SDS mobilizará mais de 6.400 homens para Copa em Pernambuco

por Carlos Britto // 28 de maio de 2014 às 07:20

A Secretaria de Defesa Social (SDS) de Pernambuco detalhou a quantidade de efetivo que está sendo mobilizado para a segurança do Recife e Região Metropolitana no período da Copa do Mundo. Ao todo, serão 6.421 homens, sendo: 5 mil policiais militares, 1.029 policiais civis (250 delegados, 156 escrivães e 623 agentes), 350 bombeiros e 42 policiais científicos. Estes atuarão principalmente dentro e no entorno da Arena Pernambuco, além de pontos onde há mais movimentação de turistas, como o Terminal Integrado de Passageiros (TIP), o Aeroporto Internacional dos Guararapes, a Estação Cosme e Damião (onde os torcedores que irão ao estádio de metrô devem passar), entre outros.

A SDS garantiu que os serviços normais de segurança pública não serão afetados. “Teremos uma Copa melhor e mais segura do que a Copa das Confederações. Nós não a enxergávamos como um treino, mas com certeza o evento serviu como experiência“, explicou o secretário de Defesa Social, Alessandro Carvalho.

Dentro da Arena Pernambuco, em São Lourenço da Mata, estarão presentes 50 bombeiros, sendo 20 parte de uma equipe especializada e 30 de viaturas operacionais posicionadas no subsolo do estádio. Os outros estarão no entorno, no hospital montado pelo Exército e outros pontos da cidade. Já a Polícia Militar terá cerca de 140 homens no local.

Equipes do Corpo de Bombeiros serão reforçadas na praia de Boa Viagem, na Zona Sul do Recife, próximo aos hotéis onde ficará hospedada a equipe da Fifa, que inclui dirigentes e seleções. Em frente ao Atlantic Plaza e o Golden Tulip Palace, estarão de plantão quatro salva-vidas na areia e dois em motos aquáticas.

Na segunda-feira (26), a SDS apresentou o Centro Integrado de Comando e Controle Regional de Pernambuco (CICCR), responsável por monitorar a segurança do Estado em grandes eventos. A unidade iniciou as atividades na última sexta-feira (23), e deverá ser desativada cinco dias após a última partida do Mundial, no dia 18 de julho. Nela, trabalharão de 67 a 86 profissionais por dia. (fonte: Ne-10)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários