Prefeitos do Sertão assinam contrato com Itep e avançam na elaboração do plano de resíduos sólidos

por Carlos Britto // 26 de março de 2015 às 06:20

Assinatura ItepPrefeitos de Lagoa Grande (Dhoni Amorim), Santa Maria da Boa Vista (Eliane Costa), Cabrobó (Auricélio Torres) e Orocó (Dédi), no Sertão do São Francisco, assinaram ontem (25) com o Instituto de Tecnologia de Pernambuco (Itep) o contrato para elaboração do plano intermunicipal de resíduos sólidos do Comrio (Consórcio Intermunicipal do Submédio São Francisco).

A elaboração do plano atende a lei nº 12.305/10, que institui a Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS) e prevê, entre outras medidas, o fim dos lixões. O Comrio vem trabalhando a temática ‘Meio ambiente como prioridade nas ações do consórcio’. A ideia também é priorizar ações de desenvolvimento sustentável e educação ambiental nos quatro municípios.

O Ministério Público de Pernambuco (MPPE) vem acompanhando o cumprimento desse plano. Para Bertrand Sampaio, gestor de Resíduos Sólidos do Itep, o trabalho em formato consorciado – entre municípios – é crucial para que possam ser viabilizadas práticas viáveis do ponto de vista econômico e sustentável.

Em 10 dias começarão as visitas técnicas do Itep à região do consórcio. Para o presidente do Comrio, Dhoni Amorim, a parceria entre as instituições viabilizará a elaboração do plano. “Estamos contando com o apoio da Secretaria estadual de Meio Ambiente, o MPPE, Itep e TCE. A parceria é fundamental para o sucesso deste projeto. Todas as instituições acompanharão de perto a construção do plano”, destacou.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários