Principais fatos que marcaram março

por Carlos Britto // 01 de abril de 2015 às 17:32

casa-plinio-amorimDia 3 – Definidas na Casa Plínio Amorim as comissões permanentes que compõem o Legislativo de Petrolina.

UPE protesto CâmaraDia 10 – Estudantes do campus local da UPE decidem promover uma greve para pressionar a universidade a contratar imediatamente novos professores para repor o quadro. A categoria aceitou encerrar o movimento após a direção da UPE Petrolina comprometer-se lançar edital para contratar 56 docentes ainda no primeiro semestre deste ano.

– Governo de Pernambuco envia projeto de lei à Assembleia Legislativa propondo reajuste do piso salarial dos professores da rede estadual, que ficou fixado em R$ 1.917,78. A bancada de oposição, no entanto, criticou o projeto porque o mesmo beneficia com apenas 4.060 docentes e exclui mais de 45 mil de qualquer reajuste.

MST manifestação_640x360 – Integrantes do MST ocupam agências bancárias de Petrolina e acampam na sede do Incra local para protestar contra o atual modelo do agronegócio do país. Eles também bloquearam a Ponte Presidente Dutra para cobrar mais agilidade na Reforma Agrária. A manifestação também aconteceu em outras cidades.

– O mês também é marcado por paralisações dos professores da rede estadual de Pernambuco e dos servidores do Tribunal de Justiça de Pernambuco.

Pernambuco para todosDia 13 – Governo Paulo Câmara, juntamente com sua equipe, vem ao Sertão do estado, incluindo Petrolina, para o lançamento da 3ª edição do ‘Pernambuco Para Todos’.

 – Senador Fernando Bezerra Coelho rechaça, em discurso na tribuna da Casa, as denúncias do doleiro Alberto Yussef de que teria dado dinheiro a ele para a campanha de reeleição do então governador Eduardo Campos.

 – Representantes de organizações sociais e movimentos sindicais promovem manifestação em Petrolina reivindicando, entre outras coisas, reforma política e a não privatização da Petrobras. Na cidade, também há manifestações contra e a favor da presidente Dilma Rousseff, que ficou na berlinda após os mais recentes escândalos no país.

zé batistaDia 19 – Casa Plínio Amorim aprova um projeto de lei de autoria do vereador José Batista da Gama, que disciplina o uso de ‘paredões’ de som em Petrolina. O assunto rendeu muita polêmica, sobretudo após um comentário da promotora do Ministério Público de Pernambuco, Ana Rúbia Torres, que criticou a aprovação do projeto.

– O então ministro da Educação, Cid Gomes, bate forte nos aliados do governo, dizendo que se não quiserem aprovar os projetos da presidente Dilma Rousseff, devem “largar o osso”. A declaração provocou a ira de lideranças do PMDB, levando Cid Gomes a entregar o cargo (aceito por Dilma).

Dia 20 – Tarifa da água tem reajuste de 8,3% em Pernambuco.

ceape– Após muita polêmica, os permissionários do Centro de Abastecimento de Petrolina (Ceape) finalmente chegam a um consenso com a prefeitura para deixar o atual espaço. A maioria deles deve ficar no Loteamento Manuela, mas outros deverão se instalar também no Loteamento Jardim Massangano e na Cohab Massangano. As áreas foram doadas pelo município.

França aviãoDia 24 – Uma tragédia na aviação choca o mundo, quando 149 pessoas morreram após um Airbus A320, da empresa Germanwings (subsidiária da Lufthansa), cair nos alpes franceses. A causa mais provável para o acidente foi atribuída ao co-piloto alemão Andreas Lubitz, de 28 anos, que sofria de depressão e teria derrubado propositadamente a aeronave.

– Uma onda de violência assusta a população de Petrolina e Juazeiro. Desde o início do ano até agora, mais de 70 pessoas já morreram assassinadas – 35 somente em Petrolina.

Fernando Filho2Dia 26 – uma nota publicada no Diário de Pernambuco especula uma possível exclusão do deputado federal Fernando Filho da disputa pela Prefeitura de Petrolina em 2016.

 – Nível do Lago de Sobradinho cai a 18% e deixa autoridades da região em alerta.

– 0 secretário de Saúde de Juazeiro, Cássio Garcia, deixa o cargo. em seu lugar assume o vereador Dalmir Pedra, abrindo vaga na Casa Aprígio Duarte Filho para o suplente Joca Cabeleireiro.

Dia 30 – uma audiência pública realizada na Casa Plínio Amorim debate a polêmica implementação do Projeto de Irrigação Pontal.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários