Previsão alarmante: Ambientalista acredita que vai faltar água a partir de outubro se estiagem continuar na região

por Carlos Britto // 20 de abril de 2015 às 18:27

joão bosco da silvaA notícia alentadora sobre a elevação no volume do Lago de Sobradinho (BA) para quase 22% de sua capacidade, após ter chegado a alarmantes 17%, ainda não assegura que o Vale do São esteja livre de um colapso hídrico.

Pelo menos é o que garante o ambientalista de vida prática, João Bosco da Silva. Profundo conhecedor dos aquíferos da região, ele diz, convicto, que se a grave situação de estiagem se prolongar por mais tempo, certamente a partir de outubro próximo vai faltar água para os sanfraciscanos.

E o pior pode, de fato, acontecer: principal mola do desenvolvimento do Vale, a fruticultura irrigada pode ter as atividades paralisadas. João Bosco vai mais além. Nos próximo dois anos, o cenário não vai ser muito diferente do atual  “Não é coisa de terrorista ambiental, nem de ‘ecochato’. É a realidade”, prevê.

Previsão alarmante: Ambientalista acredita que vai faltar água a partir de outubro se estiagem continuar na região

  1. Victor disse:

    Como assim “E o pior” esses projetos de irrigação não são mais importantes do que a população no geral, tá na hora de diminuir a oferta de água para essas fazendas, não só aqui no Vale do São Francisco e sim no Brasil todo.

  2. Marcelo disse:

    Fechando os projetos, adeus Petrolina e Juazeiro…

  3. cicero lima disse:

    Pura realidade. A vazão ao longo do rio é quase igual a descarga atual em sobradinho.
    Mesmo com redução da vazão, o consumo será de 3-4% ao mês. É só fazer as contas com o volume atual de 21% de sobradinho.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários