Projeto que sugere leitura da Bíblia em escolas de Petrolina continua rendendo polêmica

por Carlos Britto // 31 de março de 2017 às 17:00

O projeto do vereador Elias Jardim (PP), aprovado na sessão da Câmara Municipal de Petrolina da última terça-feira (28) e que sugere a leitura da Bíblia em escolas do município, vem desde então gerando polêmica, debates e dúvidas entre os que defendem o estado laico como reza a Constituição Federal e o que avaliam que o PL não é inconstitucional, por apenas sugerir a leitura bíblica, não obrigar.

Por defenderem a questão constitucional, os vereadores do PT, Professor Gilmar Santos e Cristina Costa, se abstiveram da votação, e vêm sendo criticados e na Câmara, especialmente os que formam a bancada evangélica na Casa Plínio Amorim, como os vereadores Pastor Alex de Jesus (PSL), Osinaldo Souza (PTB) e Ruy Wandeley (PEN) que subscreveram a proposta de Jardim, não têm poupado os colegas petistas.

Para Osinaldo que diz andar com a Constituição Federal em baixo do braço, o autor do projeto só sugere e não obriga. “Ao sugerir a leitura da Bíblia, deixa de ferir o estado Laico”, explica. O Pastor Alex de Jesus que não costuma se pronunciar nas reuniões da Câmara, resolveu se pronunciar em defesa do texto de Elias Jardim. “Parabenizo o irmão Elias e subscrevi com muita alegria o projeto”, frisou.

O Professor Gilmar foi o primeiro a se colocar, seguindo o preceito do estado Laico da Constituição. Em sua fala na sessão deixou claro que sua posição se resumia meramente a essa questão constitucional e defende a liberdade de culto, seja ele qual for. “O que apresentamos diante da discussão foram questões que visam garantir o direito de cidadãos/ãs de outras religiões ou credos, de poderem expressar, também, nas escolas públicas ou privadas do município, suas crenças, mensagens e/ou reflexões, conforme sua ética ou moral, já que a Constituição brasileira de 1988 garante a liberdade, pluralidade e tolerância diante dos diversos credos existentes no nosso país”, pontuou.

A colega petista de Gilmar, vereadora Cristina Costa, vai no mesmo caminho do companheiro de partido. “Minha abstenção, acompanhada pelo colega Gilmar Santos, não foi contra a Bíblia, mas a favor da liberdade religiosa do povo de Petrolina e do povo brasileiro, porque assim define a nossa Constituição”, resumiu Cristina, lembrando que no ano passado apresentou projeto de lei, instituindo o 8 de janeiro, dia dedicado ao povos de terreiros e o vereador Elias Jardim nem no plenário ficou.

“Nessa proposta dele, não houve debate como legislador que ele é, sobre a liberdade de religião ou crença,  determinada pela Carta Magna do nosso país, justificando mais uma vez a nossa abstenção”, concluiu a vice-líder da oposição na Câmara petrolinense..

Projeto que sugere leitura da Bíblia em escolas de Petrolina continua rendendo polêmica

  1. Crítico Construtivo disse:

    Essa lei é para quem não tem o que fazer. Agora o PT fala em Estado laico, mas nunca vi ou ouvi um petista reclamar do uso do Estado, na era PT, para divulgar as religiões de matriz africana. Ou seja, todos pisando na laicidade prevista na constituição.

  2. Falso pastor que deixa seu rebanho passar fome disse:

    Basta que somos obrigados a votar… Agora nossos filhos obrigados a seguir uma lei que os doutrinar, daqui a pouco esse pastorzinho vai nos mandar o boleto pelos nossos filhos cobrando os 10% dos Ladr…
    Tenha santa paciência e mais respeito, pois se todos cristão fosse conhecedor dá Bíblia, primeira coisa que iríamos exterminar era os pastores LADR… Pensem menos em se apegar a Bíblia pois quem leva ao paraíso são nossas atitudes e não um conhecimento bíblico que não se coloca em prática

    Viva as diversidades religiosas, cor, opção ou orientação sexual.

  3. Paulo Roberto Roberto disse:

    Todo petista e diabolico por isso não suporta ouvir falar de Jesus e de Deus.

  4. suely disse:

    Esse projeto de lei em discussão é uma bobagem diante de grandes apelos sociais, como maior segurança , saúde de qualidade, uma educação que não seja apenas índices a serem vistos e apresentados…
    Petrolina apresenta um índice altíssimo de jovens e adolescentes envolvidos com drogas. Quantos projetos de lei existem na câmara de vereadores da cidade que envolve a escola no combate à esse dano social?
    Só ler a Bíblia,na escola, não mudará a situação.
    Pois isso se faz em família e na Igreja. Os princípios básicos da vida devemos levar para a escola,enquanto alunos. Transferir isso para uma instituição de ensino é tirar a responsabilidade da família sobre a formação ética e moral dos seus filhos.

  5. paulo disse:

    Se todo ser humano lêsse a bíblia de verdade não agiria e nem falaria tanta besteira, pricipalmente aqui nesses comentarios

    1. INDIGNADO disse:

      Se todo ser humano que lesse a bíblia, entendesse alguma alguma coisa, a bíblia seria proibida e classificada como um livro proibido para menores de 18.

  6. Cego às avessas disse:

    Educação pública é ridícula justamente por que políticos sem conhecimento algum é quem controlam o currículo dos alunos. Se a educação fosse totalmente privada, sem um dedo do governo pelo meio, seja pela oferta do serviço,sou pela regulamentação do currículo escolar, não veríamos esse tipo de babaquice. Quem quiser que o filho leia a bíblia na escola, que matricule seu filho numa escola cujos valores seja cristãos. O mesmo vale para às outras religiões. Sou Cristão Católico, porém não vejo em quê a bíblia iria ajudar meu filho com português, matemática, geografia, física e química.

    1. INDIGNADO disse:

      Concordo em 1000%! Estudei do prezinho 2 (fardinha verde) até a 6ª série no Auxiliadora, assisti missas de domingo de Pe. Antônio na Cohab, e não lembro se um dia, alguém me perguntou se eu queria ir quando na verdade, nunca tive interesse algum em eventos religiosos. Sempre fui ateu, cético e não vou concordar com ensinamento religioso na escola, pra meus filhos.

  7. RAYMUNDO disse:

    Como assim é lei mas não é obrigado.e tinha alguma lei proibindo ler a Bíblia nas escolas.

  8. ; disse:

    José Francisco; religião; futebol;e politica; são assuntos pessoais; sugiro a substituir; o referido projeto por assuntos ligados a nossa historia; como o ino nacional;o porque devemos amar e defender o nosso brasil; aumentar a nossa estima na defesa da nossa cidadania isso motiva amar a nossa terra

  9. INDIGNADO disse:

    Aos vereadores da nossa cidade, que não tem respeito pela Câmara, recebendo salário para apresentar projeto de lei que não é obrigatório, querendo influenciar nossos jovens à seguir uma determinada doutrina religiosa, isso é uma repugnante demonstração de desrespeito para com a nossa cidade.

    Na nossa cidade, não existe nenhuma proibição à nenhuma religião, então, nada impede que as escolas façam qualquer coisa relacionada à cultura de qualquer religião, fora do horário de aula e em qualquer dia.

    A educação deveria ser sagrada e respeitada e não ser vista como uma oportunidade de ganhar dinheiro através de religião.

  10. Aldenicio Lino disse:

    Ou religião afro-descendente, ou islâmica, ou oriental, cristianismo etc etc ou segurir ou obrigar tá tudo errado a educação religiosa deve ser dada pela família não pela escola. Um recado aos nobres vereadores Rua Dona Alexandria Bairro Alto da Boa Vista entreguei um documento em 2009 na câmara para que fosse posto CEP na rua até hoje nada e naquela legislatura estavam todos estes defensores da leitura da Bíblia nas escolas; primeiro cumpram com os vossos deveres,
    da educação religiosa dos filhos dos outros deixem as famílias cuidarem.

  11. Ananias Rodrigues disse:

    GEORGE WASHINGTON: um dos fundadores e primeiro presidente na história dos Estados Unidos da América.

    “É impossível governar direito o mundo sem Deus e a Bíblia”

  12. Ananias Rodrigues disse:

    ANDREW JACKSON: Em 1828, foi eleito para a presidência dos Estados Unidos, um rude fronteiriço, um plantador e general de milícia que fizera sua fama lutando contra índios e contra ingleses, com ele começava uma nova história na vida da democracia americana – a democracia jacksoniana.

    “Aquele livro senhor, é a rocha sobre a qual repousa a nossa República”

  13. Ananias Rodrigues disse:

    LORD TENNYSON: poeta inglês.

    “A leitura da Bíblia é uma educação em si mesma”

  14. Ananias Rodrigues disse:

    HORACE GREELEY: célebre jornalista de Nova Iorque, posteriormente candidato à presidência dos EUA.

    “É impossível escravizar mental ou socialmente um povo que ler a Bíblia. Os princípios da Bíblia são a base da liberdade humana”

  15. Ananias Rodrigues disse:

    RAINHA VITÓRIA: “Este livro(Bíblia) dá a razão da supremacia da Inglaterra.”

    .

  16. Ananias Rodrigues disse:

    A Bíblia traz instruções sobre a convivência com os familiares, a alegria da vida em família e sua importância na formação do nosso caráter.

  17. INDIGNADO disse:

    Até esse assunto voltou e Jesus não… Mas vamos às belezas bíblicas;
    E chamaram a Ló, e disseram-lhe: Onde estão os homens que a ti vieram nesta noite? Traze-os fora a nós, para que os conheçamos.
    Então saiu Ló a eles à porta, e fechou a porta atrás de si,
    E disse: Meus irmãos, rogo-vos que não façais mal;
    Eis aqui, duas filhas tenho, que ainda não conheceram homens; fora vo-las trarei, e fareis delas como bom for aos vossos olhos; somente nada façais a estes homens, porque por isso vieram à sombra do meu telhado.

    Gênesis 19:5-8

    E deram de beber vinho a seu pai também naquela noite; e levantou-se a menor, e deitou-se com ele; e não sentiu ele quando ela se deitou, nem quando se levantou.
    E conceberam as duas filhas de Ló de seu pai.
    E a primogênita deu à luz um filho, e chamou-lhe Moabe; este é o pai dos moabitas até ao dia de hoje.
    E a menor também deu à luz um filho, e chamou-lhe Ben-Ami; este é o pai dos filhos de Amom até o dia de hoje.

    Gênesis 19:35-38

    Vamos ler para as crianças e explicar pra elas que “naquele teeeeeempo” era diferente…

  18. INDIGNADO disse:

    Contudo, ela ia se tornando cada vez mais promíscua à medida que se recordava dos dias de sua juventude, quando era prostituta no Egito.
    Desejou ardentemente os seus amantes, cujos membros eram como os de jumentos e cuja ejaculação era como a de cavalos.

    Ezequiel 23:19,20

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários