Prefeito de Itacuruba quer evitar polêmica sobre usina nuclear para não repetir erros do passado

por Carlos Britto // 07 de junho de 2011 às 12:40

Evitando entrar diretamente na polêmica construção de uma usina nuclear em Itacuruba, no sertão pernambucano, o prefeito Romero Magalhães (PSB) acredita que o assunto precisa ser debatido com maior profundidade.

E não é apenas pela recente tragédia ocorrida no Japão. Até porque, segundo o prefeito, é intenção do governo federal construir quatro novas usinas nucleares no País e essa discussão, fatalmente, será retomada mais cedo ou mais tarde.

A questão, para Romero, é outra. Ninguém no município quer ver acontecer com a usina o mesmo que aconteceu na época da construção de uma usina hidrelétrica da Chesf na região, quando Itacuruba perdeu 30% das terras agricultáveis com a viabilização da obra.

“Por 20 anos que antecederam a construção da hidrelétrica, nosso município estagnou-se na iminência da chegada das águas que iriam inundar nossas terras, e por causa disso deixou-se de investir em novas tecnologias. Então vamos evitar, nesse momento, qualquer posicionamento antecipado, já que isso será fruto de muitas discussões”, ponderou Romero, deixando claro que estará do lado “do bom debate”. A maioria da população, por enquanto, é contra a usina nuclear.

Prefeito de Itacuruba quer evitar polêmica sobre usina nuclear para não repetir erros do passado

  1. Renilson disse:

    Olha Prefeito, Itacuruba só é hoje o que é, por causa da CHESF, se não fosse o dinheiro que entra da Chesf, Itacuruba me perdoe, era uma desgraça só. se não quer a usina nuclear que vai gerar emprego e renda para o município, manda logo ir pra outro município.

  2. Joselmo disse:

    Como pode acontecer uma coisa dessas?? O mundo todo pedindo o fim das usinas nucleares e o Brasil com essa mentalidade. Os políticos brasileiros estão nem aí para o povo mesmo. Esse prefeito vai morar vizinho a usina??

    O povo contra e ele insistindo….

    Meu deus do céu!!

  3. Luiza disse:

    Prefeito, por que o senhor não leva o secretário de governo de Petrolina, Kleber que não faz nada aqui em Petrolina para ser prefeito denovo aí. Diz que o povo gosta das cestinhas basicas dele.

  4. Antonio Parente disse:

    Prefeito não tenha medo em aceitar este Empreendimento

    O entendimento é necessário, a população será consultada e todos ficarão esclarecidos sobre o que é Usina Nuclear.

    Trabalho em um empreendimento nuclear e muito me orgulho disto.

    Sou Nordestino e Pernambucano, apesar de estar fora a mais de 20 anos, amo a minha Terra, e acredito na viabilidade do empreendimento, pois Usina Nuclear é muito segura e gera energia limpa.

    Por um Nordeste desenvolvido, e com muitos empregos, é que fico na torcida por este empreendimento.

    Antonio Parente
    Técnico de Radioproteção

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários