Principais fatos que marcaram janeiro

por Carlos Britto // 31 de janeiro de 2015 às 15:25

A partir deste ano, o Blog trará um resumo dos principais fatos que marcaram cada mês no mundo, no país, em Petrolina e na região. Confiram o que houve de mais relevante em janeiro:

Dia posse-damiao-presidente-01_01_15-427 – Tomam posse em todo o país os governadores eleitos em outubro de 2014, entre eles Paulo Câmara (Pernambuco) e Rui Costa (Bahia). Em Juazeiro, o novo presidente da Câmara de Vereadores, Damião Medrado (foto), é empossado;

ataque-revista-francesa_600x435Dia 6 – O mundo mais uma vez, fica estarrecido com o atentado terrorista à revista francesa Charlie Hebdo, no qual dez jornalistas foram assassinados pelos irmãos Cherif Kouachi e Said Kouachi, fundamentalistas ligados à Al Quaeda. Eles chegaram a matar ainda mais duas pessoas, uma delas um policial mulçumano. Os dois terroristas acabaram mortos pela polícia, numa ação que também culminou na morte de quatro reféns. A França tem seu ‘11 de setembro’.

– Preocupado com os números negativos do Pacto Pela Vida, pela primeira vez desde 2007 (quando foi criado pelo ex-governador Eduardo Campos), o atual governador de Pernambuco, Paulo Câmara, autoriza o secretário de Defesa Social, Alessandro Carvalho, a trocar os comandos das Polícias Militar e Civil.

padre bernardinoDia 16 – Morre em Petrolina o Monsenhor Bernardino Padilha da Luz. Ela tinha 90 anos e estava com pneumonia. Também sofria de Mal de Parkinson. O velório e enterro do religioso contou com a presença de autoridades e de centenas de católicos. (foto/reprodução)

brasileiro condenado à morteDia 17 – Marcos Archer Cardoso Moreira torna-se o primeiro brasileiro a ser executado no exterior. Ele foi condenado ao fuzilamento na Indonésia, após ter sido flagrado tentando entrar com mais de 13 kg de cocaína no país. A presidente Dilma Rousseff, indignada, ameaçou romper relações políticas com o governo daquele país, mas os próprios brasileiros dividiram opiniões e grande parte deles aplaudiu a decisão da Indonésia.

Dia 18 – Morre tragicamente num acidente automobilístico em Rajada, distrito de Petrolina, o pai do deputado estadual Odacy Amorim, Seu Odair Granja de Souza. Ele perdeu o controle da caminhonete em que também vinham a esposa dele, Isabel Amorim (Dona Menininha), e mais duas mulheres que trabalhavam na residência do casal.

 – Os Hospitais Universitário (HU) e Dom Malan (HDM) são alvos de sérias denúncias. Em relação ao HU, o Cremepe chegou a ameaçar uma interdição na unidade por falta de insumos básicos como gazes, soro fisiológico e antibióticos, além da reclamação de pacientes na fila por uma cirurgia. Numa entrevista ao Blog, o reitor Julianeli Tolentino, da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), ressaltou que a situação será normalizada quando a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (EBSERH) assumir defintivamente a gestão do HU, no segundo semestre. Quanto ao HDM, um grupo de médicos revoltados com as atuais condições de trabalho ameaçou uma demissão coletiva. A situação, por enquanto, foi contornada.

Dbell marquesia 28 – tem início o Carnaval de Juazeiro, com a presença de alguns dos principais ídolos do Axé Music. A festa será encerrada neste final de semana.

Igor Galindo 3Dia 29 – Igor Galindo (foto) deixa a gerência regional da Compesa em Petrolina. Em seu lugar já foi anunciado João Raphael Silva de Queiroz, que estava à frente do escritório da companhia de água e esgoto em Caruaru, no Agreste pernambucano.

Principais fatos que marcaram janeiro

  1. Indignado disse:

    Inúmeros atentados terroristas ocorrem no oriente médio e na Ásia deixando milhares de vítimas e ninguém fica estarrecido! Só por que são em países subdesenvolvidos e pobres?

  2. nina disse:

    PARABÉNS… MUITO IMPORTANTE ISSO… ESTE BLOG A CADA DIA MELHOR!!!!!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários