Prefeitura de São José do Belmonte esclarece atraso em diárias do TFD

por Carlos Britto // 08 de janeiro de 2018 às 18:50

Em nota enviada a este Blog, a Prefeitura de São José do Belmonte (PE), no Sertão Central, esclareceu sobre o atraso relativo ao pagamento de diárias do Tratamento Fora do Domicílio (TFD).

Confiram:

De acordo com a Portaria/SAS/nº 55 de 1999, que dispõe sobre a rotina do TFD (Tratamento Fora Domicílio) no Sistema Único de Saúde – SUS e a Instrução Normativa 004/99, as despesas permitidas pelo TFD são aquelas relativas a transporte aéreo, terrestre e pluvial; diárias para alimentação e pernoite para paciente e acompanhante, devendo ser autorizadas de acordo com a disponibilidade orçamentária do município.

Diante disso, a Prefeitura de São José do Belmonte esclarece que não há atraso no pagamento das diárias para os pacientes do TFD/Recife, tendo em vista que as despesas referentes são revertidas em um serviço completo de apoio para os pacientes, desde o transporte a hospedagem e alimentação, oferecido a todos os belmontenses que necessitarem e que estejam devidamente cadastrados no SUS.

Para o transporte de pacientes e acompanhantes, o município mantém atualmente um ônibus exclusivo de 46 lugares, novo e moderno, que vai ao Recife duas vezes por semana. Para a hospedagem, São José do Belmonte conta com uma casa de apoio com capacidade para acomodar 55 pessoas, oferecendo café da manhã, almoço, janta e dormitório. A casa de apoio fica na Rua Arthur Orlando, nº 113, Bairro Boa Vista, estrategicamente locada próximo aos principais hospitais do Recife.

O prefeito Romonilson Mariano destaca que “melhorar o serviço para os usuários do TFD foi um desafio que encontramos no início da gestão, pois o valor da diária não chegava nem a R$ 30, insuficiente para qualquer pessoa sozinha ou acompanhada se deslocar, ida e volta, se hospedar e se alimentar na capital, então, procuramos a Secretaria Estadual de Saúde e a mesma nos orientou a oferecer o serviço completo ao invés de pagar as diárias”.

Prefeitura de São José do Belmonte (PE)/Ascom

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários

  1. Tem que desapropriar o imóvel onde ficava a casa da criança, atrás do regente, para fazer um terminal de ônibus.

  2. Deu lugar ao mercado turístico? Por que deram esse nome? Bom, acho que já mudou, mas era melhor ser chamado…