Romero Jucá não só confirma que PMDB terá candidato próprio ao Governo de PE, como aponta FBC ou Fernando Filho

por Carlos Britto // 01 de setembro de 2017 às 15:32

Apesar de o partido compor com o Governo do Estado e o deputado Jarbas Vasconcelos (PMDB) demonstrar fidelidade ao PSB, o PMDB-PE lançará candidatura própria nas eleições 2018. A disposição da legenda de alçar voo solo – que pode trazer dificuldades para reeleger o governador Paulo Câmara (PSB) na política de aliança – foi revelada, na quinta-feira (31/08), pelo presidente nacional do PMDB, senador Romero Jucá. À Folha de Pernambuco, Jucá demonstrou que a legenda tem intenção de disputar a vaga ao Palácio das Princesas.

“O partido vai ter candidato a governador em Pernambuco”, cravou o senador, sinalizando, entretanto, que ainda não fechou questão em torno da composição da chapa.

De acordo com Jucá, a sigla não só terá candidatura, como ela pode vir a ser encabeçada pelo senador Fernando Bezerra Coelho ou pelo ministro das Minas e Energia, Fernando Filho, ambos, hoje, no PSB.

Atualmente, os Coelho – que já demonstraram desconforto dentro do PSB – flertam com o PMDB e o DEM para uma eventual travessia.

Interlocutores ligados a FBC afirmam que o senador ainda não definiu qual dos caminhos seguirá por estar avaliando as garantias eleitorais das duas legendas. FBC, inclusive, não confirmou a mudança. Mas apesar de não falar abertamente, o senador é entusiasta de configurar a cabeça de chapa na majoritária e o plano B seria o seu filho, Fernando Filho.

Ontem, inclusive, Jucá confirmou que está praticamente acertada a vinda do grupo dos Coelho para o PMDB. “Já está batido o martelo. A decisão está tomada”, disse o peemedebista afastando, de forma bem humorada, qualquer possibilidade de Fernando Filho ir para o DEM, como também vem sendo especulado. “Não pode dividir a família“, brincou. Jucá afirmou, ainda, que o deputado Jarbas Vasconcelos foi consultado sobre a eventual travessia dos Coelho e que, na ocasião, deixou a vaga para o governo aberta ao demonstrar interesse em voltar para o Senado.

O embarque dos Coelho também deverá provocar uma recomposição no diretório estadual do PMDB, atualmente comandado pelo vice-governador Raul Henry, aliado de Jarbas. Embora não crave que o comando do partido passe para as mãos dos Coelho, como se comenta, Jucá afirmou que vê com naturalidade as mudanças, em decorrência da correlação de forças. Ele disse que aguarda Henry chegar da Ásia para fechar questão.

“Troco”

O anúncio de Jucá teve repercussão negativa junto a setores do DEM. O partido do presidente da Câmara, Rodrigo Maia (RJ) e do ministro Mendonça Filho (Educação) estava negociando com os dissidentes do PSB e agora pretende revidar a ação do PMDB. “Vai ter troco”, disse Efraim Filho (PB), líder da bancada de 30 deputados na Câmara.

“Nossa relação fica extremamente fragilizada. Não é assim não“, disse o deputado. Segundo ele, o anúncio provocou um “desconforto generalizado” no comando do partido. (Fonte: Folha de PE)

Romero Jucá não só confirma que PMDB terá candidato próprio ao Governo de PE, como aponta FBC ou Fernando Filho

  1. ANSELMO disse:

    PLANEJANDO O QUE VENDER AGORA???… ESSETRIO NAO MERECE GOVERNAR O NOSSO ESTADO DE PERNAMBUCO

  2. ELEITOR SÁBIO. disse:

    Fernando sim porque é o político destemido e com ele Pernambuco viverá um novo tempo de grandes obras pois Fernando sabe fazer.

  3. Erivan disse:

    Fico triste por ter defendido estes entreguistas. Vão vender o Brasil inteiro.

  4. Petrolinense disse:

    Acho mais justo que FBC se preocupem em resolver seus problemas na justiça,enquanto isso ele está com o olho enorme no governo do estado.

  5. Luana Alves disse:

    Entreguistas. Estão vendendo o país. Mas o povo de Petrolina, metido a besta como é, só aplaude e acha lindo. Não têm educação suficiente para reconhecer que vivem sob o coronelismo dessa família em pleno século XXI.

  6. José de Albuquerque disse:

    Fico pensando neste Fernando coelho, o cara foi eleito senador na carona da morte de Eduardo campos, pelo o menos ele devia seguir o partido do PSB

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários

  1. Fiz o teste pra saber se o transporte público valia a pena, já que falam de um "planeta sustentável", peguei…