Celpe esclarece sobre lâmpada acesa de poste no KM 2

Em nota enviada ao Blog, a Companhia Energética de Pernambuco (Celpe) esclareceu sobre a denúncia de moradores divulgada ontem (25), acerca de uma lâmpada acesa de um poste localizado no Bairro KM 2.

“A Celpe informa que a manutenção da iluminação pública é de competência da Prefeitura de Petrolina. Solicitações para substituição de lâmpadas queimadas e postes acesos durante o dia devem ser encaminhadas à administração municipal”, ressaltou a Companhia.

 

Renegociação de dívidas do K1 em Pernambuco será retomada após Carnaval

Devido ao feriado de Carnaval, dia 28, e a paralisação do sistema no início de cada mês, o atendimento aos produtores dos Perímetros de Irrigação Senador Nilo Coelho e Bebedouro não será realizado durante a próxima semana, entre o dia 27 de fevereiro e 3 de março. As renegociações continuarão, normalmente, a partir do dia 6 de março.

O atendimento está sendo realizado das 8h às 11h e das 13h30, às 17h no setor financeiro. O presidente da Comissão de Negociação, Erasmo José da Silva, conta que, até aqui, os atendimentos têm sido muito proveitosos. “Até este momento, todos os produtores que estiveram aqui fecharam a renegociação. Os descontos têm sido satisfatórios e temos visto os produtores saírem da Codevasf felizes com os resultados”, informou. Ainda de acordo com Erasmo, têm sido atendidos, em média, 20 produtores por dia.

Os agricultores dos perímetros públicos de irrigação da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) estão sendo beneficiados pela Lei 13.340, que autoriza a renegociação de dívidas de crédito rural de agricultores principalmente do Nordeste e do Norte. Em Pernambuco, produtores do Senador Nilo Coelho e Bebedouro já estão comparecendo à sede da 3ª Superintendência Regional (SR) Companhia, em Petrolina, para fazer a repactuação de suas dívidas.

ONG implementa novas tecnologias sociais de armazenamento d’água no Sertão pernambucano

O Centro de Educação Comunitária Rural (Cecor), situado em Serra Talhada (PE), no Sertão do Pajeú, iniciou a construção de novas tecnologias sociais de armazenamento de água e incremento à produção de alimentos do Programa Pernambuco Mais Produtivo (PE+P) nos municípios de Santa Cruz da Baixa Verde, Triunfo, Flores, Carnaíba, Quixaba e Santa Terezinha, todos no Pajeú.

No total, serão construídas 270 novas tecnologias, sendo 50 tanques de pedra, 20 barreiros lonados e 200 abrigos de secagem. Essas tecnologias estão sendo construídas na propriedade das famílias rurais que já receberam as cisternas calçadão. O Cecor já concluiu a meta da primeira etapa do PE+P, sendo construídas 3.775 cisternas calçadão de 52 mil litros e está executando atualmente a segunda etapa, que tem como meta a construção de 2.025 cisternas em vinte e três municípios dos Sertões do Pajeú e Moxotó.

As novas tecnologias são as seguintes:

Tanque de pedra (ou caldeirão) – É uma tecnologia comum em áreas de serra ou onde existem lajedos, que funcionam como área de captação da água de chuva. São fendas largas, barrocas ou buracos naturais, normalmente de granito. O volume de água armazenado vai depender do tamanho e da profundidade do tanque. Para aumentar a capacidade, são erguidas paredes na parte mais baixa ou ao redor do caldeirão natural, que servem como barreira para acumular mais água. É uma tecnologia de uso comunitário. A água armazenada é utilizada para o consumo dos animais, plantações e os afazeres domésticos. Lavar a roupa é uma das práticas mais comuns.

Abrigo de Secagem – São pequenas casas de alvenaria (medindo 5m x 2,5m) que servem para estocagem da produção de grãos e forragens. Os abrigos de armazenamento surgiram a partir da demanda da cisterna-calçadão.

