Projeto em Petrolina orienta controle da mosca-das-frutas em pomares domésticos

por Carlos Britto // 02 de novembro de 2018 às 17:28

O trabalho é desenvolvido pelo bolsista Erick Matheus Ferreira e pela professora Andréa Nunes. (Foto: Divulgação)

Levar à população urbana o conhecimento sobre as moscas-das-frutas. Esse é um dos objetivos do projeto de Extensão “Mosca-das-frutas: manejo sustentável em pomares domésticos”, que foi laureado em primeiro lugar, na categoria Pibex Superior, durante a 13ª edição da Jornada de Iniciação Científica (Jince) e Extensão do Instituto Federal de Educação do Sertão de Pernambuco (IF Sertão-PE), realizada nos dias 19 e 20 de outubro.

O trabalho, desenvolvido pelo bolsista Erick Matheus Ferreira e pela professora Andréa Nunes, propõe demonstrar formas de controle da mosca-das-frutas, através da realização de oficinas, cursos de multiplicadores e mesas-redondas. A praga é facilmente encontrada na região, principalmente na manga, seriguela, umbu-cajá, goiaba, carambola, acerola e uva.

De acordo com Erick, no primeiro ano do projeto foram realizadas duas mesas-redondas – uma organizada por estudantes de Agronomia e a segunda com a participação de representantes da Embrapa Semiárido, Adab, Moscamed e Uneb; dois cursos de multiplicadores, nos quais foram mostrados o ciclo da praga e métodos de controle; e 17 oficinas, ministradas para alunos do campus Petrolina Zona Rural, do campus sede e do Centro de Especialização Técnica de Juazeiro (BA).

O nosso foco principal é o controle das moscas-das-frutas na cidade. No total, ao longo do trabalho, foram mais de 500 pessoas atendidas. Mas essa é uma ação contínua. A gente conseguiu o objetivo do projeto, mas falta alcançar muito mais”, disse Erick. Segundo o bolsista, o projeto terá continuidade.

Primeiro lugar

O trabalho dividiu o primeiro lugar na categoria Pibex Superior na Jince com o projeto da estudante Ariane Costa. Para Erick, a premiação foi uma surpresa. “É muito gratificante receber um prêmio pelo seu esforço, pelo seu trabalho, que não foi só meu, foi também da minha orientadora, de meus colegas. Foi muito bom”, afirmou. Ao todo, o Campus Petrolina Zona Rural conquistou quatro láureas na Jince deste ano. Nos próximos dias serão conhecidos os demais trabalhos através de matérias publicadas no site institucional. As informações são da assessoria.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários