Preocupado com colapso do Rio São Francisco, senador FBC propõe nova audiência

por Carlos Britto // 06 de abril de 2017 às 20:01

Foto: Blog do Carlos Britto/arquivo

Proposta pelo senador Fernando Bezerra Coelho (PSB-PE), a próxima audiência pública a ser realizada pela Comissão Mista sobre Mudanças Climáticas (CMMC) do Congresso Nacional tratará do iminente colapso do Rio São Francisco. Segundo FBC, o Velho Chico abastece diferentes municípios da Região Nordeste que, pelo sexto ano consecutivo, deverá enfrentar uma severa e prolongada seca.

Ontem (5) a CMMC aprovou requerimento do senador para a discussão do tema pelo colegiado, com destaque para a importância de revitalização das nascentes do São Francisco. “Novamente, o rio enfrenta períodos com precipitações muito baixas, sobretudo na cabeceira, o que sublinha a necessidade de serem tomadas medidas rápidas de revitalização, até mesmo em caráter emergencial”, ressaltou o líder do PSB no Senado, durante sessão de ontem à tarde do Plenário da Casa.

Para a audiência pública na CMMC, prevista para ocorrer ao longo dos próximos 15 dias, Bezerra Coelho – que foi presidente e relator da comissão em 2015 e 2016, respectivamente – antecipou que serão convidados ao debate, representantes de órgãos que monitoram o rio e acompanham a crise hídrica no Nordeste e em outras regiões do país, como no estado de Minas Gerais. “Que, junto com a Bahia, abriga grandes tributários de água para o São Francisco”, observou o líder.

Além da Agência Nacional de Águas (ANA), deverão participar da audiência pública na Comissão Mista sobre Mudanças Climáticas instituições como a Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf), o Ibama e o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS). O debate também tratará da situação da Serra da Canastra, em Minas Gerais, onde estão localizados importantes rios alimentadores do São Francisco. “É importante replantar as matas ciliares, drenar bancos de areia e proteger estes rios, muitas vezes esquecidos”, defendeu Fernando Bezerra, relator do Projeto de Lei 147/2010, que cria a Área de Proteção Ambiental (APA) e amplia os limites da Unidade de Conservação do Parque Nacional da Serra da Canastra (PNSC).

Lago de Sobradinho

Na presidência e relatoria da CMMC, o senador coordenou dezenas de audiências públicas destinadas a buscar soluções que evitassem o colapso hídrico no Nordeste. Um dos resultados destes debates foi a instalação de equipamentos de captação e bombeamento de água do Lago de Sobradinho para a garantia do abastecimento à população e aos perímetros da agricultura irrigada do Vale do São Francisco, graças ao empenho de Bezerra Coelho junto a diferentes órgãos do governo federal. As informações são da assessoria. (foto/divulgação)

Preocupado com colapso do Rio São Francisco, senador FBC propõe nova audiência

  1. Nosferato Ferreira disse:

    E a tal transposição? vai ser com qual agua mesmo? porque este rio não tem a menor condição de fornecer esta água, será que são cegos e o povo esta cego também? nossa meu povo abram os olhos e escutem mais os sabíos e não os espertalhões! Juizo Brasileiros.

  2. otavio disse:

    A CODEVASF é mais do que necessária e suficiente para administrar de uma maneira Global toda a Bacia do São Francisco, e para isso ela foi criada, tendo como espelho o que foi feito no Tennessee Valey como bem o diz o Dr. João Alves no livro Transposição do São Francisco. Não são obras emergenciais e ocasionaIs que vão resolver o problema, principalmente obras totalmente desconectadas umas com as outras. Deve ser direcionado para a CODEVASF, um Orçamento Anual para cuidar da revitalização independente de emendas parlamentares, a propósito, tambem deve ser dada a CODEVASF autonomia e plenos poderes para decidir os rumos e tudo que deva ser feito e sem interferencia política negativa. Para que isso ocorra, CODEVASF só teria que responder a Presidencia da República, logo, o Presidente da CODEVASF seria uma escolha pura e simples do Presidente da República, e os seus Diretores e Superintedentes seriam escolhidos pelo Presidente da CODEVASF, sem interferencia política, é isso aí, eis o inicio da revitalização e vida do Velho Chico..

  3. Cego às avessas disse:

    FBC deve convocar essa audiência para, junto com os participantes, dançarem a dança da chuva… é a única coisa que esse pessoal pode fazer.

  4. andrei disse:

    porque nao fez isso antes

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários