Seca do Lago de Sobradinho ganha destaque nacional e é matéria do Fantástico

por Carlos Britto // 23 de março de 2015 às 08:00

sobradinhoNo Dia Mundial da Água, celebrado ontem (22), a seca que atinge o Lago de Sobradinho, no Norte da Bahia, ganhou destaque na mídia nacional e foi tema de matéria do Fantástico, da Rede Globo. A reportagem mostrou o que nós já alertamos há algum tempo: o maior reservatório de água do Nordeste está secando, e hoje funciona com apenas 17% de sua capacidade total de armazenamento.

A matéria de Francisco José mostra que as cidades inundadas pela água do lago estão reaparecendo, como Remanso velho. O drama de muitas famílias da região com a seca e algumas soluções encontradas pelos próprios moradores para a estiagem também são temas da matéria.

Acompanhe um trecho da reportagem logo abaixo. O vídeo completo pode ser conferido aqui.

O maior de todos os reservatórios de água do Nordeste está secando. O Lago de Sobradinho tem 380 quilômetros de extensão e capacidade para armazenar 34 bilhões de metros cúbicos de água. Quatorze vezes maior que a Baía de Guanabara, no Rio de Janeiro. É o mar do sertão.

Mas o volume atual do Lago de Sobradinho é de apenas 17%. A régua com os números na parede da barragem comprovam que o nível está baixando cada vez mais.

A barragem foi construída no Rio São Francisco, para gerar energia elétrica e abastecer o Nordeste. No enchimento do lago, em 1974, cinco cidades baianas foram alagadas. A população foi transferida para novas cidades, com os mesmos nomes: Pilão Arcado, Remanso, Casa Nova, Sento Sé e Sobradinho.

Com a seca atual, o lago recuou 6 quilômetros, entre a nova e a velha Remanso, deixando o chão rachado e apenas algumas poças de água, que são aproveitadas pelas aves e pelo gado.

A cidade inundada há 40 anos com a formação do Lago de Sobradinho, voltou a aparecer agora, em ruínas. Só restou a Estação de Tratamento de Água da cidade. Em um local, o nível da água passava a 7 metros de altura, cobrindo completamente a velha Remanso.

Antigos moradores estão visitando o que restou da terra onde nasceram. Seu Everaldo levou o Fantástico para lembrar como era a cidade.

“Tinha dia que você não encontrava um espaço em frente à cidade, para encostar uma barca pela importância de toda hora chegar barcas diferentes. O grande forte do Remanso mesmo era ser o porto da cidade e também da região do interior”, conta o carpinteiro Everaldo Muniz. 

Do alto da caixa d’água é possível ver o que resta da cidade. Por fotos é possível ver como era o ancoradouro antes da formação do lago. A igreja matriz, que também ficou em ruínas e o mercado municipal.

“Na época da nossa cidade antiga, o mercado tinha uma arquitetura até moderna para sua época. Só mesmo quem viveu aqui é que sabe a emoção que a gente passa, quando pisa aqui na terra natal”, diz Marcílio Braga, produtor de eventos.

Seca do Lago de Sobradinho ganha destaque nacional e é matéria do Fantástico

  1. rui2 disse:

    e se a transposição estivesse pronta, estaria sendo tirado agúa ou seja tirando sânque de um doente na u. t. i . esses nossos políticos são verdadeiramente uns irresponsaveis basta ver as transposição feitas no mundo( colorado no mêxico e amarelo na china) ambas não passaram de 200 km e a sua foz secaram ,e aqui no brasil passa de 800 km e por elevação.

  2. leninhapib@hotmail.com disse:

    muito boa matéria, espero q muita gente tenha assistido principalmente os sem noção q ainda lava calçada todos os dias para manter limpa as ceramicas lá colocadas… monte de idiotas q parece nem ir na orla de petrolina para ver como o rio ta seco e cheio de mato. e posso afirmar q a culpa de tudo isso é mais nossa do q das autoridades pq jogamos tudo q achamos q é lixo em qualquer lugar de qualquer jeito ontem mesmo estive em sobradinho e vi uma senhora com suas 02 crianças jogando um saquinho com restos de sanduiches no chão ( resumindo o vento arrasta para as margens do lago correto?) e não mim parecia uma pessoa sem instrução pelo contrario…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários