Renan Calheiros permanece na presidência do Senado, mas sai da linha sucessória

por Carlos Britto // 08 de dezembro de 2016 às 06:20

renanPor seis votos a três, o Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu, nesta quarta-feira, manter o senador Renan Calheiros (PMDB-AL) na presidência da Casa, mas tirá-lo da linha sucessória da Presidência da República.

Réu por peculato em uma ação motivada a partir de denúncia de VEJA – ele teve despesas particulares pagas pela empreiteira Mendes Jr – Renan Calheiros ganhou sobrevida no Supremo. Decano do STF, Celso de Mello apresentou a proposta que salvaria o senador alagoano por volta das 5 horas da tarde. O político pode se manter na presidência do Senado mesmo sendo réu, situação que não foi aplicada, por exemplo, ao peemedebista Eduardo Cunha à frente da Câmara dos Deputados.

A ressalva: se Michel Temer ou Rodrigo Maia não puderem assumir o Palácio do Planalto por qualquer razão, Renan Calheiros também não pode, mas continua como presidente do Senado.

Em seu voto, o magistrado alegou que não há “perigo na demora” de se manter o senador no posto de cúpula porque, em uma eventual ausência do presidente Michel Temer, o presidente da Câmara Rodrigo Maia poderia assumir o cargo normalmente. Foi seguido pelos ministros Teori Zavascki, que havia concedido liminar para afastar do cargo o peemedebista Eduardo Cunha, e por Dias Toffoli, Luiz Fux, Ricardo Lewandowski e a presidente Cármen Lúcia.

Ironia

Em duro voto, o ministro Marco Aurélio Mello criticou a postura de Renan Calheiros de desafiar o STF e não cumprir de imediato a ordem para deixar a presidência do Senado. “Hoje pensa o leigo que o Senado Federal é o senador Renan Calheiros. Se diz que sem ele, e a essa altura está sendo tomado como um salvador da pátria amada, não teremos a aprovação de medidas emergenciais visando combater o mal maior, a crise econômica e financeira a provocar desalento e ausência de esperança aos jovens que são projetados e colocados nesse mercado desequilibrado de trabalho. Quanto poder”, ironizou o magistrado. (fonte: Veja/foto reprodução arquivo)

Renan Calheiros permanece na presidência do Senado, mas sai da linha sucessória

  1. Maria disse:

    Meu Deus! Nem no STF, Órgão máximo do que seria Justiça podemos confiar. Como diz o Ministro Marco Aurélio, que poder esse que tem o Renan. Poder ou o rabo de todo mundo na mão.

  2. RAYMUNDO disse:

    ISSO É UMA VERGONHAAAAAAAAAAAA. ENTÃO AGORA O CIDADÃO COMUM TAMBÉM PODE RECUSAR RECEBER UMA INTIMAÇÃO OU NÃO CUMPRIR UMA ORDEM JUDICIAL ?
    ISSO É TROCA DE FAVORES ME DEIXA NO SENADO QUE NÃO COLOCO EM VOTAÇÃO A LEI DE ABUSO DE PODER.

  3. Cidadã disse:

    STF frouxo ficaram todos com rabinho entre as pernas com medo do cangaceiro das Alagoas, vergonhoso.

  4. ETROLINA;. E disse:

    José Francisco; se não serve para ocupar o gargo de presidente do pais; por se tornado reo como pode continuar como presidente o senado? reo é reo;o descumprimento a decisão superior; deixa claro que a falta de entendimentos entre os poderem;dificulta as buscas para um Brasil melhor

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários

  1. Tem que desapropriar o imóvel onde ficava a casa da criança, atrás do regente, para fazer um terminal de ônibus.

  2. Deu lugar ao mercado turístico? Por que deram esse nome? Bom, acho que já mudou, mas era melhor ser chamado…