Primeira certificação do Selo de Inspeção Municipal já tem data para acontecer em Juazeiro

0
(Foto: Divulgação)

A Prefeitura de Juazeiro (BA) já definiu data para a primeira certificação do Selo de Inspeção Municipal (SIM). Será no dia 22 de fevereiro, na Cooperativa Agropecuária Familiar de Massaroca e Região (COOFAMA), localizada na comunidade da Canoa, distrito de Massaroca, zona rural da cidade. A cooperativa possui um entreposto de ovos com máquinas de higienização e de controle de qualidade para melhor atender as suas atividades.

Segundo a prefeitura, o decreto que regulamenta as leis do SIM (2.785/2018) e do Selo de Inspeção Municipal (2.786/2018), vinculados à prefeitura através da Agência de Desenvolvimento Econômico, Agricultura e Pecuária (Adeap), foi publicado na última semana no Diário Oficial do Município garantindo, assim, o início das certificações dos produtos de origem animal e/ou vegetal, através do selo.

Após muitos anos trabalhando para a concretização do SIM, agora podemos enfim iniciarmos as certificações dos produtos de origem animal e/ou vegetal do nosso município, no intuito de garantir ao consumidor um produto dentro dos padrões de qualidade. Além disso, o selo irá proporcionar ao produtor um aumento na venda dos seus produtos, por possuir uma maior aceitação no mercado”, declarou a diretora do Departamento de Inspeção dos Produtos de Origem Animal e/ou Vegetal, Sheina Rodrigues.

Garantia

O selo é uma certificação em nível municipal que permite às agroindústrias de médio e pequeno porte a comercialização de forma segura, garantindo aos consumidores um produto fiscalizado pelo serviço de inspeção municipal.

A COOFAMA é uma cooperativa de pequeno porte que há tempos mostrou interesse na certificação dos seus produtos. Por estar dentro dos padrões exigidos pela legislação municipal, foi escolhida como primeiro empreendimento a receber o selo. Juazeiro é a primeira cidade na Bahia a certificar uma unidade com características absolutas da agricultura familiar, ou seja, de pequeno porte. O prefeito Paulo Bomfim sempre esteve convicto da importância desse serviço na geração de emprego em todo o município”, afirmou o titular da Adeap, Tiano Félix.

O secretário também informou que todos os equipamentos que estiverem dentro dos padrões exigidos pela legislação vigente, podem solicitar a certificação dos seus produtos através do selo. A equipe do SIM, vinculada à Adeap, é composta por médica veterinária, engenheiro agrônomo, tecnóloga em alimentos e auxiliares em inspeção.

DEIXE UMA RESPOSTA

Comentar
Seu nome