Rompimento de barragem no interior de Minas Gerais pode ter deixado dezenas de mortos

por Carlos Britto // 05 de novembro de 2015 às 20:30

rompimento_barragem2

O rompimento de uma barragem de rejeitos de mineração causou uma enxurrada de lama que inundou várias casas no distrito de Bento Rodrigues, em Mariana, na Região Central de Minas Gerais, na tarde desta quinta-feira (5).

Segundo informações preliminares do Corpo de Bombeiros em Ouro Preto, moradores da região disseram que há pessoas soterradas e ilhadas. Uma pessoa foi encaminhada para o hospital Monsenhor Horta, de acordo com o próprio hospital.

Foram enviadas ao local viaturas e cães farejadores auxiliam nas buscas por vítimas. O secretário de Defesa Social de Mariana, Brás Azevedo, disse que a situação no local é muito grave e há riscos de mais desmoronamentos.

A Prefeitura de Mariana afirma que o distrito está sendo esvaziado, e a orientação para os moradores é que sigam até o distrito de Camargos, que é mais alto e mais seguro.

A barragem de Fundão pertence à mineradora Samarco e esta na mina de Germano, a cerca de 25 km de Mariana – distrito localizado a 100 km de Belo Horizonte.

Nota

Em nota, a empresa afirmou que não é possível, neste momento, confirmar as causas e extensão do ocorrido, nem se há vítimas.

“A organização está mobilizando todos os esforços para priorizar o atendimento às pessoas e a mitigação de danos ao meio ambiente. As autoridades foram devidamente informadas e as equipes responsáveis já estão no local prestando assistência”, afirma a nota da empresa.

De acordo com o Sindicato dos Trabalhadores na Indústria de Extração de Ferro e Metais Básicos de Mariana (Metabase), entre 15 e 16 pessoas morreram e 45 estão desaparecidas. Porém, ainda não há informação oficial sobre número de mortos ou feridos. (fonte: G1-MG/foto: Luís Eduardo Franco/TV Globo)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários