Reunião no Inema de Juazeiro discute gestão da água do Rio Salitre

0
Foto: divulgação

Uma reunião realizada ontem (28), na sede do Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema) de Juazeiro (BA), discutiu com agricultores e agricultoras familiares da região do Salitre a gestão eficiente da água do rio, que percorre o trecho entre a cidade e Campo Formoso (norte da Bahia). O vereador Agnaldo Meira esteve presente à discussão, que também contou com autoridades locais das duas cidades, além de representantes sindicais e do Comitê da Bacia do Rio Salitre.

No encontro foi abordada a redução do plantio nas áreas próximas ao rio, da construção irregular de barramentos e sobre o uso de bombas de alta potência, sem licença, que tem causado a falta de água nas comunidades, prejudicando os salitreiros que vivem da agricultura familiar.

Precisamos continuar discutindo, fiscalizando, para que todos os salitreiros possam ter acesso a água, tanto para o consumo humano, quanto para a agricultura familiar”, pontuou Agnaldo Meira.

O coordenador regional do Inema em Juazeiro, Anselmo Vital, destacou a necessidade dessa discussão entre as partes interessadas. “São avanços importantes para a solução do conflito por água na região do Salitre, e tudo está sendo encaminhado em acordo com empresários e agricultores familiares”, explicou.

Tempo limite

Ao final do encontro, ficou acertado o tempo limite para os produtores irrigarem os plantios, que acontecerá de segunda à sábado, das 5h da manhã às 19h. Será proibida a irrigação aos domingos. Também será feito um cadastro para os agricultores e agricultoras com vistas ao controle do consumo da água. Além disso os produtores serão orientados a não utilizarem bombas de capacitação no Rio Salitre. A próxima reunião da comissão e do Comitê da Bacia do Rio Salitre acontecerá no próximo dia 20 de fevereiro, com o objetivo de avaliar o cumprimento das medidas propostas.

DEIXE UMA RESPOSTA

Comentar
Seu nome