Procuradoria investigará supostas irregularidades em empréstimos de grupo cervejeiro doador de campanha para Dilma

por Carlos Britto // 28 de janeiro de 2015 às 08:00

dilma/Foto: Agência BrasilA Procuradoria da República no Ceará decidiu abrir nessa segunda-feira (26), investigações para descobrir se houve irregularidades na concessão de dois empréstimos – que somam quase R$ 830 milhões – concedidos pelo Banco do Nordeste (BNB) à Cervejaria Itaipava. O BNB, de acordo com reportagem da revista Época no último final de semana, teria dispensado a empresa de uma fiança que servia como garantia do empréstimo, o que, em tese, aumenta os riscos para a instituição financeira.

Segundo a revista, os dois empréstimos, destinados a construir fábricas na Bahia e em Pernambuco, ocorreram em meio às eleições do ano passado. Dias após ser favorecida com a decisão do Banco do Nordeste, a Cervejaria Petrópolis – dona da Itaipava – doou R$ 17,5 milhões à campanha da presidente Dilma Rousseff.

O Ministério Público Federal no Ceará vai investigar o caso nas esferas criminal e cível. O procurador da República Edmac Trigueiro requisitou à Polícia Federal a instauração de inquérito para apurar se houve crime de gestão fraudulenta e identificar os responsáveis.

Por sua vez, o procurador da República Oscar Costa Filho, membro do Núcleo de Tutela Coletiva, requisitou à presidência do BNB, também nessa segunda-feira, informações e documentos relacionados aos empréstimos. Ao Tribunal de Contas da União (TCU), o MPF enviou ofício requisitando providências para apurar o caso.

Inquérito

As informações e documentos requisitados por Costa Filho vão subsidiar inquérito civil público em tramitação desde 2013 no MPF para investigar a concessão de empréstimos realizados pelo banco. Em 2014, com base nesse inquérito, o procurador ingressou com ação na Justiça Federal para buscar corrigir, diante de indícios de gestão fraudulenta, a administração da liberação de recursos. A ação encontra-se sob segredo judicial.

Nessa segunda, o PSDB havia anunciado que entraria com um pedido de investigação dos empréstimos no Ministério Público Federal e de realização de uma auditoria especial pelo TCU.

À revista Época, o Grupo Petrópolis, que controla a Itaipava, afirmou que a fiança foi substituída por outras garantias e nega que tenha havido interferência política para a dispensa da medida. Na nota enviada à reportagem, o grupo informou também que as doações feitas a Dilma obedeceram as regras eleitorais. (fonte: Estadão/foto reprodução)

Procuradoria investigará supostas irregularidades em empréstimos de grupo cervejeiro doador de campanha para Dilma

  1. Eildo disse:

    O PSDB está tentando de todas as formas para derrubar Dilma do poder, desde recontagem de votos até convocar a população para manifestos pedindo novo golpe militar! Pelo amor de Deus, aceitem a decisão das urnas que dói menos! Vão cuidar de são paulo que está sem água e a beira de um colapso e deixem a mulher trabalhar! Bando de recalcados!

  2. Maria do Socorro disse:

    Outro desmiolado, sem consciência crítica, que acredita que só porquê venceu a eleição, essa quadrilha é o melhor para o país.
    Você não tem vergonha de apoiar um bando de ladrões? Eu teria!

  3. francisco disse:

    Nenhum partido politico é capaz de consertar esta cagada que esta quadrilha do pt fez durante estes anos no poder, pois todos partidos fazem parte de uma organização internacional chamada FORO DE SÃO PAULO criado nos anos 90 por LULADRÃO e o ditador cubano FIDEL CASTRO que tem como objetivo tornar a América latina um bloco único comunista e com apoio da RUSSIA do VLADIMIR PUTIN. Hoje já vivemos este regime demoníaco só que o povo esta dormindo e só vai acordar quando começar a guerra civil igual a Venezuela. Só tem uma única saída que é uma intervenção constitucional militar para expulsar toda esta raça de ratazana do poder e formar apenas dois partidos um de direita e outro de esquerda, começar do zero, e por na cadeia toda esta raça que roubou os cofres públicos e tomar toda grana roubada, aí sim este é o caminho.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários