Ronaldo Cancão minimiza declarações de Gilberto Melo sobre Comissão Especial de Inquérito

0

Responsável por apresentar requerimento à Mesa Diretora da Casa Plínio Amorim solicitando a criação de uma Comissão Especial de Inquérito para apurar denúncias contra o Hospital Dom Malan (HDM)/Imip, o vereador Ronaldo Cancão (PTB) evitou entrar em conflito com seu colega governista Gilberto Melo (PR). Este rebateu com veemência um comentário feito por Cancão, que disse à imprensa que a Comissão de Saúde, a qual Gilberto preside, não estaria “cumprindo seu papel”.

Em contrapartida, Gilberto questionou “a legalidade” e “a competência” da comissão especial. Sem polemizar, Cancão disse que seu colega de bancada precisa ler o Regimento Interno da Casa, já que a comissão a ser criada não vai investigar a instituição. “O papel da comissão de inquérito é contribuir com a investigação que será feita através do Ministério Público Estadual ou Federal”, ponderou.

Cancão citou o artigo 46 do Regimento Interno para comprovar que a comissão é legal. “O vereador fala que a comissão não tem legitimidade, mas por que ele votou a favor do requerimento? Será que ele não leu o Regimento Interno? Sempre fui claro: nós não temos papel de polícia. Temos o papel de ouvir, através de convite, pessoas e fatos ora ocorridos, não só com a jovem de 15 anos como de outros óbitos ocorridos no Dom Malan”, afirmou.

O vereador adiantou já ter solicitado à Delegacia Regional uma lista com os inquéritos instaurados contra o HDM/Imip referente a óbitos de crianças ou de mulheres (público assistido pela unidade).

Trabalhos

Apesar de não querer se indispor com Gilberto nem com os demais integrantes da Comissão de Saúde, Manoel da Acosap (PTB) e Zenildo do Alto do Cocar (PSB), Cancão voltou a reforçar o papel “insatisfatório” da comissão, em quase um ano e meio da atual legislatura. Ele disse não lembrar de nenhuma denúncia feita pela comissão ao Conselho Regional de Medicina (Cremepe) referente à negligência médica ou erros administrativos da direção do HDM/Imip.

Cancão salientou que o presidente do Legislativo, Osório Siqueira (PSB), já autorizou a instalação da comissão especial, que terá caráter suprapartidário. Até o momento cinco vereadores, de diferentes legendas, já estão confirmados: além de Cancão, Ronaldo Silva (PSDB), Paulo Valgueiro (MDB), Rodrigo Araújo (PSC) e Gabriel Menezes. Amanhã (17) a previsão é de que outros dois integrantes sejam escolhidos. A indicação de cada um levou em conta critérios de proporcionalidade.

DEIXE UMA RESPOSTA

Comentar
Seu nome