Barreiro lonado – Tanque longo, estreito e fundo escavado no solo, que armazena água por mais tempo, diminuindo a evaporação durante a estiagem. Diferente do barreiro comum, o tipo lonado tem o seu fundo e superfície cobertos por uma lona plástica, com capacidade de armazenar mais de 150 mil litros. (foto/divulgação)

Para alegria dos foliões petrolinenses, Carranca Dourada sai da ‘hibernação’

Resiliência. No sentido figurado, o termo significa “capacidade de superar, de se recuperar de adversidades”. É exatamente com esse sentimento que a Troça Carnavalesca Carranca Dourada sairá novamente pelas ruas do Centro Histórico de Petrolina no Carnaval deste ano. O desfile do Carranca será às 19h deste domingo (26), com concentração às 18h na Rua Manoel Clementino (em frente à Clínica Salute).

Fundado em 1999, tendo à frente Luiz Frota e Marcos Brasil, o Carranca Dourada marcou, à época, a retomada dos carnavais de rua de Petrolina, vistos em décadas anteriores. Mas infelizmente o bloco decidiu sair de cena devido à falta de investimentos na festa cultural, por parte de administrações passadas.

Agora o período de ‘hibernação’ acabou, para alegria dos admiradores do Carranca Dourada. Quem define o estado de espírito atual é um dos ‘cabeças’ do bloco, Marcos Brasil:

“Resiliência é a capacidade de voltar ao seu estado natural, mesmo depois de ter passado por uma fase ruim e complicada em nossas vidas. Assim é o Carranca Dourada. Como o pássaro Fênix, ele sempre ira ressurgir das cinzas. O rei malvado, como previsto, um dia iria embora, e com ele foi também o seu decreto de que o povo de Petrolina não gosta de carnaval. Viva o Carranca Dourada, que resistiu firme e forte a noite mais escura que Petrolina já passou. Carranca Dourada, tão eterno quanto o Carnaval!”.

 

Curaçá: Jovens de comunidades rurais fazem levantamento de realidade e apontam propostas políticas públicas

Dezenas de jovens da região de São Bento, Riacho Seco, Mucambo e Nova Esperança – comunidades rurais do interior de Curaçá, no norte da Bahia – fizeram um importante levantamento de suas realidades observando as potencialidades e os desafios enfrentados pela juventude rural do município. Esse grupo é de famílias rurais contempladas pelas ações do Projeto de Assessoria Técnica e Extensão Rural (Ater Sustentabilidade), executado pela Instituto Regional da Pequena Agropecuária Apropriada (IRPAA) em cinco municípios da região sanfranciscana.

Entre as questões relacionadas ao potencial produtivo das comunidades e que podem ajudar a manter o jovem em sua terra, estão a criação de caprinos, ovinos, aves e abelhas, além da produção de frutas e a conquista da terra. O engajamento da juventude rural nas associações, sindicatos e entidades do movimento social também apareceu como ação estratégica para que a juventude assuma um pouco mais os destinos de suas comunidades.

O técnico Jadson Lopes, que esteve na equipe de facilitação do encontro, também destacou o potencial produtivo existente na área rural onde moram esses jovens, e que  pode estar gerando mudanças e transformação positivas na vida deles. Jadson lembrou que tudo o que foi apontando no levantamento vai orientar as ações do Ater e de outros projetos que chegam nessas comunidades considerando o modo de vida dos jovens que tão bem expressaram suas realidades. As discussões continuaram com outros encontros do projeto envolvendo jovens também da região de Barro Vermelho, Patamuté, Mundo Novo, Poço de Fora, entre outras comunidades rurais do município. (foto/divulgação)

Contra Reforma da Previdência, lideranças do Sinticope reforçam apoio a audiência sobre tema na Casa Plínio Amorim

Representantes do Sindicato dos Trabalhadores do Comércio de Petrolina (Sintcope) estiveram esta semana no gabinete do vereador Osinaldo Souza (PTB), que solicitou para o próximo dia 10 de março uma audiência pública na Casa Plínio Amorim para discutir pontos da Reforma da Previdência. A exemplo de Osinaldo, os sindicalistas entendem que a proposta “fere direitos” da classe trabalhista do país.

