Prestes a ser extinta, Secretaria de Acessibilidade de Petrolina faz balanço das atividades

por Carlos Britto // 15 de dezembro de 2013 às 09:21

DeficiênciaA possível extinção da Secretaria Municipal de Acessibilidade divide opiniões em Petrolina. Muitos questionam os resultados que a pasta trouxe desde que foi criada, no início da primeira gestão de Julio Lossio (PMDB). Outros destacam que a secretaria trabalhou e enalteceu os direitos das pessoas com deficiência nos últimos anos.

Na última sexta-feira (13), a secretaria divulgou um balanço das atividades realizadas em 2013, com destaque para as campanhas de sensibilização, o incentivo ao paraesporte e o fomento da empregabilidade através do Banco Municipal de Empregos para Pessoas com Deficiência (Bamem).

Confiram:

Sempre com o intuito de trabalhar em prol dos direitos das pessoas com deficiência no município de Petrolina, nos últimos 12 meses a Secretaria de Acessibilidade conseguiu se destacar em diversos segmentos da sociedade, e isso através da implantação de projetos voltados para o estímulo da prática de atividades esportivas, mobilidade urbana, atendimento educacional especializado, geração de empregos, entre outros.

Neste ano de 2013, em parceria com a Secretaria de Educação, foi realizada a Campanha de Sensibilização, buscando a ampliação do número de matrículas para pessoas com deficiência, bem como a ampliação do número de profissionais do Atendimento Educacional Especializado (AEE). Esta iniciativa ofereceu a crianças, jovens e adultos uma educação com mais qualidade.

Além disso, em conjunto com as demais secretarias, foi implantado o projeto ‘Secretaria Itinerante’, que levou diversos serviços sociais às comunidades mais distantes de Petrolina. A mobilização de 17 cidades para a adesão ao Plano Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência, “Viver sem Limite”, também foi uma das conquistas neste ano.

No aspecto da mobilidade urbana, a Secretaria de Acessibilidade recadastrou 1.980 usuários para o acesso ao cartão de gratuidade para transportes coletivos municipais. Campanhas no trânsito percorreram toda a cidade e contribuíram para a conscientização da população quanto ao trato e respeito com as pessoas com deficiência.

Uma das grandes conquistas para o ano de 2013 foi o espaço dado ao futebol adaptado para cegos. O time da Associação de Deficientes Visuais de Petrolina (ADVP) representou a cidade no Campeonato Regional Nordeste e na Copa Brasil, sendo classificado em 3º lugar no Nordeste e 4º no ranking nacional pela série A.

Na participação do Paraesporte Pernambuco Regional Petrolina e no Paraesporte Pernambuco, em Recife, o município conquistou 24 medalhas de ouro, nove de prata e três de bronze. A cidade também conseguiu a Bolsa Atleta Estadual e Federal para três paratletas nas Paralimpíadas Escolares em São Paulo.

Quanto à geração de empregos, o município, por meio do Banco Municipal de Empregos para Pessoas com Deficiência (Bamem), empregou mais de 300 pessoas das 400 cadastradas no órgão. Com o fomento da empregabilidade, o Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) classificou Petrolina como o município com maior percentual de empresas que cumprem a cota exigida no estado de Pernambuco, destinando vagas de emprego para pessoas com deficiência e reabilitadas. A cidade ainda foi responsável pela empregabilidade de 10% de deficientes no estado.

Secretaria de Acessibilidade de Petrolina 

Prestes a ser extinta, Secretaria de Acessibilidade de Petrolina faz balanço das atividades

  1. Adelia disse:

    Muto pouco para uma secretaria que já existe há mais de 4 anos…nem sabia que existia na cidade! diante dos inúmeros abusos cometidos na cidade…sinto que foi sempre se engajando nos programas já existentes…. participação nisto ou aquilo… só isso….
    Pouco, por mim acaba e coloca outra secretaria gerenciando… pq este cassado criou muitas secretarias sem função… forma de colocar amigos no poder…

  2. Luiz Melodia disse:

    Já era para ser extinta. Isso por que essa secretária nunca fez nada pela acessibilidade, pois, no tempo do outro Secretário as coisas funcionava. Xau ex-secretária parece que o vice que te colocou não tem tanta moral. O que adianta querer ocupar a vaga dos outros com a inveja? é a lei do retorno caiu bem em cima da sua cabeça.

  3. Antonio Carlos disse:

    Já vai tarde, pois não serve pra nada. Denunciei a tres meses atras, um prédio que esta sendo construído na rua engº carlos pinheiro no centro, pois a calçada tá interditada com material de construção desde o inicio da obra, impedindo a acessibilidade das pessoas e nada foi feito até hoje.

  4. Francisco (atleta) disse:

    Só quem perde com essa extinção é nos que nescessitamos da secretaria de acessibilidade pois sempre esteve de portas abertas para as pessoas, esses leitores que fizeram esses comentarios sem fundamento deveria aprender a fazer a politica de construção, mas esquece eles não sabem o que é isso pois nem o nome verdadeiro eles sabem fazer.
    quero aqui deixar o meu repudio ao prefeito pelo fim da secretaria.

    1. Antonio Carlos disse:

      Francisco,
      Mostre onde em petrolina melhorou a acessibilidade, se for cadeirante ou deficiente visual, tente andar no centro da cidade, principalmente na Dom Vital.
      Quais órgãos públicos municipais tem acessibilidade e banheiros acessíveis a deficientes.
      Falo isso com propriedade, pois tenho uma tia e uma prima cadeirante.

  5. Luiz Melodia disse:

    Francisco (atleta) vai tarde. O problema não é a secretaria é a secretária. Triste fim da acessibilidade ainda nas mãos dela

  6. Luis Fernando disse:

    Essa é a solução para uma secretaria que não apresenta resultados? Se for pra extinguir as secretarias pelo pouco trabalho que apresentaram, então muitas outras deveriam ser extintas.

  7. kika disse:

    É secretária passou a vida toda tentando puchar o tapete do ex secretário marcos e não conseguiu, e você não precisou de ninnguém pra puchar o seu vocÊ mesmo se encarregou disso. é uma pena que você e essa sua corja de incompetentes conseguiram destruir o belo trabalho feito por marcos.
    adeus rose e corja de incompetentes. já vai tarde

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários