Prefeitura começa estudos técnicos para retirar definitivamente baronesas das margens do Velho Chico

por Carlos Britto // 17 de janeiro de 2017 às 20:33

Sinônimo de aumento de poluição no Rio São Francisco, as baronesas podem finalmente estar com os dias contados.  A Agência Municipal do Meio Ambiente (AMMA) deu início nesta terça-feira (17) à primeira fase de um projeto que vai resultar na retirada das espécies aquáticas de um dos principais cartões-postais da cidade.

Com ajuda de um barco, será realizado nessa primeira etapa um zoneamento das áreas com infestação de baronesas, além do georreferenciamento de uma área com 4 km de extensão, entre o Iate Clube e o Porto de Petrolina. Dentro desse perímetro será realizada a coleta da vegetação e da água, que serão analisadas nos laboratórios do Instituto Federal do Sertão Pernambucano (IF Sertão-PE), parceiro da iniciativa.

A fase inicial servirá de base para a retirada das baronesas, que deve começar no início de fevereiro. Vale destacar que todo esse estudo está sendo feito para que a remoção das plantas seja feita com o menor impacto ambiental possível.

Para isso, Equipes da AMMA estão projetando a contenção física e o controle biológico das plantas, a fim de que elas não voltem a se proliferar nas margens do Rio São Francisco.

Esgoto

Além desse estudo ambiental, outra ação importante para a retirada das baronesas é a eliminação do esgoto despejado no Velho Chico. O problema, segundo o órgão municipal, é causado por ligações clandestinas na rede pluvial. Por isso, o diretor-presidente interino da AMMA, Manoel Rafael de Oliveira Neto, explica que um trabalho de fiscalização paralelo a uma parceria com a Compesa também será realizado para acabar com os pontos de despejo do esgoto. “Não adianta retirar as baronesas sem acabar com o esgoto que vai parar no rio, e vice-versa. Somente com esse trabalho conjunto é que vamos, finalmente, atender uma demanda antiga da população e ainda fazer com que o nosso São Francisco possa ser tratado como merece e continue contribuindo com o desenvolvimento de Petrolina e toda a nossa região”, destaca Manoel.

As baronesas são plantas aquáticas que ocorrem principalmente onde há sinais de poluição. Elas funcionam como uma espécie de filtro, se alimentando dos dejetos. Ainda são bioindicadoras de ambiente eutrofizado, ou seja, onde são registradas altas concentrações de matéria orgânica e nutrientes como nitratos e fósforo, o que reduz a oxigenação da água e tem impacto direto na fauna e na flora da mata ciliar. (fonte/foto: Ascom PMP/divulgação)

Prefeitura começa estudos técnicos para retirar definitivamente baronesas das margens do Velho Chico

  1. Sempre Atento disse:

    Primeiro tem que tirar os esgotos,pra não gastar money atoa com esses estudos.

  2. carlos disse:

    Ué, mas não será uma reintegração de controle do Ambiente …… e as capivaras que habitam ali, como vão ficar Já imaginaram também a importância das baronesas, agora no período da Piracema
    .Agora a questão dos esgotos é bem mais fácil de resolver. E se sabem que escoam ali, esperam por quem para resolver.
    PETROLINA JÁ É ADULTA DEMAIS PARA SE DEIXAR ACONTECER CERTAS COISAS..

  3. Vitorio Rodrigues. disse:

    A NOTICIA É BOA, NO MOMENTO QUE OS ESGOTOS DEIXAREM DE CAIR NAS ÁGUAS DO SÃO FRANCISCO, AS BARONESAS, POR SI SÓ, IRÃO DESAPARECER.. POIS ELAS SÓ ESTÃO LÁ POR CAUSA DAS MATÉRIAS ORGÂNICAS PRESENTES NAS ÁGUAS DOS ESGOTOS, OU SEJA, NÃO SE PROLIFERAM EM AGUA LIMPA. PARABÉNS A QUEM TOMOU ESSA DECISÃO DE RESOLVER O PROBLEMA DOS ESGOTOS NAQUELA ÁREA.

  4. ArthurDiniz disse:

    Não só Petrolina deve parar de despejar esgoto no rio, mas todas as cidades ribeirinhas. Entretanto, já é um bom começo.

  5. O bem observado disse:

    hey, se liguem que no lado de lá da ponte tem capivaras vivendo, cuidado pra não afetar o habitat delas, melhor é cuidar dos esgotos e deixar as baronesas sumirem por si

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários

  1. Tem que desapropriar o imóvel onde ficava a casa da criança, atrás do regente, para fazer um terminal de ônibus.

  2. Deu lugar ao mercado turístico? Por que deram esse nome? Bom, acho que já mudou, mas era melhor ser chamado…