A atual presidente e o vice do Sintcope, respectivamente Dilma Gomes e Sérgio Lacerda, não só respaldaram a iniciativa do vereador como garantiram presença na audiência.

“Da forma como projeto do governo está apresentado, vai impossibilitar a aposentadoria dos trabalhadores. Isso atinge todas as classes! Então viemos conversar como vereador e manifestar nosso desejo de participar da audiência e cobrar que os vereadores fiquem do lado dos trabalhadores nessa luta”, disse Dilma. Osinaldo lembrou que o momento exige a participação da sociedade. “Não adianta ficar nas calçadas reclamando. A população tem que se mobilizar, se organizar e pressionar, porque o projeto tira direitos já adquiridos dos trabalhadores”, avaliou. (foto: Assessoria/divulgação)

IF Sertão-PE homologa concurso público para técnico-administrativos

Os concurseiros de plantão devem ficar atentos para uma nova oportunidade. É que o  Instituto Federal do Sertão Pernambucano (IF Sertão-PE) divulgou, na sexta-feira (24), o edital de homologação nº 11, de 23 de fevereiro de 2017. O documento é referente à realização do concurso público para provimento de cargos efetivos de técnico-administrativos em Educação, regido pelo edital nº 36/2016.

O edital foi divulgado no Diário Oficial da União (DOU) na última quinta-feira (23). O edital e outras informações referentes ao concurso público podem ser conferidos acessando aqui.

De hoje até a terça-feira Petrolina será do rei e da rainha

Uma folia sem seu Rei Momo e sua Rainha de Carnaval não é folia. Por isso, a partir de logo mais à noite até a próxima terça-feira 928), Petrolina será do eletricista Josemário Paulo e da modelo e estudante Aylla Cavalcante, quando receberão a Chave da cidade das mãos do prefeito Miguel Coelho.

Josemário, ou ‘Maninho’ para os mais íntimos, tem 40 anos e é experiente na missão: será Momo pela terceira vez. Já Aylla é uma estreante no posto de rainha. Mas, aos 21 anos, ela não esconde a paixão pela tradição. Das passarelas da cidade, a jovem rainha que brilhar também no Carnaval petrolinense. Uma saudação a vossas majestades! (foto/divulgação)

Secretaria de Educação de Juazeiro divulga lista final do processo seletivo simplificado

Depois de divulgado o resultado final do concurso da Secretaria de Saúde de Juazeiro, a Secretaria de Educação e Juventude (Seduc) também divulgou os classificados no Processo Seletivo Simplificado. De acordo com o edital nº 04/2016 e alterações, a lista é destinada a cadastro reserva nos cargos de nível fundamental, médio e superior, em setores e serviços da Seduc.

Além do resultado final, a Seduc divulgou também o resultado do julgamento dos recursos interpostos em face do resultado preliminar do processo.

A convocação será feita de acordo com as necessidades da instituição. O processo foi realizado mediante avaliação curricular de títulos dos candidatos e experiência profissional dos mesmos. Os salários variam de R$ 888,00 a R$ 2.122,64. O resultado está disponível no site da Prefeitura de Juazeiro, e também pode ser conferido abaixo:

aqui a lista Resultado Final.

aqui a lista Resultado do Julgamento dos Recursos.

Folia de Momo começa oficialmente hoje em Petrolina; confiram programação completa

Será aberto oficialmente na noite deste sábado (25) o Carnaval oficial de Petrolina. Até a próxima terça-feira (28), os amantes de uma das festas mais populares do Brasil terão uma série de atrações para todos os gostos.

Confiram a programação completa da festa petrolinense, batizada de ‘Sou o Novo Carnaval’, no link programação Carnaval de Petrolina 2017.

(c) 2015 Blog do Carlos Britto | produzido por proximavenda.com.br