de Petrolina

Sobre a volta da gratuidade no transporte coletivo de Petrolina, cujo apelo foi feito pelo leitor Rafael Alves Rocha a este Blog, a prefeitura municipal enviou uma nota de esclarecimento. De acordo com a administração, a medida segue uma decisão do Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE), a pedido do sindicato que responde pelas empresas de ônibus na cidade – o Setranvasf. No entanto, a questão está “sob análise” do atual governo municipal.

Confiram:

Em relação ao questionamento sobre a suspensão da gratuidade das passagens de ônibus do transporte municipal para idosos, entre 60 e 64 anos, pessoas com deficiência, doentes crônicos e policiais civis e militares, a Autarquia Municipal de Mobilidade de Petrolina (AMMPLA) esclarece que foi uma decisão do Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE), atendendo a um pedido do Sindicato das Empresas de Transporte Coletivo do Vale do São Francisco (Setranvasf). Portanto, está sendo cumprida.

Vale ressaltar que, devido ao processo de transição de governo, esse primeiro mês da nova administração foi de análise de processos e contratos. A AMMPLA reforça que já está analisando o caso para tomar as providências possíveis junto aos órgãos envolvidos.

Prefeitura Municipal de Petrolina/Ascom

Deficiente que sofre de epilepsia cobra volta da gratuidade no transporte público de Petrolina

O leitor Rafael Alves Rocha questiona por que até agora a situação das pessoas com difidência que dependem de transporte coletivo em Petrolina não foi resolvida. Ele lembra que desde o final do ano passado a classe teve a gratuidade suspensa.

Sou deficiente físico e dou crises epilépticas sem controle. Dependo de muitos remédios e vou sempre a hospitais, mas agora não posso ir, pois cortaram os vales transporte”, relatou.

Rafael reclama que não tem mais a quem apelar. Já foi à Setranvasf, sindicato que reúne as empresas do setor, a qual o orientou a procurar a prefeitura. “Quando procuro a Secretaria de Acessibilidade, mandam procurar a a Setranvasf”, lamenta.

Sei que não é só eu que necessito, mas inúmeros deficientes aqui de Petrolina. Também não tenho encontrado mais ninguém para falar na Setranvasf”, finaliza Rafael.

Moradora reclama de trânsito confuso em semáforo próximo a condomínio de Petrolina

Uma moradora de condomínio Sol Nascente, próximo à Facape, reclama sobre a “confusão” que virou a Avenida Cardoso de Sá, que dá acesso a sua casa, após o início das aulas. Segundo relatou ao Blog, ela informa que o cenário é mais crítico entre às 7h e 7h40, por ser uma área com muitas unidades educacionais, de todos os níveis de ensino. (mais…)

Barra fincada em avenida movimentada do Centro de Petrolina causa pequeno acidente e revolta leitor

Uma barra de ferro fincada em frente a um imóvel na Avenida Fernando Góes, Centro de Petrolina, vizinho a uma lavandeira conhecida na cidade, causou um pequeno acidente e revoltou um leitor do Blog, que chamou atenção para o problema. Ele é cliente da lavanderia e teve o veículo danificado devido ao equipamento, que passa praticamente despercebido. Ele  enviou a foto da barra, que à noite se torna ainda mais arriscada para condutores e ciclistas.

O leitor, que teve seu carro danificado pela barra de ferro, espera que as autoridades de trânsito de Petrolina tomem providências o quanto antes, pois o equipamento pode provocar outros acidentes. A barra está distante mais de 30 cm do meio fio e não tem nada que a identifique. Um perigo.

(c) 2015 Blog do Carlos Britto | produzido por proximavenda.com.br